Casa Brasil IBGE terá nove áreas temáticas

Parte do conteúdo da exposição de inauguração da Casa Brasil IBGE é resultado da integração do trabalho de profissionais do próprio Instituto que atuam em programação visual, webdesign, jornalismo, publicidade e outras áreas correlatas da comunicação. Divididos em grupos temáticos, eles debateram, idealizaram e produziram peças para representar dez macroáreas que materializam a presença do IBGE para a sociedade:

  1. Biblioteca
  2. Conhecimento
  3. Geociências
  4. Censos
  5. Pesquisas e Indicadores
  6. Digital
  7. Memória
  8. Internacional
  9. Regional

A proposta de integração, idealizada pelo Coordenador-Geral do Centro de Documentação e Disseminação de Informações (CDDI CCS) do IBGE, José Daniel Castro, foi lançada a esse grupo de aproximadamente 60 profissionais da casa em março de 2024.

Inicialmente ocorreram reuniões com todos os participantes e posteriormente foram formadas as equipes, levando em conta a diversidade de saberes e, também, a preferência de cada membro por um tema específico.

Com a premissa do papel central da comunicação no reposicionamento da marca IBGE na sociedade, a produção de textos, banners e vídeos apresentando o conteúdo das dez macroáreas de forma criativa e simples, foi o primeiro projeto desse grupo de profissionais da casa para aproximar ainda mais o IBGE do público em geral. Um projeto dinâmico e em constante evolução, que terá desdobramentos até 2026, com o marco dos 90 anos do IBGE, incorporando aspectos tecnológicos, interativos e de multimídia.

Até chegar ao resultado final apresentado agora na exposição presencial e virtual da Casa Brasil IBGE, os grupos passaram pelas etapas de pesquisa, debate, criação, até chegar à divulgação de fato. A seguir, os representantes dos grupos falam um pouco dessa experiência:

Macroárea 1 – Biblioteca

Durante o processo de pesquisa sobre a Biblioteca do IBGE, nos surpreendemos com a vastidão de seu acervo. Nossa dinâmica envolveu a busca por livros, fotografias, mapas e instrumentos de coleta, utilizando o site como ferramenta principal. Para garantir a precisão dos dados, buscamos a colaboração da Gerência de Biblioteca, Informação e Memória - GEBIM, que nos passou informações atualizadas sobre sua infraestrutura, além de detalhes sobre o próprio acervo. O banner produzido foi uma tentativa de destacar os números impressionantes da coleção bibliográfica e iconográfica. Em paralelo, nos vídeos tentamos fornecer um contexto sobre a criação e a evolução tecnológica do Sistema de Bibliotecas do IBGE, utilizando materiais produzidos para outras ocasiões, além de apresentar os destaques do acervo. Vale ressaltar que a edição dos vídeos só foi possível graças à colaboração da Coordenação de Marketing, tornando possível essa imersão na Biblioteca do IBGE.

Leonardo Ferreira Martins, Gerência de Editoração da Coordenação de Produção Editorial e Gráfica

Participantes:

  • Caio Cesar Alves Oliveira Belandi
  • Fernanda Maciel Jardim
  • Leonardo Ferreira Martins
  • Lucas Silva Monçores
  • Monica Pimentel Cinelli Ribeiro
  • Thiago Goulart da Silva

Macroárea 2  Conhecimento

2.1- IBGEeduca

Considero como um destaque positivo dessa experiência ter contado com uma equipe com saberes e trajetórias variadas para buscar resumir as atividades do IBGEeduca e, mais amplamente, a atuação do IBGE na disseminação das informações para a educação. O grupo mesclou pessoas que fazem parte do IBGEeduca com pessoas de outras equipes - o que possibilitou uma troca de ideias bem fértil, gerando possibilidades inovadoras. Mesmo algumas ideias iniciais que não foram utilizadas no produto final poderão suscitar a criação de produtos futuros no âmbito do IBGEeduca.

Especificamente, em relação à criação e à produção dos dois vídeos e do banner, a união e o conhecimento dos diferentes membros do grupo foram fundamentais para que tenhamos conseguido entregar no prazo.

