Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

PIM-PF - Monthly Survey of Industry - Physical Production

Main results - October 2024

#tabelasidra201944132943815


The IBGE adopts a review policy of the data disclosed by this statistical operation. Data review means any and all scheduled revision of numerical data due to new information, which was not accessible at the time of the first disclosure. For instance: late data that replaces a non-response; or data corrected by the informant himself; or a set of data that has undergone editing and imputation. For more detailed information about the published data review policy of the IBGE statistical operations, check the list of short-term, long-term and special surveys carried out by the Institute with their respective revision procedure on: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=298009.

Tables - October 2024

#tabelasidra20183216375230

Fixed Base Index - Seasonally-adjusted

Regional data (in xlsx, ods and csv)


The IBGE adopts a review policy of the data disclosed by this statistical operation. Data review means any and all scheduled revision of numerical data due to new information, which was not accessible at the time of the first disclosure. For instance: late data that replaces a non-response; or data corrected by the informant himself; or a set of data that has undergone editing and imputation. For more detailed information about the published data review policy of the IBGE statistical operations, check the list of short-term, long-term and special surveys carried out by the Institute with their respective revision procedure on: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=298009.

Concepts and methods - October 2024

As informações a seguir descrevem os metadados estatísticos, que são o conjunto de conceitos, métodos e aspectos relacionados às estatísticas, e são informações necessárias para compreender as características e a qualidade das estatísticas e interpretá-las corretamente.

Informações Gerais

Objetivo
Principal objetivo do índice é servir como uma medida aproximada da evolução de curto prazo do valor adicionado da indústria, dado um determinado período de referência.
Tipo de operação estatística
Pesquisa de empresas
Tipo de dados
Dados de pesquisa por amostragem não probabilística
Periodicidade de divulgação
Mensal
População-alvo
Unidades locais das empresas formalmente constituídas (ou seja, inscritas no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica - CNPJ, do Ministério da Fazenda) com pelo menos um empregado, compreendidas nas seções B e C (Indústrias extrativas e Indústrias de transformação, respectivamente) da Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0, sediadas no Território Nacional.

Metodologia

A primeira base de dados utilizada no desenho da amostra da pesquisa é fornecida pela PIA-Empresa, que permite a identificação das características estruturais da atividade industrial brasileira, medida pelo Valor de Transformação Industrial (VTI). Assim, estabelece-se o corte das atividades: separando-se as atividades que representam 80,0% do VTI, em cada um dos detalhamentos geográficos. A seguir, identificam-se os produtos responsáveis por cerca de, 80,0% do Valor Bruto da Produção Industrial da PIA-Produto, em cada uma das atividades fixadas. O conjunto de produtos escolhidos por este critério forma o que se denomina Lista de Produtos Selecionados (LPS), instrumento básico de levantamento das informações nas unidades escolhidas. Tendo sido estabelecidos seus produtos, escolhem-se, também pelo critério de importância, as unidades locais que os produzem. O critério mais geral adotado foi o de incluir as unidades locais que, juntas, respondem por, pelo menos, 70,0% da produção naquele local. O sistema de ponderação reflete a participação de atividades e produtos no VTI. Para as atividades, a base de ponderação dos indicadores, obtida da PIA-Empresa, é fixa, ancorada na estrutura do VTI referente ao ano de 2019; para os produtos, a base é obtida da PIA-Produto. O somatório dos pesos dos produtos compõe o peso da atividade, cuja soma corresponde aos pesos das seções (Indústrias Extrativas e de Transformação), as quais somadas totalizam a Indústria Geral. Como o índice não abrange o universo das atividades e produtos industriais, foi utilizado o recurso de distribuir o peso dos segmentos e produtos não representados no cálculo proporcionalmente à importância relativa dos que foram calculados. Nos procedimentos de cálculo dos índices, nos diversos níveis de agregação, é utilizada uma adaptação do método de Laspeyres de base fixa em cadeia, com atualização da ponderação. Há, no fim do processo, um procedimento de ajustamento sazonal para os índices de base fixa. Utiliza-se o X-13-ARIMA SEATS para dessazonalizar a indústria geral, seções e atividades industriais, e categorias de uso em nível nacional; para as regiões e estados, o ajuste sazonal ocorre somente para o indicador geral.
Técnica de coleta:
CASI - Questionário eletrônico autopreenchido, PAPI - Entrevista pessoal com questionário em papel

Temas

Temas e subtemas
Indústrias extrativas, Estatísticas econômicas setoriais, Indústrias de transformação
Principais variáveis
Quantidade produzida dos produtos da LPS.

Unidades de informação

Unidade de investigação
Unidade local
Unidade de análise
Unidade local
Unidade informante
Unidade local.

