On February 23, SES/PI held an event to release new data from the 2022 Population Census, about characteristics of Brazilian housing units. The event took place at the auditorium of the Rector’s Office of the Federal University of Piauí (IFPI), and was attended by the rector, students and professor, and servants from the IFPI, from the IBGE, and Other representatives from the State University of Piauí (UESPI), the State Secretariat of Cities in Piauí (SECID), the State Secretariat of Planning (SEPLAN); the Center for Economic and Social Research from the State Secretariat of Planning (CEPRO/SEPLAN); the company of urban Development in Teresina (ETURB) and members of the local press.
The remainder is temporarily in Portuguese.
Os dados relacionados às características dos domicílios brasileiros e das condições de vida da população, como: forma de abastecimento de água, destino do lixo, existência de banheiro ou sanitário e tipo de esgotamento sanitário, foram apresentados pelo Coordenador Técnico do Censo Demográfico 2022 no Piauí, Pedro Andrade. Para o coordenador esses são dados de muita relevância para a sociedade, pois “as informações que trouxemos ao público tratam da qualidade de vida das pessoas, são indicadores muito importantes, que permitirão a orientação dos gestores públicos na resolução dos problemas destes setores de necessidades básicas da população”.
O Superintendente da SES/PI, Leonardo Passos, destacou a necessidade e importância das parcerias para a realização do Censo Demográfico, “podemos falar que estamos divulgando o Censo do Brasil, e digo isso porque chegar a todos os domicílios do país é uma tarefa que não se faz de forma isolada, precisamos de parcerias e da integração entre as instituições. Nesse ponto o IFPI foi nosso parceiro e agradecemos pelo apoio desde o início, lá na divulgação dos processos seletivos, depois nos cedendo espaço para treinamentos e agora durante a divulgação dos resultados, novamente nos cedendo as suas instalações para que possamos devolver à sociedade os retratos que foram coletados em campo no Censo”.
O Reitor do IFPI, Paulo Borges, pontuou que a parceria entre as instituições é fundamental e que o trabalho desempenhado pelo IBGE é de extrema importância para a sociedade, “o trabalho de informação que o IBGE realiza é muito importante e necessário. O Brasil depende de vocês para conhecer a realidade em que vive. Sem informações nenhum gestor consegue administrar, tomar decisões. Fizemos questão da presença de alunos nesse momento para que eles vejam e conheçam a grandeza e importância do IBGE”. Paulo Borges ficou muito feliz com a aproximação das instituições e além de disponibilizar o auditório da reitoria para a cerimônia, ofertou para a abertura da divulgação uma apresentação musical, realizada pelo Grupo de Canto Canora e pelo professor de música Adelino Frazão. E ainda, após o encerramento do evento, ofereceu um "coffe break" para todos os presentes.