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INPC - National Consumer Price Index
Main results - November 2024
#seriehistorica20185494719675
#tabelasidra20189113018421
Tables - November 2024
#tabelasidra201852132433770
#tabelasidra20185213352858
Results by subitem
#tabelasidra20185214042381
#tabelasidra20185214325545
Results by subitem
Concepts and methods - November 2024
As informações a seguir descrevem os metadados estatísticos, que são o conjunto de conceitos, métodos e aspectos relacionados às estatísticas, e são informações necessárias para compreender as características e a qualidade das estatísticas e interpretá-las corretamente.
Informações Gerais
Objetivo
O INPC tem por objetivo a correção do poder de compra dos salários, através da mensuração das variações de preços da cesta de consumo da população assalariada com mais baixo rendimento. Esta faixa de renda foi criada com o objetivo de garantir uma cobertura populacional de 50% das famílias cuja pessoa de referência é assalariada e pertencente às áreas urbanas de cobertura do SNIPC - Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor.Tipo de operação estatística
Pesquisa de preços e custosTipo de dados
Dados de pesquisa por amostragem não probabilísticaPeriodicidade de divulgação
MensalPopulação-alvo
Até 2011 a população alvo do INPC foi representada pelas famílias cuja pessoa de referência é assalariada e residentes em áreas urbanas com rendimento familiar monetário compreendido entre 1 e 6 salários mínimos mensais. Esta faixa de renda foi criada com o objetivo de garantir uma cobertura populacional de 50% das famílias com menores rendimentos. A partir da POF 2008-2009 foram analisadas as distribuições dos rendimentos familiares disponíveis destinados ao consumo, derivadas desta POF, sendo mantidos os critérios adotados para a delimitação das populações-alvo dos índices. O primeiro deles constitui-se na cobertura populacional. Para o INPC garante-se a cobertura de pelo menos 50% das famílias cuja pessoa de referência é assalariada e residente nas áreas urbanas cobertas pelo Sistema Nacional de Índices ao Consumidor - SNIPC. O segundo critério é a estabilidade das estruturas de consumo, que requer a exclusão das famílias com rendimentos inferiores a um salário mínimo, além daquelas com rendimentos considerados excessivamente altos. Aplicados esses critérios foram obtidas as Populações-Objetivo, ressaltando-se que na data de referência das despesas e rendimentos da POF, ou seja, em janeiro de 2018, o valor nominal do salário mínimo era de R$ 954,00 (novecentos e cinquenta e quatro reais). Com isso, o limite superior da faixa de rendimentos referente à população do INPC passa de 6 para 5 salários mínimos.Metodologia
As estruturas de ponderadores são montadas utilizando-se uma organização de códigos em grupamentos logicamente estabelecidos de forma que ficam juntas as categorias de consumo de mesma natureza, hierarquicamente estruturadas em grupos, subgrupos, itens e subitens. Estes últimos representam o nível mais desagregado para o qual se obtêm os pesos utilizados no cálculo dos índices de preços. Estes ponderadores retratam o grau de importância ou representatividade dos subitens pertencentes à cesta de consumo das famílias, que são constituídas a partir dos hábitos de consumo da população-alvo da pesquisa.
A coleta de preços é realizada a partir da definição dos cadastros de informantes e de produtos, seguindo métodos de coleta. Na geração do cadastro de informantes são utilizadas duas linhas de procedimentos, conforme a natureza das diversas mercadorias pesquisadas. A linha principal consiste no levantamento de informantes através da Pesquisa de Locais de Compra - PLC, que define onde coletar os preços da grande maioria dos subitens. A segunda linha adota procedimentos específicos para subitens cujas peculiaridades assim o exigiam - os chamados subitens extra-PLC - para os quais a metodologia da PLC não é adequada, sendo necessário tratamento especial, ou seja, métodos específicos para determinar onde coletar preços. São exemplos de subitens extra-PLC o aluguel de moradia, empregados domésticos, condomínio, serviços públicos e taxas, etc.
Portanto, o cadastro de informantes é essencialmente formado por estabelecimentos comerciais de venda de produtos e prestadores de serviços; domicílios alugados; empresas concessionárias responsáveis pela prestação de serviços; órgãos oficiais; além de alguns profissionais autônomos, como médicos e dentistas.
Para definir o conjunto dos produtos que compõe o cadastro, considera-se a representatividade da totalidade dos produtos consumidos pela população a que o índice se refere. Sendo assim, o ponto de partida para a geração do cadastro de produtos é a relação dos subitens componentes da estrutura de pesos de cada área e de cada faixa de renda. É realizada uma Pesquisa de Especificação de Produtos e Serviços - PEPS que serve de base para a definição do cadastro de produtos, caracterizando os níveis de especificação utilizados na coleta de preços.
Quanto ao método de cálculo, estima-se o índice do subitem através de algumas etapas:
- primeiramente, calcula-se a média aritmética dos preços pesquisados em diferentes estabelecimentos comerciais para cada produto pesquisado no mês corrente. Através do mesmo processo, este preço médio é comparado com o resultado obtido no mês anterior
- Em seguida, para se calcular o índice do subitem, aplica-se a média geométrica simples para agregação dos resultados dos produtos pertencentes ao subitem
- Por último, para todos os níveis superiores de agregação, emprega-se a fórmula de Laspeyres.
