Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

POF - Pesquisa de Orçamentos Familiares

Estatísticas Experimentais

Sobre - Evolução dos Indicadores não Monetários de Pobreza e Qualidade de Vida no Brasil com Base na Pesquisa de Orçamentos Familiares

As Pesquisas de Orçamentos Familiares - POFs realizadas pelo IBGE visam disponibilizar informações sobre a composição dos orçamentos domésticos e as condições de vida da população brasileira, incluindo a percepção subjetiva da qualidade de vida, além de gerar bases de dados e estudos sobre o seu perfil nutricional.

Os resultados da POF 2017-2018 ensejaram análises sobre a avaliação nutricional da disponibilidade domiciliar de alimentos, o consumo alimentar pessoal, a segurança alimentar, o perfil das despesas no Brasil, com base em indicadores selecionados, bem como sobre a avaliação da qualidade de vida da população, realizada, pela primeira vez, sob a perspectiva de dois índices de perdas ou privações multidimensionais. Para tal, foram construídos o índice de perda de qualidade de vida (IPQV) e o índice de desempenho socioeconômico (IDS), efetuando-se, complementarmente, uma análise temporal de sua evolução com base nos resultados da POF 2008-2009. Por serem estatísticas novas, que ainda estão em fase de teste e sob avaliação, tais índices foram divulgados sob o selo de Investigações Experimentais.

O IPQV e o IDS foram obtidos a partir de um amplo conjunto de indicadores não monetários objetivos e subjetivos, segundo seis dimensões de análise: moradia, acesso aos serviços de utilidade pública, saúde e alimentação, educação, acesso aos serviços financeiros e padrão de vida, transporte e lazer. Essas dimensões também foram utilizadas para mensurar a pobreza e a vulnerabilidade da população por meio de três novos índices: o índice de pobreza multidimensional não monetário (IPM-NM), o índice de vulnerabilidade multidimensional não monetário (IVM-NM) e o índice de pobreza multidimensional com componente relativo (IPM-CR), objetos do presente estudo experimental. Os resultados, também comparados com os da POF 2008-2009, se integram à avaliação da qualidade de vida anteriormente divulgada e são apresentados por recortes geográficos; variáveis associadas à qualificação para o convívio social e para o ingresso na atividade econômica, como a escolaridade; e variáveis relativas à inserção da pessoa de referência da família no mercado de trabalho.

As notas técnicas que acompanham a publicação sintetizam os procedimentos gerais utilizados na coleta e no tratamento dos dados da pesquisa e descrevem o arcabouço conceitual e o modelo metodológico aplicado para as referidas dimensões e a construção dos índices, entre outras considerações de natureza metodológica.

Esta publicação também está acessível no portal do IBGE na Internet, que disponibiliza ainda os instrumentos de coleta utilizados em ambas as edições da pesquisa, assim como os seus microdados, de modo a facilitar a exploração de tais bases de dados segundo perspectivas diversas.

Estatísticas Experimentais

Tabelas - Evolução dos Indicadores não Monetários de Pobreza e Qualidade de Vida no Brasil com Base na Pesquisa de Orçamentos Familiares

Tabelas

Evolução dos Indicadores não Monetários de Pobreza e Qualidade de Vida no Brasil 2017-2018 ( xls | ods )

Evolução dos Indicadores não Monetários de Pobreza e Qualidade de Vida no Brasil 2008-2009 ( xls | ods )

Índice de tabelas

Estatísticas Experimentais

Publicações - Evolução dos Indicadores não Monetários de Pobreza e Qualidade de Vida no Brasil com Base na Pesquisa de Orçamentos Familiares

O que é

Avalia as estruturas de consumo, de gastos, de rendimentos e parte da variação patrimonial das famílias, oferecendo um perfil das condições de vida da população a partir da análise dos orçamentos domésticos. Além das informações diretamente associadas à estrutura orçamentária, várias características dos domicílios e das famílias são também investigadas, incluindo a autoavaliação subjetiva sobre qualidade de vida. Os resultados da pesquisa possibilitam, ainda, estudar a composição dos gastos das famílias segundo as classes de rendimentos, as disparidades regionais, as situações urbana e rural, a difusão e o volume das transferências entre as diferentes classes de renda, bem como a dimensão do mercado consumidor para grupos de produtos e serviços.  A pesquisa tem como unidade de investigação o domicílio e é realizada por amostragem. 

A POF 2008-2009 foi a quinta pesquisa realizada pelo IBGE sobre orçamentos familiares. As edições anteriores foram: o Estudo Nacional da Despesa Familiar - ENDEF 1974-1975, com âmbito territorial nacional, à exceção das áreas rurais das Regiões Norte e Centro-Oeste; a POF 1987-1988; a POF 1995-1996; e a POF 2002-2003. As Pesquisas de Orçamentos Familiares dos anos 1980 e 1990 foram concebidas para atender, prioritariamente, à atualização das estruturas de consumo dos índices de preços ao consumidor produzidos pelo IBGE, sendo realizadas nas Regiões Metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre, no Município de Goiânia, e no Distrito Federal. Além da realização em todo o território brasileiro, as POFs dos anos 2000 apresentam temas adicionais importantes em relação às anteriores em virtude da necessidade de informações detalhadas sobre as condições de vida a partir do consumo, especialmente das famílias de menor rendimento, razão pela qual incluiu-se no âmbito geográfico a área rural, e foram investigadas também as aquisições não monetárias.

