Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

SIDRA para todas as idades: SES/BA apresenta sistema a estudantes da UFBA e da Faculdade da Maturidade

26/04/2024 12h23

Contendo dados de praticamente todas as pesquisas divulgadas pelo IBGE nos últimos anos, o Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA) é uma ferramenta fundamental para que o público externo, como professores e pesquisadores, acesse informações produzidas pelo Instituto.

Sabendo dessa importância, a Seção de Disseminação de Informações (SDI) da Superintendência Estadual do IBGE na Bahia (SES/BA) realizou, neste mês de abril, duas oficinas de treinamento sobre a plataforma para públicos bem distintos: estudantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Faculdade da Maturidade Graça Sena.

Gabriel Ferreira, da SDI, realiza apresentação sobre o SIDRA

Apresentação de dados sobre o Censo para pesquisadores em saúde coletiva

No dia 3 de abril, a apresentação do SIDRA, para cerca de 15 estudantes de mestrado e doutorado do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA), teve como foco os dados já disponíveis do Censo 2022.

Foi realizada por Gabriel Ferreira e Mariana Vieiros, da SDI/BA, atendendo a um pedido do professor Cleber Cremonese. “Nosso interesse sempre é por bons denominadores, que permitam calcular coeficientes, taxas, prevalências etc. Também buscamos caminhos para identificar casas com acesso a saneamento básico”, explicou ele.

Mariana Viveiros realiza apresentação sobre o SIDRA no ISC/UFBA

Buscando informações no nível territorial mais detalhado possível, para construção dos seus próprios recortes de interesse, os estudantes do ISC também conheceram e puderam explorar o Panorama do Censo 2022, sobretudo no que diz respeito às áreas de mapas, indicadores e downloads.

Devido ao caráter prático, de oficina, muitos já saíram da capacitação com o “caminho das pedras” para os dados que vão utilizar em suas pesquisas, outros na expectativa das próximas divulgações de resultados do Censo. 

Dados sobre população idosa chamaram atenção em capacitação com estudantes da Faculdade da Maturidade

A segunda capacitação sobre o SIDRA ocorreu no dia 23 de abril, e foi voltada aos estudantes da Faculdade da Maturidade Graça Sena. O convite para a realização do treinamento se deu por parte de Maria Isabel Carvalho, criadora do coletivo Inventividade, que trabalha com os direitos da pessoa idosa.

A atividade foi realizada na sede do Instituto Reparação, na Praça da Sé, centro de Salvador. Maria Isabel é colaboradora da organização, que realiza ações de enfrentamento às desigualdades raciais.

Gabriel Ferreira realiza capacitação sobre o SIDRA com estudantes da Faculdade da Maturidade

Segundo ela, o convite para a realização da capacitação se deu após palestra realizada por Gabriel Ferreira, no III Congresso de Gerontologia, promovido pela Faculdade da Maturidade: “Gostei de saber que o IBGE realiza capacitações sobre o manejo de suas tabelas, pois vinha encontrando dificuldade em trabalhar dados referentes à população idosa”, explicou.

Acompanhado do analista censitário Heitor Montes, Gabriel ensinou como acessar o SIDRA e como gerar tabelas do último Censo com dados sobre população por idade e cor ou raça, além de apresentar outros portais do IBGE, como o Panorama do Censo 2022 e o IBGE Cidades.

O sucesso da capacitação foi tanto que houve um convite para um novo encontro, que ocorrerá no dia 7 de maio. Nele, serão apresentadas tabelas de outras pesquisas produzidas pelo IBGE, além de outros portais, como o IBGEeduca.