Para aplicação desta fórmula de cálculo, os relativos de preços são ponderados por valores de despesas obtidos a partir da Pesquisa de Orçamentos Familiares. O método de cálculo para a obtenção do índice nacional é uma média aritmética ponderada dos dez índices metropolitanos mensais, além dos municípios de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís, Aracaju e Brasília. Para agregar os índices regionais, a variável utilizada como ponderador é o rendimento total urbano (POF 2017-2018). Quanto à série histórica de números-índices, a base está posicionada em dezembro de 1993, expressa em valor igual a cem (base = 100).
Técnica de coleta:
CAPI - Entrevista pessoal assistida por computadorTemas
Temas e subtemas
Preços e custosPrincipais variáveis
- Preço- Mês de Referência da pesquisa
- Faixa de renda
- Índice Geral
- Grupos de agregação de produtos e serviços
- Subgrupo de agregação de produtos e serviços
- Item
- Subitem
- Percentual no mês
- Percentual acumulado no ano
- Percentual acumulado nos últimos 12 meses
- Percentual acumulado nos últimos 6 meses
- Peso no mês
- Número-índice
- Período base
- População-objetivo
Unidades de informação
Unidade de investigação
EstabelecimentoUnidade de análise
Estabelecimento.Períodos de referência
Data de início da coleta
30/10/2024Data do fim da coleta
28/11/2024Disseminação
Formas de disseminação
Publicação Digital (online), Banco de Dados Agregados - SIDRANível de desagregação geográfica
Região Metropolitana da Capital do EstadoNível de divulgação
São divulgados os índices gerais, por grupos de produtos, subgrupos, item e subitens, para as regiões pesquisadas, além do agregado Brasil.Instrumentos de coleta
Histórico
As áreas geográficas pesquisadas foram implantadas na seguinte ordem cronológica: Rio de Janeiro (janeiro/1979); Porto Alegre, Belo Horizonte e Recife (junho/1979); São Paulo, Brasília e Belém (janeiro/1980); Fortaleza, Salvador e Curitiba (outubro/1979); Goiânia (janeiro/1991); Vitória e Campo Grande (janeiro/2014).
Desde março de 1979, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor - INPC é produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE e integrado ao Sistema Nacional de Índices de Preços - SNIPC. Tem por objetivo medir as variações de preços das cestas de consumo das populações assalariadas e com baixo rendimento.
Por ocasião da criação dos índices calculados pelo IBGE, as populações-alvo foram definidas originalmente com base em dados levantados pela pesquisa Estudo Nacional da Despesa Familiar - ENDEF 1974-1975, ficando estabelecido para o índice restrito (INPC) e amplo (IPCA), os intervalos de 1 a 5 e de 1 a 30 salários mínimos, respectivamente. Através desta pesquisa foram discriminadas as despesas com alimentação, vestuário, habitação e higiene, transporte, etc., com ênfase especial à coleta de informações sobre consumo alimentar, levantando-se dados quantitativos e qualitativos do estado nutricional das famílias e, também, sobre renda familiar - monetária e não monetária. Todas estas informações foram imprescindíveis para a construção da estrutura de ponderação dos índices de preços. Estes pesos ficaram vigentes de 1979 a maio de 1989.
A Pesquisa de Orçamentos Familiares - POF 1987-1988, implantada em junho de 1989, teve como um dos objetivos principais a geração de novos ponderadores para o cálculo dos índices de preços. Foram obtidas informações referentes a totalidade das despesas de consumo das famílias e a participação destas no total dos gastos familiares. A faixa de renda do INPC foi redefinida para um intervalo de 1 a 8 salários mínimos, com o objetivo de garantir uma cobertura de 50% das famílias com chefes assalariados residentes nas áreas urbanas de abrangência do SNIPC. A POF seguinte, realizada no período de 1995-1996, forneceu subsídios para a constatação que a população-alvo deveria permanecer inalterada e novos ponderadores foram implantados a partir de janeiro de 1999. Nestas duas primeiras Pesquisas de Orçamentos familiares, a área geográfica de cobertura ficou restrita à abrangência geográfica do SNIPC.
A POF seguinte foi realizada no período de 2002-2003 ampliando a área de cobertura geográfica da pesquisa, através do levantamento dos hábitos de consumo de uma amostra representativa de domicílios pesquisados nos 27 estados brasileiros. Verificou-se, também, que o intervalo de rendimentos do INPC deveria ser alterado para 1 a 6 salários mínimos.
Com o objetivo de montar o cadastro de locais de compra para realização da coleta de preços, o IBGE realizou, em 1987, a Pesquisa de Locais de Compra - PLC nas 13 áreas de abrangência do SNIPC, através de visitas aos domicílios de uma amostra previamente selecionada, na qual as famílias indicavam os locais onde adquiriam os vários produtos e serviços que consumiam. Como resultado, obteve-se um conjunto de estabelecimentos comerciais de venda de produtos ou prestadoras de serviços, a partir do qual efetuou-se a seleção dos locais a serem visitados mensalmente por ocasião da coleta de preços.
A partir do mês de janeiro de 2012, os resultados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA - e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor - INPC - incorporam as estruturas de gastos geradas a partir da Pesquisa de Orçamentos Familiares - POF 2008-2009, que encontra-se no portal do IBGE.
A concepção geral do sistema de índices se mantém inalterada tanto no que se refere aos procedimentos de coleta, crítica e imputação, quanto ao método geral de cálculo e abrangência geográfica. Mantendo o procedimento adotado na última divulgação de estruturas, a respeito das séries históricas, o IBGE realiza o encadeamento dos resultados de forma direta, possibilitando comparações ao longo do tempo.