O desenho atual da amostra da POF foi estruturado de tal modo que propicia a publicação de resultados nos seguintes níveis: Brasil, Grandes Regiões, e também por situações urbana e rural. Para as Unidades da Federação, os resultados contemplam o total e a situação urbana. Nas nove Regiões Metropolitanas e nos Municípios das Capitais, os resultados correspondem à situação urbana. A partir do projeto denominado Amostra Mestra, desenvolvido pelo IBGE para a implantação do Sistema Integrado de Pesquisa Domiciliares - SIPD, as Pesquisas de Orçamentos Familiares passaram a ter o desenho amostral definido pela Amostra Mestra, e seus setores são selecionados dentre aqueles que compõem a referida amostra.

Microdados

2017-2018

Atualizado em 13/7/2023

2008-2009

Atualizado em 9/10/2023

2002-2003

Downloads

Informações técnicas

Notas técnicas

Notas metodológicas

Considerações metodológicas sobre a Pesquisa de Orçamentos Familiares - POF podem ser obtidas no capítulo Notas técnicas de suas publicações de resultados.


Outras informações técnicas

O Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos - CNEFE é um repositório de endereços de abrangência nacional criado, em 2005, a partir da sistematização dos dados coletados pelo Censo Demográfico 2000. Este Cadastro contempla informações sobre domicílios e estabelecimentos de todo o País. A cada Censo Demográfico, ele é totalmente revisto e passa por um processo contínuo de atualizações pontuais, de acordo com a demanda das demais pesquisas da Instituição, como é o caso do Censo Agropecuário 2017, no qual foram verificados e coletados todos os endereços de estabelecimentos agropecuários recenseados durante a operação. A atualização do CNEFE retrata tanto o registro textual dos endereços investigados no referido levantamento, quanto a distribuição de tais estabelecimentos no Território Nacional. Para informações mais detalhadas sobre a rotina de atualização desse Cadastro e do seu uso por parte das pesquisas amostrais do IBGE, como a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua, a Pesquisa de Orçamentos Familiares - POF, a Pesquisa Nacional de Saúde - PNS, entre outras, consultar o documento Padrão de registro de endereços: definições e orientações de uso.

Notícias e Releases

POF 2017-2018

Três novos índices mostram queda da pobreza e da vulnerabilidade entre 2008-2009 e 2017-2018

O IBGE divulga pela primeira vez, como estatística experimental, a Evolução dos Indicadores não Monetários...

25/08/2023

POF 2017-2018

POF: Índice de desempenho socioeconômico para o Brasil cresce 12,8% entre 2008 e 2018

O IBGE divulgou hoje (23) uma atualização dos indicadores que medem a qualidade de vida da população...

23/06/2023

POF 2017-2018

POF 2017-2018: Perda na qualidade de vida é quase duas vezes maior nas áreas rurais

O IBGE apresenta pela primeira vez um índice multidimensional para a perda de qualidade de vida (IPQV),...

26/11/2021

POF 2017-2018

Perda na qualidade de vida é quase duas vezes maior nas áreas rurais

A perda na qualidade de vida das pessoas que vivem nas áreas rurais do país é quase duas vezes superior...

26/11/2021

POF 2017-2018

POF 2017-2018: 72,4% dos brasileiros viviam em famílias com alguma dificuldade para pagar suas despesas mensais

Cerca de 72,4% dos brasileiros viviam em famílias com alguma dificuldade para pagar suas despesas mensais,...

19/08/2021

POF 2017-2018

Famílias chefiadas por brancos gastam quase o dobro com lazer do que pretos ou pardos

As famílias chefiadas por brancos gastaram quase o dobro com lazer e viagens, entre 2017 e 2018, do que...

19/08/2021

POF 2017-2018

72,4% dos brasileiros vivem em famílias com dificuldades para pagar as contas

Cerca de 72,4% da população brasileira viviam em famílias com alguma dificuldade para arcar com as despesas...

19/08/2021

POF 2017-2018

POF 2017-2018: cerca de ¼ da renda disponível das famílias brasileiras é não monetária

A Renda Disponível Familiar Per Capita (RDFPC) média no Brasil em 2018 ficou em R$ 1.650,78 e 23% dela...

25/11/2020

POF 2017-2018

30% da população com menores rendimentos vivem com menos que o necessário

Cerca de 30% das pessoas que tinham os menores rendimentos no país, entre 2017 e 2018, viviam com menos...

25/11/2020

POF 2017-2018

POF 2017-2018: proporção de domicílios com segurança alimentar fica abaixo do resultado de 2004

Em 2017-2018, dos 68,9 milhões de domicílios no Brasil, 36,7% (o equivalente a 25,3 milhões) estavam...

17/09/2020

Ver mais notícias

Erramos

Valores nutricionais dos alimentos

Tabelas de Composição Nutricional dos Alimentos Consumidos no Brasil

Para ver os gráficos comparativos e as tabelas com informações, selecione ao menos um item abaixo no menu "Alimento" e no menu "Modo(s) de preparo" e clique em "Inserir alimento".

Estas estatísticas são classificadas como experimentais e devem ser usadas com cautela, pois são estatísticas novas que ainda estão em fase de teste e sob avaliação. Elas são desenvolvidas e publicadas visando envolver os usuários e partes interessadas para avaliação de sua relevância e qualidade. Caso deseje deixar uma crítica ou sugestão, clique aqui para deixar sua opinião.

Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida

0/500

Preencha corretamente.
Entrada Inválida