Pesquisa Anual da Indústria da Construção - 2009
Esta publicação reúne um conjunto de informações econômico-financeiras que permitem estimar as características estruturais básicas do segmento empresarial da atividade da construção no País, bem como acompanhar a sua evolução ao longo do tempo.
Apresenta, entre outros aspectos, dados sobre pessoal ocupado, salários, custos e despesas, receitas e valor das obras e/ou serviços realizados. Os resultados têm por base a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0 e estão acompanhados de análise que ilustra as potencialidades da base de dados da pesquisa, em duas seções. A primeira discorre sobre os resultados gerais do levantamento em 2009, com considerações sobre as estruturas de composição da receita bruta, dos custos e despesas e dos investimentos realizados no ativo imobilizado da construção, e discute os fatores que influenciaram positivamente a dinâmica do setor no ano de referência. Na segunda seção, são comparados os dados dos principais tipos de obras e/ou serviços executados em 2008 e 2009, em cada um dos grupos de produtos selecionados, considerando-se as empresas com 30 ou mais pessoas ocupadas.
A publicação inclui notas técnicas sobre aspectos metodológicos da pesquisa. O CD-ROM que a acompanha contém todas as informações do volume impresso assim como o plano tabular completo, contemplando o período de 2002 a 2009. Na versão CNAE 1.0, é apresentada a série histórica de dados de 2002 a 2007 e, na versão CNAE 2.0, a nova série referente ao período de 2007 a 2009. Os anos de 2008 e 2009 são apresentados exclusivamente na CNAE 2.0.
Essas informações também estão disponíveis no portal do IBGE na Internet.
Os resultados ora apresentados constituem valiosa fonte de estatísticas sobre a estrutura da atividade da construção no País e fornecem subsídios para os planejamentos público e privado, para a comunidade acadêmica e a sociedade em geral.