Com base na Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017-2018, o IBGE atualizou a cesta de itens do IPCA e do INPC. Dessa forma, as novas estruturas de ponderação passaram a ser incorporadas a partir dos resultados de janeiro de 2020.
Saiba mais
https://metadados.ibge.gov.br/consulta/estatisticos/operacoes-estatisticas/PCPublications - November 2024
Indicadores IBGE : sistema nacional de índices de preços ao consumidor : INPC-IPCA
Material type: Journal
Year: 1987-Para compreender o INPC : um texto simplificado
Material type: Book
Year: 2016
Description
The National System of Consumer Price Indexes - SNIPC continuously and systematically produces the National Consumer Price Index - INPC, aimed at the correction of the purchasing power of salaries by means of the measurement of price changes in the basket of the lowest-income salaried population. That income range was created in order to guarantee a 50% coverage of families with a salaried reference person and living in urban areas included in the National System of Consumer Price Indexes - SNIPC .
This price index has as collection units commercial and service-offering establishments, public service and Internet concessionaries, with data collected, in general, from the 01st to the 30th day of the month of reference.
Currently, the target population for the INPC encompasses families with household income ranging from 1 to 5 minimum wages, from whatever source, living in urban areas covered by the SNIPC, which are: metropolitan areas of Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, besides the Federal District and the municipalities of Goiânia and Campo Grande.
Data Collection Calendar - Year/2021
Month | Period |
---|---|
January | Dec 30th - Jan 28th |
February | Jan 29th - Mar 1st |
March | Mar 2nd - Mar 29th |
April | Mar 30th - Apr 29th |
May | Apr 30th - May 27th |
June | May 28th - Jun 28th |
July | Jun 29th - Jul 28th |
August | Jul 29th - Aug 27th |
September | Aug 28th - Sep 28th |
October | Sep 29th - Oct 28th |
November | Oct 29th - Nov 29th |
December | Nov 30th - Dec 28th |
Downloads
Technical Information
Technical Notes
2018
- Technical Note - Weighing structures – Table of code correspondence POF x SNIPC
- Technical Note 03/2018 - Manpower for domestic repair
- Technical Note 02/2018 - Domestic worker
- Technical Note 01/2018 - Geographic coverage (updated on 21/03/2018)
2017
2016
- Technical Note 05/2016 - Health insurance
- Technical Note 04/2016 - São Paulo - Water and sewer bill
- Technical Note 03/2016 - Domestic workers a and manpower
- Technical Note 02/2016 - São Paulo - Water and sewer bill
- Technical Note 01/2016 - São Paulo - Water and sewer bill
2015
Previous Years
- Technical Note 05/2014 - Fine Subitem
- Technical Note 04/2014 - São Paulo - Water and Sewer Bill
- Technical Note 03/2014 - Rio de Janeiro - Subway and Train
- Technical Note 02/2014 - São Paulo - Water and Sewer Bill
- Technical Note 01/2014 - Pricing system - Suspension
- Technical Note 04/2013 - Electricity - Pricing system
- Technical Note 03/2013- Expansion of the geographic coverage of IPCA and INPC
- Technical Note 02/2013 - Airfares
- Technical Note 01/2013 - Health Insurance
- Technical Note 01/2012 - Updating of the Weighting Structures based on POF 2008-2009
- Technical Note 01/2011 - Updating of the Weighting Structures based on POF 2008-2009
- Technical Note 03/2010 - Metrô Rio - Subway Service
- Technical Note 02/2010 - Airfares - Sub-Item: Airplanes
- Technical Note 01/2010 - Electricity
- Technical Note 03/2007 - Landline Telephone - Pulses to minutes - Transition - SNIPC
- Technical Note 02/2007 - Domestic Personnel - Adjustment in the calculation methodology of the sub-item Domestic Personnel in the SNIPC, based on PME
- Technical Note 01/2007 - Calculation methodology of the sub-item Manpower for Household Repair of the SNIPC, based on PME
- Technical Note 01/2006 - Sequence - Update of weighting structures based on POF 2002-2003
- Technical Note 02/2005 - Update of weighting structures based on POF 2002-20035
- Technical Note 01/2005 - Health Insurance
- Technical Note 01/2004 - Health Insurance
- Technical Note 02/2003 - Domestic Workers
- Technical Note 01/2002 - Landline Telephony
- Technical Note 03/2001 - Electricity - Clarification Notes
- Technical Note 02/2001 - Electricity - Calculation Methodology
- Technical Note 01/2001 - Domestic Workers
- Technical Note 01/2000 - New Motor Vehicles
- Regional Weights
- Transition to Real currency
- Methodological Notes - IPCA/INPC - SNIPC Cruzeiro-Cruzado transition
Methodological Notes - Calculation methodology
Methodology for the calculation of inflation of the SNIPC subitems "Domestic Worker" and "Manpower for Domestic Repair" based on information on income of the Continuous PNAD.
Structure of regional weights, by areas surveyed IPCA / INPC - 2009
Surveyed Areas | Weight | |
---|---|---|
IPCA1 | INPC2 | |
BRAZIL | 100,0 | 100,0 |
Belém | 4.7 | 7.0 |
Fortaleza | 3.5 | 6.6 |
Recife | 5.1 | 7.2 |
Salvador | 7.4 | 10.7 |
Belo Horizonte | 10.9 | 10.6 |
Vitória | 1.8 | 1.8 |
Rio de Janeiro | 12.1 | 9.5 |
São Paulo | 30.7 | 24.2 |
Curitiba | 7.8 | 7.3 |
Porto Alegre | 8.4 | 7.4 |
Campo Grande | 1.5 | 1.6 |
Goiânia | 3.6 | 4.2 |
Brasília | 2.8 | 1.9 |
Source: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Índices de Preços.