Renata Corrêa, Gerência de Assuntos Educacionais da Coordenação de Marketing

Participantes:

  • Agláia Pereira Tavares de Almeida
  • Fernanda Regina do Nascimento da Silva
  • Guilherme da Costa Garcia
  • Helena Maria Mattos Pontes
  • Hugo Leal Setta
  • Luiza Gomes Freire
  • Renata Cristina Freire Corrêa

2.2- Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE

Foi uma satisfação revisitar toda a história da ENCE e destacar nesse trabalho a relevância da Escola. Não só a relevância acadêmica, mas também a capacidade de mudar a vida e a trajetória das pessoas que passam por ali. Resumir as áreas do IBGE não é uma tarefa fácil, porque todas elas são muito ricas, e a gente precisou fazer escolhas na hora de selecionar o que seria destacado ou não, quais depoimentos entrariam nos vídeos e quais ficariam de fora. Mas, ao final, consideramos que o trabalho realizado tem uma importância ímpar para contar e documentar a história da ENCE e do IBGE.

Diana Paula de Souza, Gerência de Conteúdo e Promoção da Coordenação de Marketing

Participantes:

  • Diana Paula de Souza
  • Licia Rubinstein
  • Marcelo Benedicto Ferreira
  • Paulo Mauricio Gregory Pereira de Souza

Macroárea 3 – Geociências

Quando da solicitação e da reunião dos grupos temáticos, a primeira pergunta que passa pela cabeça é: como uma sigla tão pequena pode conter tantos assuntos? O G do IBGE, G de Geografia, G de Geociências, ajuda a compreender isso, pois é quem junta tudo o que fazemos sob uma interpretação espacial, associando localizações na Terra a eventos dos mais diversos. Daí, censo, estatística, biologia, fluxos, pessoas, economia, tudo passa a ter o seu lugar no espaço, respondendo à importante pergunta: onde acontece? Revelar como isso acontece dentro do IBGE é, portanto, uma tarefa essencial para explicar o que a instituição faz: muito além de descobrir coisas, precisamos descobrir onde essas coisas estão e como estão relacionadas à terra brasileira. Expressar isso em imagem e texto mostra também a importância do que cada um de nós faz e como cada um desses pedacinhos compõe esse grande mapa da disseminação de informações tão relevantes e essenciais para o funcionamento do nosso país.

Tarsus Magnus Pinheiro, Gerência de Inovação e Desenvolvimento da Coordenação de Experiência e Serviços Online

Participantes:

  • Alexandre Machado Ferreira
  • Camila Ermida Pinto
  • Gabriel Santos da Silva
  • Luiz Paulo do Nascimento
  • Roberto Stoeterau
  • Tarsus Magnus Pinheiro

Macroárea 4 – Censos

Resumir toda a complexa operação dos Censos Demográficos do IBGE para o site da Casa Brasil-IBGE foi um grande desafio e uma enorme responsabilidade. Para isso, nosso grupo selecionou diversos materiais sobre o tema, como hotsites das operações, bancos de imagens do IBGE, acervo de reportagens e vídeos e publicações especiais sobre o tema. A partir desse brainstorm, discutimos em reunião o enfoque que seria dado no conteúdo e construímos o texto base que nos orientou na elaboração dos roteiros para os vídeos e na composição do banner. Esperamos que, com esse trabalho, a sociedade possa conhecer melhor essa grande operação estatística, que oferece um retrato abrangente e fiel do País.

Irene Cavaliere Gomes, Coordenação-Geral de Comunicação Social

Participantes:

  • Adriana Gonçalves Saraiva
  • Claudia Peixoto Ferreira
  • Irene Cavaliere Gomes
  • Manoel Vitor de Oliveira Guedes
  • Richard La Rosa Geier

Macroárea 5 – Pesquisas e Indicadores

A temática “Pesquisas e Indicadores” ao IBGE é uma das, senão a principal para o IBGE, sendo um dos carros-chefes do Instituto, ao lado das Geociências. Neste período em que trabalhamos no tema, o grupo realizou levantamentos de todos os trabalhos realizados nesta área por meio do nosso site e, também, conversando com ibgeanos e ibgeanas para informar em nosso banner e, ainda, nos vídeos um breve resumo do que a Casa realiza. Foi desafiador, como ao mesmo tempo foi valioso formular este material ao público externo que terá de forma mais acessível o que o IBGE produz de estudos para posteriormente ser utilizado na formulação de políticas públicas.