Períodos de referência

Mês - 01/10/2024 a 31/10/2024
Data de início da coleta
01/11/2024
Data do fim da coleta
30/11/2024

Disseminação

Formas de disseminação
Banco de Dados Agregados - SIDRA, Publicação Digital (online)
Nível de desagregação geográfica
Unidade da Federação
Nível de divulgação
São divulgados mensalmente índices para a Indústria Nacional, PIM-PF Brasil, e para aquelas Unidades da Federação cuja participação é de, no mínimo, 0,5% no total do VTI da PIA-2019, PIM-PF Regional: Amazonas, Pará, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Maranhão, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Região Nordeste.

Instrumentos de coleta

Histórico

A experiência do IBGE na elaboração de índices mensais de produção física data do início da década de 70. Os primeiros indicadores abrangiam 110 produtos e cerca de 1000 informantes, baseando-se em ponderações da Pesquisa Industrial Anual de 1968. Com a divulgação dos dados do Censo Industrial de 1970, ocorreu a primeira reformulação do sistema, cujos resultados se tornaram disponíveis a partir de 1975. Os novos índices passaram a incorporar cerca de 600 produtos, 2500 empresas informantes e ponderações do Censo de 1970.
Outra reformulação foi implementada tendo como base as informações da Pesquisa Industrial Anual de 1978 e do Censo Industrial de 1980. O painel desta pesquisa contemplava 736 produtos em 8300 estabelecimentos, o que correspondia a cerca de 5000 empresas, gerando 15200 informações mensais. Os índices eram representativos em nível de Brasil, regiões Nordeste e Sul, e algumas Unidades da Federação: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Para os estados de Pernambuco, Bahia, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul a amostra de produtos e informantes era derivada das regiões Nordeste e Sul.
Uma nova amostra da pesquisa passou a utilizar informações do Censo Industrial de 1985, do qual foram escolhidos 944 produtos fabricados em 8500 estabelecimentos de 6200 empresas, totalizando aproximadamente 12800 informações mensais. Os índices eram representativos em nível Brasil, regiões Nordeste e Sul, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em 1998, passou-se a divulgar também índices para o estado do Ceará que são, basicamente, subproduto do painel da região Nordeste, e em 1999, índices para o estado do Espírito Santo, como subproduto do painel Brasil.
A partir de abril de 2004 teve início a divulgação de uma nova série de índices mensais da produção industrial, elaborados com base na Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física (PIM-PF) reformulada. Essa reformulação cumpriu os seguintes objetivos: atualizar a amostra de atividades, produtos e informantes; elaborar uma nova estrutura de ponderação dos índices com base em estatísticas industriais do triênio 1998/2000; adotar, na PIM-PF, as novas classificações, de atividades (CNAE, versão 1.0) e produtos (ProdList - Indústria), usadas pelas demais pesquisas da indústria a partir de 1996; e produzir indicadores para aquelas Unidades da Federação que no triênio 1998/2000 responderam por pelo menos 1% do Valor da Transformação Industrial e, também, para a Região Nordeste. A série reformulada teve início em janeiro de 2002 e sua implantação não implicou em ruptura de séries históricas, uma vez que a série anterior, com início em janeiro de 1991, foi encadeada à nova nos níveis de atividade, com quatro exceções (edição, impressão e reprodução de gravações; máquinas para escritório e equipamentos de informática; equipamento de instrumentação médico-hospitalar, ópticos e outros; e diversos), e categorias de uso.
Em 2014, a pesquisa é novamente reformulada e a partir de maio de 2014 são disseminadas as novas séries da produção industrial. A presente reformulação da PIM-PF revisa a anterior, trazendo o marco de referência para o ano de 2010. A reformulação cumpriu os seguintes objetivos: a) adotar a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) versão 2.0; b) atualizar a amostra de setores, produtos e informantes (na nova versão a amostra passa a ter 944 produtos pesquisados em aproximadamente 7.800 unidades locais); c) atualizar a estrutura de ponderação dos índices com base em estatísticas industriais mais recentes, de forma a integrar-se às necessidades do projeto de implantação da Série de Contas Nacionais - referência 2010; e d) atualizar a infraestrutura tecnológica dos instrumentos de coleta, apuração e análise dos indicadores. As novas séries de índices da Produção Industrial - Brasil - resultaram do encadeamento do painel da PIM-PF anterior (janeiro de 2002 a dezembro de 2011) e do novo painel de produtos e unidades locais, cujo levantamento retroagiu a janeiro de 2012. A implantação da nova versão da CNAE implicou na ruptura da série da atividade de impressão e reprodução de gravações e na criação da série da atividade de manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos. Essa reformulação produziu indicadores para todas as Unidades da Federação que, segundo a PIA - Empresa (2010), respondiam por pelo menos 1,0% do Valor da Transformação Industrial no ano de 2010. Considerando esse critério, foram selecionadas as seguintes Unidades da Federação: Amazonas, Pará, Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso (incluído na nova série, a partir de 2012) e Região Nordeste.
Em 2023, a pesquisa teve uma nova atualização e que foi feita a partir do cadastro de empresas e produtos produzidos pela Pesquisa Industrial Anual (PIA-Empresa e PIA-Produto) de 2019. Nesse processo, atualiza-se o ano base da pesquisa (2019), a cesta de produtos investigados e a estrutura de ponderação. A amostra da PIM-PF contará com 8.596 empresas e 12.500 unidades locais; e 1.042 produtos pesquisados (789 para o Brasil e mais 253 para o âmbito regional). O critério de seleção de Unidades da Federação passou de pelo menos 1,0% do valor de transformação industrial (VTI) para 0,5%, com isso a pesquisa contará com três novos locais: Rio Grande do Norte, Maranhão e Mato Grosso do Sul; além daqueles que já eram investigados (Amazonas, Pará, Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso e Região Nordeste). As séries serão encadeadas com as anteriores.