1 IBGE - Rendimento Monetário mensal familiar disponível (POF 2008-2009).
2 IBGE - População residente urbana (POF 2008-2009).
Methodological Notes - Non seasonaly-adjusted IPCA
Seasonal Adjustment of Extended Consumer Price Indexes - IPCA/1998
The methodological update aimed at providing users with instruments that help understand the inflation phenomenon is a relevant aspect in the production of consumer price index.
In this respect, the issue of seasonal adjustment of series of Consumer Price Indexes produced by the IBGE has been part of a project developed by the Department of Price Indexes - DESIP, the main results of which are now being released.
The objective of the project is to release seasonally-adjusted Conumer Price Indexes that make it possible to interpret information on inflation, without seasonal influences, at both regional and national levels.
Seasonal changes are periodic and intra-annual movements caused by climatic or institutional (Easter's, Carnival, etc.) calendars.
Seasonal products are those which present well-defined cycles of production, consumer nd prices. In summary, there times of the year when their availability in retail markets is reduced, with high prices; sometimes it is excessive, with low prices.
As a result, there is a combination of a reduced level of consumption and high prices and vice-versa.
It is worth highlighting that the production and release of seasonally-adjusted series is based on the production of additional statistics that: make it possible to have a bettr understanding of the factors that determine price movements;
guide the decision-making process of economic agents, once it makest it possible to distinguish movements occurred in the year, caused by seasonal phenomena, either long-lasting or trend-related ones;
help in the establishment of government and sector policies that have the objective of eliminating the influence of seasonal movements by means, for example, of the import of products and maintenance of regulating stocks;
enable, together with other indicators, the elaboration of macroeconomic studies.
It is worth mentioning that the seasonal products identified belong to the following groups: Food and Beverages and Wearing Apparel and have their most significant impacts in the months of January, April and August, approximately.
It is worth mentioning that the annual results (cumulative in the year) of the two series (original and adjusted) are the same. That is due to the fact that the seasonal adjustment takes place within the year (below the average in some months and above in others), which consequently leads to an annual inflation that is the same as in the original series.
The results of Seasonally-Adjusted Indexes are obtained from the procedure with X11-ARIMA - Estela B. Dagum of the "Time Series Research anda Analysis Division, Statistics Canadá"- PC version.
The methodology of the adjustment can be found in Seasonal Adjustment of Consumer Price Indexes - IBGE/DESIP/RECON - of May 1996.
The IBGE presents the original and adjusted IPCA series, and provides to users one more analytical instrument that is fundamental for the interpretatiom of the inflation phenomenon.
Analysis of the Seasonal Adjustment in the Year
It is known that a long-lasting process of stabilization of prices leads to the absence of indexation, mainly that based on the previous inflation (inertial). So, variation at inflation level, in the short-term, can be influenced by the impact of external factors such as: rise of agriculturalprices motivated by accidental reasons (draught, floods, etc.), correction of administered prices (public or private) and by seasonal movements, among others.
The seasonal aspect of consumer price indexes, in retail trade, have a clear behavior throughout the year and can be described as follows: in the first semester of the year, the seasonal aspect contributed to the increase of inflation; in the second semester, the phenomenon is inverted in terms of seasonality, thus contributing to the fall of prices.
In the first semester, the upward pressure on inflation that comes from the seasonal adjustment is mainly motivated by the in-between period and the subsequent scarcity of agricultural products. This semester, there is also the influence of seasonal movements of some products in the group Wearing Appparel, which can be described as: in the first quarter (end of Febrary until March), the sales of products in summer collections, which are so coomon at this type of the year, lead to a movement of deceleration and/or fall of prices that reduce, to some extent, the pressuer exerted by seasonal agricultural products in the period between harvests; in the second quarter (April/June), the prices of some seasonal products in Wearing Apparel, mainly winter items, which that exert contributions on prices, due to the new winter collections launched.
That behavior reinforces the impact o the prices of the seasonal phenomenon in the first semester.
In the second semester of the year, seasonality leads inflation downward. Most seasonal food products have their mais supply concentrated in tjhis semester, except beef, with the period between crops occurs in the second semester.
Seasonal items of winter Wearing Apparel start in July/August and keed prices reduced until the end of August, the period when most sales take place.
Summer collections are launched in the beginning of September, but the intensity of price changes (increase) are below those in the launch of winter fashion, as well as the changes (fall) in the prices of food products.
That behevior enables the seasonal adjustment to contribute to the deceleration/decrease of inflation in the second semester of each year.
In summary, the prices of seasonal products are igher in the first semester of the year.
For this reason, the seasonally-adjusted series shows that, in tis period of year, there is also a lower level of inflation in relation to the original series. In the second semester, the opposite takes place.
The behavior described above reveals one of the characteristics of the seasonal phenomenon: seasonality is an intra-annual phenomenon, which is repeated quite regularly in some months of the year, every year.
This seasonal behavior is well-known by "policy-makers", market analysts, and consumers.
Nevertheless, what is relevant to identify is the magnitude of this phenomenon and can check what is really happening in terms of change of relative prices, when the seasonal component is isolated. That enables a more accurate evaluation, for example, of the effectiveness of short-term economic policies, with reference to impacts on the inflation component.
In this respect, the release of seasonally-adjusted IPCA is intended to fill an important gap in terms of the analysis of the inflation process.