Breno Henrique Batista Siqueira, Coordenação-Geral de Comunicação Social

Participantes:

  • Alexandre Felipe Facuri Carneiro Dias
  • Breno Henrique Batista Siqueira
  • Fabio Muniz de Moura
  • José Vicente Freitas Serra
  • Rafael Vieira de Carvalho Rocha

Macroárea 6 – Digital

Pesquisar sobre a área Digital do IBGE nos ajudou a ter mais clareza sobre as diversas estratégias que o instituto usa para divulgação online, seja através de seus próprios sites, da agência de notícias, das redes sociais, e mais recentemente, das transmissões ao vivo de eventos. Com isso, pudemos traçar um panorama que mostra como o IBGE atinge diferentes públicos de maneiras distintas, para melhor divulgar suas atividades e os resultados de suas pesquisas e estudos.

Nosso grupo se reunia duas vezes por semana para, a partir das descobertas feitas durante a pesquisa individual de cada um, gerar e embasar ideias para o material necessário. A partir daí, o especialista de cada área ficava responsável pelo desenvolvimento.

Rodrigo Rego, Gerência de Inovação e Desenvolvimento da Coordenação de Experiência e Serviços Online

Participantes:

  • Alcides Alves Braga
  • Edmilson Ramos Raya
  • Ednalva Maia do Monte
  • Esther da Gama Silva
  • Marcio Silva da Costa
  • Mauro Emílio Araújo
  • Rodrigo Faria de Almeida Rego
  • Umberlândia Alves Cabral

Macroárea 7 – Memória

Planeta Memória. O IBGE é um Brasil, um planeta de dados e informações que alcançam e abrangem uma infinidade de áreas, temas, situações, questões, vida. A Memória é o testemunho, o depoimento, o relato da experiência, o compartilhamento da vivência, o passado individual, coletivo e social. Memória é uma dimensão da história. A Memória IBGE é uma área muito rica, ativa, dinâmica e bem estruturada. Resumir essa riqueza e diversidade é um trabalho de relojoaria, como Teixeira de Freitas definiu o próprio IBGE. A pesquisa que produziu os itens da Memória foi um mergulho nesse acervo e em todo esses arquivos, textos, imagens e vídeos. O conhecimento, a formação e a trajetória de cada um dos membros do grupo geraram, de um modo espontâneo, mas ao mesmo tempo consensual e equilibrado, a dinâmica do trabalho e seus resultados.

Mario Grabois, Gerência de Disseminação de Informações

Participantes:

  • Eduardo Sidney Cabral Rodrigues de Araújo
  • Helga Szpiz
  • João Carlos de Melo Miranda Rodrigues
  • Mario Almada Grabois
  • Newton Malta de Souza Marques


Macroárea 8 – Internacional

Durante as pesquisas, ficamos impressionados com a vasta atuação internacional do IBGE, abrangendo uma gama diversificada de projetos e parcerias em diferentes países. A capacidade de sintetizar informações complexas em um formato que seja acessível e compreensível é fundamental para democratizar o conhecimento produzido pelo Instituto. A criação dos vídeos, que contam com uma valiosa entrevista do Roberto Sant’anna, gerente de Relações Internacionais, representa um esforço colaborativo para oferecer diferentes formas de conteúdo, adaptadas às diversas necessidades e preferências do público. Esses produtos não apenas destacam a diversidade e o alcance das atividades internacionais do IBGE, mas também revelam a importância vital da pesquisa estatística para o desenvolvimento socioeconômico global.

Camila de Azevedo Elias Bringel, Gerência de Conteúdo e Promoção da Coordenação de Marketing

Participantes:

  • Camila de Azevedo Elias Bringel
  • Carmen Lucia Nery Vianna
  • Igor Vieira Ferreira
  • Jorge Tadeu Borges Leal
  • Ubiratã Oliveira dos Santos

Macroárea 9 – Regional

A ideia de reunir pessoas com formações diferentes dentro da área de Comunicação permitiu uma boa troca de conhecimentos. No início, estávamos ainda um pouco incertos de como chegaríamos aos produtos finais que foram pedidos. Entretanto, com as conversas e reuniões que tivemos, percebemos que as habilidades específicas de cada um e a experiência não só profissional, mas também de conhecimento da produção do IBGE, se complementavam de forma que permitiram gerar peças capazes de mostrar um pouco do que é produzir informações regionalizadas num país imenso como o Brasil.

Rose Barros, Gerência de Disseminação de Informações

Participantes:

  • Aline Pedro Carneiro Damacena
  • Ana Laura Moura dos Santos Azevedo
  • Lauro de Camargo Silva
  • Marcos Balster Fiore Correia
  • Rose Maria Barros de Almeida da Silva
  • Vinícius da Silva Britto Saraiva