Saiba mais

https://metadados.ibge.gov.br/consulta/estatisticos/operacoes-estatisticas/PZ

Publications - October 2024

Description

The Monthly Survey of Industry - Physical Production - Brazil produces short-term indicators since the 1970s related to the behavior of real products of the mining and manufacturing industries.

As of May 2014, the new series of monthly indexes of the industrial output began to be released, based on the redesigned Monthly Survey of Industry - Physical Production - PIM-PF. Such redesign aimed at the following objectives: update the sample of activities, products and informants; develop a new weighting structure based on the most recent industrial statistics, as a way to meet the needs of the implementation of the System of National Accounts - reference 2010; and adopt the new classification of activities and products, used in the other industrial surveys since 2007, the National Classification of Economic Activities - CNAE 2.0 and List of Industrial Products - PRODLIST-Industry.

The redesigned series started in January 2012 and its implementation did not imply any disruption of the time series started in 2002, since they were chained to the new one, both at the level of the broad economic categories – categories of use – and at the level of the activities – except for Printing and reproduction of recorded media and Maintenance, repair and installation of machinery and equipment –, as well as in the selected groups – which replaced the sub-sectors.

The old time series – from January 1985 to January 2004 –, the time series of the first redesign – from January 1991 to February 2014 – and that redesigned in 2014 – from January 2002 onward – can be directly consulted in SIDRA.

The Monthly Survey of Industry - Physical Production - Regional produces short-term indicators since the 1970s related to the behavior of real products of the mining and manufacturing industries.

As of May 2014, the new series of monthly indexes of the industrial output began to be released, based on the redesigned Monthly Survey of Industry - Physical Production - PIM-PF. Such redesign aimed at the following objectives: update the sample of activities, products and informants; develop a new weighting structure of the indexes based on the most recent industrial statistics; adopt the new classification of activities and products used in the other industrial surveys since 2007 (National Classification of Economic Activities - CNAE 2.0); and produce indicators for those Federation Units that accounted for at least 1.0% of the Gross Value Added in 2010, as well as for the Northeast Region. The redesigned series started in January 2012 and its implementation did not imply any disruption of the time series started in 2002, since they were chained to the new one, in regional terms, in those activities with a relative adherence between the two series.

The old time series – from January 1985 to January 2004 –, the time series of the first redesign – from January 1991 to February 2014 – and that redesigned in 2014 – from January 2002 onward – can be directly consulted in SIDRA.

Time series

#seriehistorica201791155441486 

#tabelasidra201791155616397

#tabelasidra2017114115951645

Downloads

Technical Information

Technical Notes

Methodological Notes

Survey Methodology

Selected Products

  • T1 - Coverage of the intentional sample of products in terms of the Gross Value Added - VTI – Brazil, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina and Rio Grande do Sul, Amazonas, Pará, Northeast Region, Ceará, Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, Goiás and Mato Grosso – 2010
  • T2 - Number of products investigated and share in terms of Gross Value Added - VTI in the Overall Industry, Sections and Activities – Brazil, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina and Rio Grande do Sul, Amazonas, Pará, Northeast Region, Ceará, Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, Goiás and Mato Grosso – 2010
  • Q1 - Complete nomenclature of the products selected in PIM-PF, according to code, description and measurement unit of products
  • T3 - Weight of the products in the Overall Industry, Sections and Activities - Brazil
  • T4 - Weight of the products, according to their prevailing purpose of use, according to the Classification of the Major Economic Categories - CGCE                                                                                                                                                                                                                                                                          
  • T5 - List of weights by Classification by Major Economic Categories - CGCE
  • T6 - List of PIM-PF products, according to selected industrial groups
  • T7 - List of PIM-PF products, according to selected industrial classes
  • T8 -List of products - Typical Inputs from Construction - ICC

 

News and Releases

PIM-PF Regional

In October, industry declined in four of the 15 places surveyed

In October 2024, national industrial production changed by -0.2% compared to September, in the seasonally...