Methodological Notes - IPCA/INPC
1. Descriptions
- Summarized description
The National System of Consumer Price Indexes - SNIPC consists of a combination of processes aimed at the production of consumer price indexes. The objective is to monitor price variation of group of products and services consumed by families.
The system encompasses the metropolitan areas of Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador and Curitiba, besides the Federal DIstrict and the municipality of Goiânia. The national index results from an aggregation of regional indexes relative to one same range of income.
The monthly indexes come, in general, from the comparison of prices in effect on the 30 (thirty) days in the period of reference and the 30 (thirty) days of the base-period. The full data collection takes place every period of 30 (thirty) days whch is segmented, without interruptions, into 4 (four) subperiods. Each one of them has about 7 (seven) days with dates defined by the Annual SNIPC Data Collection Calendar.
In a subperiod there is the collection of a fixed one-fourth of the establishments. That way it is possible to obtain from the system indexes with base and reference periods of 30 (thirty) days at the end of each group of four subperiods.
The indexes can be obtained for several target-populations once the corresponding weighting structure are available for each range of monthly household income.
From a time-related point-of-view, besides the monthly indexes, it is possible to calculated the price changes for 2 (two) or more months, based on the time-series produced.
Ii is worth highlighting that the way the system is arranged leads to several possible ways of calculating the index. The National Consumer Price Indexes available are detailed below:
National Consumer Price Index - INPC and Extended National Consumer Price Index - IPCA
- Current description
The INPC and the IPCA are calculated on an ongoing and systematic basis for the areas covered by the system.
The target-population of the INPC refers to families living in urban localities of the areas covered by the SNIPC with income ranging between 1 (one) to 6 (six) minimum wages, with a salaried householder; that of the IPCA refers to familie living in urban localities of the areas covered by the SNIPC with income ranging between 1 (one) and 40 (forty) minimum wages, whatever the source of income.
The following set of basic information is used in the basic survey for each region:
Consumer Expenditure Survey - POF
It was conducted between July 2002 and June 2003. The survey provided the weighting structures for the target-populations.
Survey of Purchase Places - PLC
It was conducted from May to June 1988. The survey provided the register of survey representatives, on an ongoing basis.
Survey of Specification of Products and Services - PEPS
Conducted in the period of implementation of each one of the areas for all the products and services present in the weighting structure.
It provided the list of products and services surveyed, which is permanently updated with the objective of monitoring the market dynamics.
2. Main variables investigated and Survey units
The prices obtained are those effectively charged to the consumer for on-demand payment.
The survey is conducted in commercial establishments, services renderers, hhousing units and public service concessionaires.
3. Geographic coverage
Metropolitan areas of Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, besides the Federal District and the municipality of Goiânia.
4. Frequency
Monthly
5. Methodology
The indexes are calculated for each area. Considering prices collected monthly, in the first step, the estimates of price variation for each products surveyed are obtained.
Those estimates result from the calculation of the simple mean of the prices in places where sample prices are obtained. The prices collected in two consecutive months are used to reach the mean figure.
By aggregating the relative figures of products by means of the geometric mean it is possible to calculate the price variation for each subitem, which is the smallest aggregation of the index that has an explicit weighting.
Then the Laspeyres is applied in order to obtain all the other levels of aggregation for the structure item, subgrou, group and the overall index for the area.
The national indexes INPC and IPCA are calculated according to regional results, by means of a weighted arithmetic mean.
The weighting variable for the INPC is "Urban Resident Population" (Consumer Expenditure Survey - POF - 2002-2003) and that of the IPCA is "Disposable Household Income" (Consumer Expenditure Survey - POF - 2002-2003).
6. Data collection period
Data collection for the IPCA usually takes place between the 1st and the 30th day of the reference month.
7. Time gap between the collection and the release of data
About 8 (eight) business days.
8. Start of the survey
January/1979 - Rio de Janeiro;
June/1979 - Porto Alegre, Belo Horizonte and Recife;
January/1980 - São Paulo, Brasília and Belém;
October/1980 - Fortaleza, Salvador and Curitiba;
January/1991 - Goiânia;
The Brazil Series is available for dates from September 1981 on.
News and Releases
IPCA of November was 0.39%
The Extended National Consumer Price Index (IPCA) in November was 0.39% and stood at 0.17 percentage...
10/12/2024
Inflation up by 0.39% in November, driven by food products
Inflation in the country recorded an increase of 0.39% in November, with a drop of 0.17 percentage points...
10/12/2024
IPCA was 0.56% in October
The Extended Consumer Price Index (IPCA) changed 0.56% in October and stood 0.12 percentage points above...
08/11/2024
Inflation accelerates to 0.56% in October, leveraged by rise in electricity
The Brazilian inflation accelerated to 0.56% in October, rising 0.12 percentage points (p.p.) in relation...
08/11/2024
With the rise in electricity bills, IPCA accelerates to 0.44% in September
The country's inflation accelerated to 0.44% in September, rising 0.46 percentage points (pp) compared...
09/10/2024
IPCA was 0.44% in September
The Extended National Consumer Price Index (IPCA) for September was 0.44%, 0.46 percentage points above...
09/10/2024
IPCA of August was -0.02%
TheExtended National Consumer Price Index (IPCA) of August was –0.02% and stood 0.40 percentage points...
10/09/2024
Inflation stands at -0.02% in August, first negative result in the year
Inflation in the country hit -0.02% in August, a drop of 0.40 percentage points (p.p.) against the previous...
10/09/2024
In July, IPCA reaches 0.38%
The Extended National Consumer Price Index (IPCA) for July was 0.38%, 0.17 percentage points (pp) above...
09/08/2024
Gasoline and airfares raise July IPCA to 0.38%
In July, the Extended National Consumer Price Index (IPCA) was 0.38%, 0.17 percentage points (pp) higher...
09/08/2024
Calendar
Future releases
Statistical operation | Estimated release date |
National Consumer Price Index Período de referência: 12/2024 | 10/01/2025 |
Previous releases
Statistical operation | Release date |
National Consumer Price Index Período de referência: 11/2024 | 10/12/2024 |
National Consumer Price Index Período de referência: 10/2024 | 08/11/2024 |
National Consumer Price Index Período de referência: 9/2024 | 09/10/2024 |
National Consumer Price Index Período de referência: 8/2024 | 10/09/2024 |
National Consumer Price Index Período de referência: 7/2024 | 09/08/2024 |
National Consumer Price Index Período de referência: 6/2024 | 10/07/2024 |
National Consumer Price Index Período de referência: 5/2024 | 11/06/2024 |
National Consumer Price Index Período de referência: 4/2024 | 10/05/2024 |
National Consumer Price Index Período de referência: 3/2024 | 10/04/2024 |
National Consumer Price Index Período de referência: 2/2024 | 12/03/2024 |
National Consumer Price Index Período de referência: 1/2024 | 08/02/2024 |
National Consumer Price Index Período de referência: 12/2023 | 11/01/2024 |
National Consumer Price Index Período de referência: 11/2023 | 12/12/2023 |
National Consumer Price Index Período de referência: 10/2023 | 10/11/2023 |
National Consumer Price Index Período de referência: 9/2023 | 11/10/2023 |
National Consumer Price Index Período de referência: 8/2023 | 12/09/2023 |
National Consumer Price Index Período de referência: 7/2023 | 11/08/2023 |
National Consumer Price Index Período de referência: 6/2023 | 11/07/2023 |
National Consumer Price Index Período de referência: 5/2023 | 07/06/2023 |
National Consumer Price Index Período de referência: 4/2023 | 12/05/2023 |
National Consumer Price Index Período de referência: 3/2023 | 11/04/2023 |
National Consumer Price Index Período de referência: 2/2023 | 10/03/2023 |
National Consumer Price Index Período de referência: 1/2023 | 09/02/2023 |
National Consumer Price Index Período de referência: 12/2022 | 10/01/2023 |
National Consumer Price Index Período de referência: 11/2022 | 09/12/2022 |
National Consumer Price Index Período de referência: 10/2022 | 10/11/2022 |
National Consumer Price Index Período de referência: 9/2022 | 11/10/2022 |
National Consumer Price Index Período de referência: 8/2022 | 09/09/2022 |
National Consumer Price Index Período de referência: 7/2022 | 09/08/2022 |
National Consumer Price Index Período de referência: 6/2022 | 08/07/2022 |
National Consumer Price Index Período de referência: 5/2022 | 09/06/2022 |
National Consumer Price Index Período de referência: 4/2022 | 11/05/2022 |
National Consumer Price Index Período de referência: 3/2022 | 08/04/2022 |
National Consumer Price Index Período de referência: 2/2022 | 11/03/2022 |
National Consumer Price Index Período de referência: 1/2022 | 09/02/2022 |
National Consumer Price Index Período de referência: 12/2021 | 11/01/2022 |
National Consumer Price Index Período de referência: 11/2021 | 10/12/2021 |
National Consumer Price Index Período de referência: 10/2021 | 10/11/2021 |
National Consumer Price Index Período de referência: 9/2021 | 08/10/2021 |
National Consumer Price Index Período de referência: 8/2021 | 09/09/2021 |
National Consumer Price Index Período de referência: 7/2021 | 10/08/2021 |
National Consumer Price Index Período de referência: 6/2021 | 08/07/2021 |
National Consumer Price Index Período de referência: 5/2021 | 09/06/2021 |
National Consumer Price Index Período de referência: 4/2021 | 11/05/2021 |
National Consumer Price Index Período de referência: 3/2021 | 09/04/2021 |
National Consumer Price Index Período de referência: 2/2021 | 11/03/2021 |
National Consumer Price Index Período de referência: 1/2021 | 09/02/2021 |
National Consumer Price Index Período de referência: 12/2020 | 12/01/2021 |
National Consumer Price Index Período de referência: 11/2020 | 08/12/2020 |
National Consumer Price Index Período de referência: 10/2020 | 06/11/2020 |
National Consumer Price Index Período de referência: 9/2020 | 09/10/2020 |
National Consumer Price Index Período de referência: 8/2020 | 09/09/2020 |
National Consumer Price Index Período de referência: 7/2020 | 07/08/2020 |
National Consumer Price Index Período de referência: 6/2020 | 10/07/2020 |
National Consumer Price Index Período de referência: 5/2020 | 10/06/2020 |
National Consumer Price Index Período de referência: 4/2020 | 08/05/2020 |
National Consumer Price Index Período de referência: 3/2020 | 09/04/2020 |
National Consumer Price Index Período de referência: 2/2020 | 11/03/2020 |
National Consumer Price Index Período de referência: 1/2020 | 07/02/2020 |
National Consumer Price Index Período de referência: 12/2019 | 10/01/2020 |
National Consumer Price Index Período de referência: 11/2019 | 06/12/2019 |
National Consumer Price Index Período de referência: 10/2019 | 07/11/2019 |
National Consumer Price Index Período de referência: 9/2019 | 09/10/2019 |
National Consumer Price Index Período de referência: 8/2019 | 06/09/2019 |
National Consumer Price Index Período de referência: 7/2019 | 08/08/2019 |
National Consumer Price Index Período de referência: 6/2019 | 10/07/2019 |
National Consumer Price Index Período de referência: 5/2019 | 07/06/2019 |
National Consumer Price Index Período de referência: 4/2019 | 10/05/2019 |
National Consumer Price Index Período de referência: 3/2019 | 10/04/2019 |
National Consumer Price Index Período de referência: 2/2019 | 12/03/2019 |