13/12/2024

PIM-PF Regional

Industrial production declines in four of the 15 places surveyed in October

Between September and October, Brazilian industrial production fell by 0.2%, with a slowdown in four...

13/12/2024

PIM-PF Brazil

Industrial production changes -0.2% in October

In the seasonally-adjusted series, the national industrial output negatively changed 0.2% in October...

04/12/2024

PIM-PF Brazil

National industry registers -0.2% in October; interrupts two consecutive months of growth

After growing for two consecutive months, the national industrial output registered a negative change...

04/12/2024

PIM-PF Regional

Industry grows in seven out of 15 places surveyed in September

In the seasonally-adjusted series, the national industrial production changed 1.1% in September 2024...

07/11/2024

PIM-PF Regional

Industry advances in seven out of 15 places surveyed in September

From August to September, the Brazilian industrial output grew 1.1%, with increases in seven out of 15...

07/11/2024

PIM-PF Brazil

National industry grows by 1.1% in September, second consecutive positive result

Industrial production in Brazil advanced 1.1% from August to September. The increase in pace takes place...

01/11/2024

PIM-PF Brazil

Industrial production increases by 1.1% in September

In September 2024, industrial production in the country increased by 1.1% from August, in the seasonally-adjusted...

01/11/2024

PIM-PF Regional

In August, industry grows in five of 15 places surveyed

In the seasonally-adjusted series, the national industrial production changed 0.1% in August 2024 over...

08/10/2024

PIM-PF Regional

Industrial output advances in five of 15 places surveyed in August

Between July and August, the Brazilian industrial output registered a positive change of 0.1%, with a...

08/10/2024

See more releases

Calendar

Future releases

Statistical operationEstimated release date
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Brazil
Período de referência: 11/2024
08/01/2025
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Regional
Período de referência: 11/2024
14/01/2025
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Brazil
Período de referência: 12/2024
05/02/2025
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Regional
Período de referência: 12/2024
11/02/2025