National Consumer Price Index Período de referência: 1/2019 | 08/02/2019 |
National Consumer Price Index Período de referência: 12/2018 a 12/2018 | 11/01/2019 |
National Consumer Price Index Período de referência: 11/2018 a 11/2018 | 07/12/2018 |
National Consumer Price Index Período de referência: 10/2018 a 10/2018 | 07/11/2018 |
National Consumer Price Index Período de referência: 9/2018 a 9/2018 | 05/10/2018 |
National Consumer Price Index Período de referência: 8/2018 a 8/2018 | 06/09/2018 |
National Consumer Price Index Período de referência: 7/2018 a 7/2018 | 08/08/2018 |
National Consumer Price Index Período de referência: 6/2018 a 6/2018 | 06/07/2018 |
National Consumer Price Index Período de referência: 5/2018 a 5/2018 | 08/06/2018 |
National Consumer Price Index Período de referência: 4/2018 a 4/2018 | 10/05/2018 |
National Consumer Price Index Período de referência: 3/2018 a 3/2018 | 10/04/2018 |
National Consumer Price Index Período de referência: 2/2018 a 2/2018 | 09/03/2018 |
National Consumer Price Index Período de referência: 1/2018 a 1/2018 | 08/02/2018 |
National Consumer Price Index Período de referência: 12/2017 a 12/2017 | 10/01/2018 |
Errata
Replacement of files of INPC Results by Subitem
Published date: 24/05/2019
Description:
A error detected in the files of results by subitem, in the spreadsheet of cumulative figures in 12 months, which presented inconsistencies in the national changes of some subitems belonging exclusively to areas incorporated to the index in May 2018.Actions: The files were corrected and replaced and an update note was included on the access page.
Replacement of the Results by Sub-item files of the IPCA/INPC
Published date: 06/05/2016
Description: Error seen in the results by sub-item files, in the weight spreadsheet, where there were data of March instead of April.
Actions: File amended and replaced and update note included in the page giving access to the files.
Replacement of the IPCA-INPC result table of February/2016
Published date: 08/04/2016
Description: The IPCA-INPC result table of February/2016 was replaced.
Actions: File amended and replaced and update note included in the page giving access to the files.
Replacement of the Complete Publication and Time Series of IPCA/INPC
Published date: 08/01/2016
Description: Replacement of the files of the Time Series of IPCA, INPC, IPCA-15 and IPCA-E. The figures in some months were adjusted to two decimal places.
Actions: Files amended and replaced and update note included in the page giving access to the files.
Replacement of the files of the time series of IPCA, INPC, IPCA-15 and IPCA-E
Published date: 13/08/2015
Description: Replacement of the files of the time series of IPCA, INPC, IPCA-15 and IPCA-E. The figures in some months were adjusted to two decimal places
Actions: Files amended and replaced and update note included in the page giving access to the files.
Replacement of the file of the IPCA/INPC current month´s table
Published date: 07/08/2015
Description: Error in the July result of the IPCA in Goiânia and Vitória when converting the spreadsheet from the xls to the shtm format
Actions: Files amended and replaced and update note included in the page giving access to the files.
Replacement of the IPCA-INPC result tables of April
Published date: 08/05/2015
Description: The correct index-number of April 2015 is 4372.08 and not 4337.63 in the INPC time series.
Actions: File amended and replaced.
Ordinance on pre-release access (in Portuguese)
Divulgação dos resultados de indicadores conjunturais
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
GABINETE DO MINISTRO
PORTARIA Nº 355, DE 5 DE NOVEMBRO DE 2007
(Publicada no Diário Oficial da União nº 213, Seção 1, de 06.11.2007)
O MINISTRO DE ESTADO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO, no uso das atribuições que lhe confere o inciso II, do artigo 87 da Constituição Federal, resolve:
Art. 1º - A divulgação dos resultados de indicadores conjunturais produzidos pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE seguirá as seguintes etapas:
I - às sete horas do dia da divulgação serão encaminhados os resultados, acompanhados de um sumário-executivo elaborado pelo IBGE, para as autoridades da lista de precedência;
II - às nove horas do dia da divulgação serão encaminhados os resultados para os órgãos de imprensa e disseminados na Internet, através do sítio https://www.ibge.gov.br.
§ 1º. Os técnicos do IBGE estarão disponíveis para prestar esclarecimentos aos usuários sobre os resultados da pesquisa divulgada a partir do encaminhamento de que trata o inciso II do caput.
§ 2º. O disposto nesta portaria aplica-se a qualquer indicador conjuntural produzido pelo IBGE, especialmente aos seguintes:
I - Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC);
II - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA);
III - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - Especial (IPCA-E);
IV - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15);
V - Pesquisa Mensal de Emprego (PME);
VI - Contas Nacionais Trimestrais;
VII - Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Brasil (PIM-PF Brasil);
VIII - Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional);
IX - Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário - (PIMES);
X - Pesquisa Mensal de Comércio (PMC);
XI - Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI);
XII - Conjuntura Agropecuária (Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - mensal; Pesquisa Trimestral de Abate de Animais; Pesquisa Trimestral de Leite; Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos de Galinha; Pesquisa Trimestral do Couro).
Art. 2° - A relação das autoridades constantes da lista de precedência específica a cada pesquisa de indicadores conjunturais, será divulgada por intermédio de Nota Oficial da Instituição e disseminada no portal do IBGE na Internet, através do sítio https://www.ibge.gov.br
Art. 3º - As autoridades constantes da lista de precedência deverão observar o mais rigoroso sigilo das informações referentes aos indicadores de que trata esta Portaria, nos termos do disposto na Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.
Art. 4º - Revogam-se as Portarias nº 164/MP, de 20 de dezembro de 1999, e nº 167/MP, de 5 de setembro de 2003.
Art. 5º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
PAULO BERNARDO SILVA
O IBGE divulga a relação das autoridades que recebem com precedência os resultados das pesquisas conjunturais produzidas por esta Instituição:
Ministra do Planejamento e Orçamento – Simone Nassar Tebet Rocha
- Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)
- Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
- Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - Especial (IPCA-E)
- Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15)
- Contas Nacionais Trimestrais
- Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Brasil (PIM-PF Brasil)
- Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional)
- Pesquisa Mensal de Comércio (PMC)
- Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)
- Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI)
- Conjuntura Agropecuária
- Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - mensal
- Pesquisa Trimestral de Abate de Animais
- Pesquisa Trimestral de Leite
- Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos de Galinha
- Pesquisa Trimestral do Couro
- Índice de Preços ao Produtor - Indústrias Extrativas e de Transformação (IPP)
- Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua)
Ministro da Fazenda – Fernando Haddad
- Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)
- Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
- Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - Especial (IPCA-E)
- Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15)
- Contas Nacionais Trimestrais
- Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Brasil (PIM-PF Brasil)
- Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional)
- Pesquisa Mensal de Comércio (PMC)
- Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)
- Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI)
- Conjuntura Agropecuária
- Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - mensal
- Pesquisa Trimestral de Abate de Animais
- Pesquisa Trimestral de Leite
- Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos de Galinha
- Pesquisa Trimestral do Couro
- Índice de Preços ao Produtor - Indústrias Extrativas e de Transformação (IPP)
- Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua)
Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços - Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho
- Contas Nacionais Trimestrais
- Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Brasil (PIM-PF Brasil)
- Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional)
- Pesquisa Mensal de Comércio (PMC)
- Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)
- Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua)
Presidente do Banco Central - Roberto de Oliveira Campos Neto
- Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)
- Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
- Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - Especial (IPCA-E)
- Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15)
- Contas Nacionais Trimestrais
- Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Brasil (PIM-PF Brasil)
- Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional)
- Pesquisa Mensal de Comércio (PMC)
- Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)
- Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI)
- Conjuntura Agropecuária
- Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - mensal
- Pesquisa Trimestral de Abate de Animais
- Pesquisa Trimestral de Leite
- Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos de Galinha
- Pesquisa Trimestral do Couro
- Índice de Preços ao Produtor - Indústrias Extrativas e de Transformação (IPP)
- Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua)
Presidente da Caixa Econômica Federal - Carlos Antônio Vieira Fernandes
- Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI)
Chefe de Gabinete Adjunto de Informações em Apoio à Decisão do Gabinete Pessoal do Presidente da República - Sandra Márcia Chagas Brandão
- Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)
- Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
- Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - Especial (IPCA-E)
- Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15)
- Contas Nacionais Trimestrais
- Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Brasil (PIM-PF Brasil)
- Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional)
- Pesquisa Mensal de Comércio (PMC)
- Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)
- Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI)
- Conjuntura Agropecuária
- Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - mensal
- Pesquisa Trimestral de Abate de Animais
- Pesquisa Trimestral de Leite
- Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos de Galinha
- Pesquisa Trimestral do Couro
- Índice de Preços ao Produtor - Indústrias Extrativas e de Transformação (IPP)
- Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua)
Presidente do IBGE
Marcio Pochmann
Atualizado em 1º de dezembro de 2023
Divulgação dos resultados de indicadores estruturais
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
GABINETE DO MINISTRO
PORTARIA Nº 15, DE 27 DE JANEIRO DE 2005
(Publicada no Diário Oficial da União edição número 20 de 28/01/2005)
O MINISTRO DE ESTADO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO, INTERINO, no uso das atribuições que lhe confere o art. 87, parágrafo único, incisos I e II, da Constituição e considerando o disposto no art. 27, inciso XVII, alínea "c", da Lei nº 10.683, de 28 de maio de 2003, resolve:
Art. 1º - Disciplinar os procedimentos a serem observados na divulgação dos resultados de indicadores estruturais produzidos pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.
Art. 2º Os resultados serão encaminhados pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE ao Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, com antecedência mínima de quarenta e oito horas do horário fixado no art. 3º, inciso I, desta Portaria.
Art. 3º No dia da divulgação dos resultados dos indicadores de que trata esta Portaria, serão observados:
I - liberação para a imprensa e disponibilização pela Internet, no endereço: (https://www.ibge.gov.br), às 10 horas;
II - os técnicos do IBGE somente poderão prestar esclarecimentos sobre os resultados dos indicadores estruturais após a liberação e publicação na forma do inciso I.
Art. 4º Os servidores que tenham conhecimento prévio dos resultados deverão manter rigoroso sigilo, sob pena de responsabilidade nos termos da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.
Art. 5º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
NELSON MACHADO
Links
SIDRA | Statistical Tables Database
IBGE Explica | Inflation - in portuguese