Previous releases

Statistical operationRelease date
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Regional
Período de referência: 10/2024
13/12/2024
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Brazil
Período de referência: 10/2024
04/12/2024
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Regional
Período de referência: 9/2024
07/11/2024
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Brazil
Período de referência: 9/2024
01/11/2024
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Regional
Período de referência: 8/2024
08/10/2024
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Brazil
Período de referência: 8/2024
02/10/2024
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Regional
Período de referência: 7/2024
13/09/2024
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Brazil
Período de referência: 7/2024
04/09/2024
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Regional
Período de referência: 6/2024
08/08/2024
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Brazil
Período de referência: 6/2024
02/08/2024
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Regional
Período de referência: 5/2024
12/07/2024
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Brazil
Período de referência: 5/2024
03/07/2024
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Regional
Período de referência: 4/2024
14/06/2024
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Brazil
Período de referência: 4/2024
05/06/2024
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Regional
Período de referência: 3/2024
09/05/2024
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Brazil
Período de referência: 3/2024
03/05/2024
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Regional
Período de referência: 2/2024
09/04/2024
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Brazil
Período de referência: 2/2024
03/04/2024
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Regional
Período de referência: 1/2024
13/03/2024
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Brazil
Período de referência: 1/2024
06/03/2024
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Regional
Período de referência: 12/2023
08/02/2024
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Brazil
Período de referência: 12/2023
02/02/2024
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Regional
Período de referência: 11/2023
12/01/2024
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Brazil
Período de referência: 11/2023
05/01/2024
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Regional
Período de referência: 10/2023
08/12/2023
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Brazil
Período de referência: 10/2023
01/12/2023
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Regional
Período de referência: 9/2023
08/11/2023
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Brazil
Período de referência: 9/2023
01/11/2023
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Regional
Período de referência: 8/2023
10/10/2023
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Brazil
Período de referência: 8/2023
03/10/2023
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Regional
Período de referência: 7/2023
13/09/2023
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Brazil
Período de referência: 7/2023
05/09/2023
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Regional
Período de referência: 6/2023
08/08/2023
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Brazil
Período de referência: 6/2023
01/08/2023
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Regional
Período de referência: 5/2023
13/07/2023
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Brazil
Período de referência: 5/2023
04/07/2023
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Regional
Período de referência: 4/2023
13/06/2023
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Brazil
Período de referência: 4/2023
02/06/2023
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Regional
Período de referência: 3/2023
19/05/2023
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Brazil
Período de referência: 3/2023
10/05/2023
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Regional
Período de referência: 2/2023
26/04/2023
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Brazil
Período de referência: 2/2023
19/04/2023
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Regional
Período de referência: 1/2023
06/04/2023
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Brazil
Período de referência: 1/2023
30/03/2023
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Regional
Período de referência: 12/2022
10/02/2023
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Brazil
Período de referência: 12/2022
03/02/2023
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Regional
Período de referência: 11/2022
13/01/2023
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Brazil
Período de referência: 11/2022
05/01/2023
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Regional
Período de referência: 10/2022
09/12/2022
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Brazil
Período de referência: 10/2022
02/12/2022
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Regional
Período de referência: 9/2022
08/11/2022
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Brazil
Período de referência: 9/2022
01/11/2022
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Regional
Período de referência: 8/2022
11/10/2022
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Brazil
Período de referência: 8/2022
05/10/2022
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Regional
Período de referência: 7/2022
09/09/2022
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Brazil
Período de referência: 7/2022
02/09/2022
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Regional
Período de referência: 6/2022
09/08/2022
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Brazil
Período de referência: 6/2022
02/08/2022
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Regional
Período de referência: 5/2022
08/07/2022
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Brazil
Período de referência: 5/2022
05/07/2022
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Regional
Período de referência: 4/2022
09/06/2022
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Brazil
Período de referência: 4/2022
03/06/2022
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Regional
Período de referência: 3/2022
10/05/2022
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Brazil
Período de referência: 3/2022
03/05/2022
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Regional
Período de referência: 2/2022
08/04/2022
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Brazil
Período de referência: 2/2022
01/04/2022
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Regional
Período de referência: 1/2022
15/03/2022
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Brazil
Período de referência: 1/2022
09/03/2022
Monthly Survey of Industry - Physical Production: Regional
Período de referência: 12/2021
09/02/2022
Monthly Survey of Industry - Physical Production: Brazil
Período de referência: 12/2021
02/02/2022
Monthly Survey of Industry - Physical Production: Regional
Período de referência: 11/2021
14/01/2022
Monthly Survey of Industry - Physical Production: Brazil
Período de referência: 11/2021
06/01/2022
Monthly Survey of Industry - Physical Production: Regional
Período de referência: 10/2021
09/12/2021
Monthly Survey of Industry - Physical Production: Brazil
Período de referência: 10/2021
03/12/2021
Monthly Survey of Industry - Physical Production - Regional
Período de referência: 9/2021
10/11/2021
Monthly Survey of Industry: Physical Production - Brazil
Período de referência: 9/2021
04/11/2021
Monthly Survey of Industry - Physical Production: Regional
Período de referência: 8/2021
08/10/2021
Monthly Survey of Industry - Physical Production: Brazil
Período de referência: 8/2021
05/10/2021
Monthly Survey of Industry - Physical Production: Regional
Período de referência: 7/2021
09/09/2021
Monthly Survey of Industry - Physical Production: Brazil
Período de referência: 7/2021
02/09/2021
Monthly Survey of Industry - Physical Production: Regional
Período de referência: 6/2021
11/08/2021
Monthly Survey of Industry - Physical Production: Brazil
Período de referência: 6/2021
03/08/2021
Monthly Survey of Industry - Physical Production: Regional
Período de referência: 5/2021
08/07/2021
Monthly Survey of Industry - Physical Production: Brazil
Período de referência: 5/2021
02/07/2021
Monthly Survey of Industry - Physical Production: Regional
Período de referência: 4/2021
09/06/2021
Monthly Survey of Industry - Physical Production: Brazil
Período de referência: 4/2021
02/06/2021
Monthly Survey of Industry - Physical Production: Regional
Período de referência: 3/2021
11/05/2021
Monthly Survey of Industry - Physical Production: Brazil
Período de referência: 3/2021
05/05/2021
Monthly Survey of Industry - Physical Production: Regional
Período de referência: 2/2021
08/04/2021
Monthly Survey of Industry - Physical Production: Brazil
Período de referência: 2/2021
01/04/2021
Monthly Survey of Industry - Physical Production: Regional
Período de referência: 1/2021
10/03/2021
Monthly Survey of Industry - Physical Production: Brazil
Período de referência: 1/2021
05/03/2021
Monthly Survey of Industry - Physical Production: Regional
Período de referência: 12/2020
09/02/2021
Monthly Survey of Industry - Physical Production: Brazil
Período de referência: 12/2020
02/02/2021
Monthly Survey of Industry - Physical Production: Regional
Período de referência: 11/2020
14/01/2021
Monthly Survey of Industry - Physical Production: Brazil
Período de referência: 11/2020
08/01/2021
Monthly Survey of Industry - Physical Production: Regional
Período de referência: 10/2020
09/12/2020
Monthly Survey of Industry - Physical Production: Brazil
Período de referência: 10/2020
02/12/2020
Monthly Survey of Industry - Physical Production: Regional
Período de referência: 9/2020
10/11/2020
Monthly Survey of Industry - Physical Production: Brazil
Período de referência: 9/2020
04/11/2020
Monthly Survey of Industry - Physical Production: Regional
Período de referência: 8/2020
08/10/2020
Monthly Survey of Industry - Physical Production: Brazil
Período de referência: 8/2020
02/10/2020
Monthly Survey of Industry - Physical Production: Regional
Período de referência: 7/2020
09/09/2020
Monthly Survey of Industry - Physical Production: Brazil
Período de referência: 7/2020
03/09/2020
Monthly Survey of Industry - Physical Production: Regional
Período de referência: 6/2020
11/08/2020
Monthly Survey of Industry - Physical Production: Brazil
Período de referência: 6/2020
04/08/2020
Monthly Survey of Industry - Physical Production: Regional
Período de referência: 5/2020
08/07/2020
Monthly Survey of Industry - Physical Production: Brazil
Período de referência: 5/2020
02/07/2020
Monthly Survey of Industry - Physical Production: Regional
Período de referência: 4/2020
09/06/2020
Monthly Survey of Industry - Physical Production: Brazil
Período de referência: 4/2020
03/06/2020
Monthly Survey of Industry - Physical Production: Regional
Período de referência: 3/2020
14/05/2020
Monthly Survey of Industry - Physical Production: Brazil
Período de referência: 3/2020
05/05/2020
Monthly Survey of Industry - Physical Production: Regional
Período de referência: 2/2020
08/04/2020
Monthly Survey of Industry - Physical Production: Brazil
Período de referência: 2/2020
01/04/2020
Monthly Survey of Industry - Physical Production: Regional
Período de referência: 1/2020
12/03/2020
Monthly Survey of Industry - Physical Production: Brazil
Período de referência: 1/2020
10/03/2020
PIM-PF Regional
Período de referência: 12/2019
11/02/2020
PIM-PF Brazil
Período de referência: 12/2019
04/02/2020
PIM-PF Regional
Período de referência: 11/2019
14/01/2020
PIM-PF Brazil
Período de referência: 11/2019
09/01/2020
PIM-PF Regional
Período de referência: 10/2019
10/12/2019
PIM-PF Brazil
Período de referência: 10/2019
04/12/2019
PIM-PF Regional
Período de referência: 9/2019
08/11/2019
PIM-PF Brazil
Período de referência: 9/2019
01/11/2019
PIM-PF Regional
Período de referência: 8/2019
08/10/2019
PIM-PF Brazil
Período de referência: 8/2019
01/10/2019
PIM-PF Regional
Período de referência: 7/2019
10/09/2019
PIM-PF Brazil
Período de referência: 7/2019
03/09/2019
PIM-PF Regional
Período de referência: 6/2019
07/08/2019
PIM-PF Brazil
Período de referência: 6/2019
01/08/2019
PIM-PF Regional
Período de referência: 5/2019
12/07/2019
PIM-PF Brazil
Período de referência: 5/2019
02/07/2019
PIM-PF Regional
Período de referência: 4/2019
11/06/2019
PIM-PF Brazil
Período de referência: 4/2019
04/06/2019
PIM-PF Regional
Período de referência: 3/2019
08/05/2019
PIM-PF Brazil
Período de referência: 3/2019
03/05/2019
PIM-PF Regional
Período de referência: 2/2019
09/04/2019
PIM-PF Brazil
Período de referência: 2/2019
02/04/2019
PIM-PF Regional
Período de referência: 1/2019
14/03/2019
PIM-PF Brazil
Período de referência: 1/2019
13/03/2019
PIM-PF Regional
Período de referência: 12/2018 a 12/2018
08/02/2019
PIM-PF Brazil
Período de referência: 12/2018 a 12/2018
01/02/2019
PIM-PF Regional
Período de referência: 11/2018 a 11/2018
11/01/2019
PIM-PF Brazil
Período de referência: 11/2018 a 11/2018
08/01/2019
PIM-PF Regional#pimpf2 (en)
Período de referência: 10/2018 a 10/2018
07/12/2018
PIM-PF Brazil#pimpf1
Período de referência: 10/2018 a 10/2018
04/12/2018
PIM-PF Regional#pimpf2 (en)
Período de referência: 9/2018 a 9/2018
09/11/2018
PIM-PF Brazil#pimpf1
Período de referência: 2018
01/11/2018
PIM-PF Regional#pimpf2 (en)
Período de referência: 8/2018 a 8/2018
09/10/2018
PIM-PF Brazil#pimpf1
Período de referência: 8/2018 a 8/2018
02/10/2018
PIM-PF Regional#pimpf2 (en)
Período de referência: 7/2018 a 7/2018
11/09/2018
PIM-PF Brazil#pimpf1
Período de referência: 7/2018 a 7/2018
04/09/2018
PIM-PF Regional#pimpf2 (en)
Período de referência: 6/2018 a 6/2018
09/08/2018
PIM-PF Brazil#pimpf1
Período de referência: 6/2018 a 6/2018
02/08/2018
PIM-PF Regional#pimpf2 (en)
Período de referência: 5/2018 a 5/2018
11/07/2018
PIM-PF Brazil#pimpf1
Período de referência: 5/2018 a 5/2018
04/07/2018
PIM-PF Regional#pimpf2 (en)
Período de referência: 4/2018 a 4/2018
08/06/2018
PIM-PF Brazil#pimpf1
Período de referência: 4/2018 a 4/2018
05/06/2018
PIM-PF Regional#pimpf2 (en)
Período de referência: 3/2018 a 3/2018
09/05/2018
PIM-PF Brazil#pimpf1
Período de referência: 3/2018 a 3/2018
03/05/2018
PIM-PF Regional#pimpf2 (en)
Período de referência: 2/2018 a 2/2018
11/04/2018
PIM-PF Brazil#pimpf1
Período de referência: 2/2018 a 2/2018
03/04/2018
PIM-PF Regional#pimpf2 (en)
Período de referência: 1/2018 a 1/2018
09/03/2018
PIM-PF Brazil#pimpf1
Período de referência: 1/2018 a 1/2018
06/03/2018
PIM-PF Regional#pimpf2 (en)
Período de referência: 12/2017 a 12/2017
08/02/2018
PIM-PF Brazil#pimpf1
Período de referência: 12/2017 a 12/2017
01/02/2018
PIM-PF Regional#pimpf2 (en)
Período de referência: 11/2017 a 11/2017
11/01/2018
PIM-PF Brazil#pimpf1
Período de referência: 11/2017 a 11/2017
05/01/2018

Errata

Ordinance on pre-release access (in Portuguese)

Divulgação dos resultados de indicadores conjunturais

 

Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
GABINETE DO MINISTRO
PORTARIA Nº 355, DE 5 DE NOVEMBRO DE 2007
(Publicada no Diário Oficial da União nº 213, Seção 1, de 06.11.2007)

 

O MINISTRO DE ESTADO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO, no uso das atribuições que lhe confere o inciso II, do artigo 87 da Constituição Federal, resolve:

Art. 1º - A divulgação dos resultados de indicadores conjunturais produzidos pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE seguirá as seguintes etapas:

I - às sete horas do dia da divulgação serão encaminhados os resultados, acompanhados de um sumário-executivo elaborado pelo IBGE, para as autoridades da lista de precedência;

II - às nove horas do dia da divulgação serão encaminhados os resultados para os órgãos de imprensa e disseminados na Internet, através do sítio https://www.ibge.gov.br.

§ 1º. Os técnicos do IBGE estarão disponíveis para prestar esclarecimentos aos usuários sobre os resultados da pesquisa divulgada a partir do encaminhamento de que trata o inciso II do caput.

§ 2º. O disposto nesta portaria aplica-se a qualquer indicador conjuntural produzido pelo IBGE, especialmente aos seguintes:

I - Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC);

II - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA);

III - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - Especial (IPCA-E);

IV - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15);

V - Pesquisa Mensal de Emprego (PME);

VI - Contas Nacionais Trimestrais;

VII - Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Brasil (PIM-PF Brasil);

VIII - Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional);

IX - Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário - (PIMES);

X - Pesquisa Mensal de Comércio (PMC);

XI - Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI);

XII - Conjuntura Agropecuária (Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - mensal; Pesquisa Trimestral de Abate de Animais; Pesquisa Trimestral de Leite; Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos de Galinha; Pesquisa Trimestral do Couro).

Art. 2° - A relação das autoridades constantes da lista de precedência específica a cada pesquisa de indicadores conjunturais, será divulgada por intermédio de Nota Oficial da Instituição e disseminada no portal do IBGE na Internet, através do sítio https://www.ibge.gov.br

Art. 3º - As autoridades constantes da lista de precedência deverão observar o mais rigoroso sigilo das informações referentes aos indicadores de que trata esta Portaria, nos termos do disposto na Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.

Art. 4º - Revogam-se as Portarias nº 164/MP, de 20 de dezembro de 1999, e nº 167/MP, de 5 de setembro de 2003.

Art. 5º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

 

PAULO BERNARDO SILVA 


 O IBGE divulga a relação das autoridades que recebem com precedência os resultados das pesquisas conjunturais produzidas por esta Instituição: 

Ministra do Planejamento e Orçamento – Simone Nassar Tebet Rocha

  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - Especial (IPCA-E)
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15)
  • Contas Nacionais Trimestrais
  • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Brasil (PIM-PF Brasil)
  • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional)
  • Pesquisa Mensal de Comércio (PMC)
  • Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)
  • Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI)
  • Conjuntura Agropecuária
    • Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - mensal
    • Pesquisa Trimestral de Abate de Animais
    • Pesquisa Trimestral de Leite
    • Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos de Galinha
    • Pesquisa Trimestral do Couro
  • Índice de Preços ao Produtor - Indústrias Extrativas e de Transformação (IPP)
  • Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua)


Ministro da Fazenda – Fernando Haddad

  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - Especial (IPCA-E)
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15)
  • Contas Nacionais Trimestrais
  • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Brasil (PIM-PF Brasil)
  • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional)
  • Pesquisa Mensal de Comércio (PMC)
  • Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)
  • Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI)
  • Conjuntura Agropecuária
    • Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - mensal
    • Pesquisa Trimestral de Abate de Animais
    • Pesquisa Trimestral de Leite
    • Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos de Galinha
    • Pesquisa Trimestral do Couro
  • Índice de Preços ao Produtor - Indústrias Extrativas e de Transformação (IPP)
  • Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua)


Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços - Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho

  • Contas Nacionais Trimestrais
  • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Brasil (PIM-PF Brasil)
  • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional)
  • Pesquisa Mensal de Comércio (PMC)
  • Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)
  • Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua)

 

Presidente do Banco Central - Roberto de Oliveira Campos Neto

  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - Especial (IPCA-E)
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15)
  • Contas Nacionais Trimestrais
  • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Brasil (PIM-PF Brasil)
  • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional)
  • Pesquisa Mensal de Comércio (PMC)
  • Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)
  • Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI)
  • Conjuntura Agropecuária
    • Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - mensal
    • Pesquisa Trimestral de Abate de Animais
    • Pesquisa Trimestral de Leite
    • Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos de Galinha
    • Pesquisa Trimestral do Couro
  • Índice de Preços ao Produtor - Indústrias Extrativas e de Transformação (IPP)
  • Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua)

 

Presidente da Caixa Econômica Federal - Carlos Antônio Vieira Fernandes

  • Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI)

 

Chefe de Gabinete Adjunto de Informações em Apoio à Decisão do Gabinete Pessoal do Presidente da República - Sandra Márcia Chagas Brandão

  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - Especial (IPCA-E)
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15)
  • Contas Nacionais Trimestrais
  • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Brasil (PIM-PF Brasil)
  • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional)
  • Pesquisa Mensal de Comércio (PMC)
  • Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)
  • Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI)
  • Conjuntura Agropecuária
    • Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - mensal
    • Pesquisa Trimestral de Abate de Animais
    • Pesquisa Trimestral de Leite
    • Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos de Galinha
    • Pesquisa Trimestral do Couro
  • Índice de Preços ao Produtor - Indústrias Extrativas e de Transformação (IPP)
  • Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua)

 


Presidente do IBGE
Marcio Pochmann
Atualizado em 1º de dezembro de 2023

  

Divulgação dos resultados de indicadores estruturais

 

Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
GABINETE DO MINISTRO
PORTARIA Nº 15, DE 27 DE JANEIRO DE 2005
(Publicada no Diário Oficial da União edição número 20 de 28/01/2005)

 

O MINISTRO DE ESTADO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO, INTERINO, no uso das atribuições que lhe confere o art. 87, parágrafo único, incisos I e II, da Constituição e considerando o disposto no art. 27, inciso XVII, alínea "c", da Lei nº 10.683, de 28 de maio de 2003, resolve:

Art. 1º - Disciplinar os procedimentos a serem observados na divulgação dos resultados de indicadores estruturais produzidos pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.

Art. 2º Os resultados serão encaminhados pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE ao Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, com antecedência mínima de quarenta e oito horas do horário fixado no art. 3º, inciso I, desta Portaria.

Art. 3º No dia da divulgação dos resultados dos indicadores de que trata esta Portaria, serão observados:

I - liberação para a imprensa e disponibilização pela Internet, no endereço: (https://www.ibge.gov.br), às 10 horas;

II - os técnicos do IBGE somente poderão prestar esclarecimentos sobre os resultados dos indicadores estruturais após a liberação e publicação na forma do inciso I.

Art. 4º Os servidores que tenham conhecimento prévio dos resultados deverão manter rigoroso sigilo, sob pena de responsabilidade nos termos da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.

Art. 5º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

 

NELSON MACHADO