Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Monitoramento da Cobertura e Uso da Terra

O que é

Investiga as principais coberturas e usos da terra no Território Nacional, por meio do mapeamento realizado com base na interpretação de imagens de satélite, detectando e quantificando, periodicamente, as alterações na dinâmica das formas de ocupação e de organização do espaço geográfico.

O levantamento, a princípio denominado Mudanças na Cobertura e Uso da Terra no Brasil, teve início em 2015. Em 2018,  passou por aprimoramentos conceituais e metodológicos, dentre os quais se destacam: adoção da Grade Estatística, elaborada pelo IBGE, como unidade de análise e disseminação dos dados, o que permite a avaliação sistemática espaço-temporal da cobertura e uso da terra para cada um dos 8,5 milhões de km² do Território Nacional; substituição do insumo de base das imagens do Satélite MODIS pelas do Landsat 8 OLI, ensejando uma interpretação visual mais acurada da superfície terrestre; e alterações das classes de cobertura e uso da terra, com o aprimoramento de suas descrições e a redução de 14 para 12 classes em razão da junção daquelas consideradas similares. Esses ajustes metodológicos se refletiram na revisão das estatísticas anteriormente publicadas, correspondentes aos anos de 2000, 2010, 2012 e 2014, e na complementação dos dados referentes ao ano de 2016. Em 2022, efetuou-se uma nova revisão metodológica com vistas à incorporação de algumas atualizações provenientes de bases de dados oficiais também utilizadas como insumos do Monitoramento da Cobertura e Uso da Terra, destacando-se como  principal o ajuste decorrente das  alterações implementadas na Base Contínua de Vegetação do Brasil, na escala 1:250 000, integrante do Banco de Dados e Informações Ambientais -  BDiA, as quais se refletem na distribuição dos ambientes florestais e campestres presentes no Monitoramento. Tais modificações também foram retroagidas em toda a série histórica. Também em 2022, foi realizada uma compatibilização dos dados do Monitoramento com os do estudo Áreas Urbanizadas do Brasil e com a versão mais recente da classe massa d’água da Base Cartográfica Contínua do Brasil na escala 1:250 000, BC250, ambos produzidos pelo IBGE, além da incorporação dos dados de mapeamentos de cultivos agrícolas da Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB. Todas as modificações provenientes da incorporação dessas bases de dados geoespaciais foram consideradas como reavaliações para os anos de 2018 e 2020. As séries históricas antiga e revisada podem ser consultadas no canal Downloads.

Em virtude da revisão das descrições promovidas nas classes de cobertura e uso da terra e de sua redução de 14 para 12, são consideradas, atualmente, nas atividades de mapeamento,  as seguintes: Área artificial (1), Área agrícola (2), Pastagem com manejo (3), Mosaico de ocupações em área florestal (4), Silvicultura (5), Vegetação florestal (6), Área úmida (9), Vegetação campestre (10), Mosaico de ocupações em área campestre (11), Corpo d'água continental (12), Corpo d'água costeiro (13) e Área descoberta (14). Para minimizar as alterações no banco de dados e na divulgação dos resultados, foram mantidos, no entanto, os códigos das classes de 1 a 14, estando a série histórica resultante aderente ao Sistema de Contas Econômicas Ambientais - SCEA.

A periodicidade do levantamento é bienal. Sua abrangência geográfica é nacional, com resultados divulgados para Brasil e Unidades da Federação. Ressalta-se que o levantamento das informações é realizado na unidade espacial da Grade Estatística, um arranjo de células regulares com 1 km², e que a interpretação dos resultados deve levar em consideração tal escala de análise, assim como possíveis limitações em níveis territoriais de maior detalhe.

Informações técnicas

Notas explicativas

Sobre a publicação - 2020

Com este lançamento, o IBGE dá continuidade à disponibilização de resultados do Monitoramento da Cobertura e Uso da Terra do Brasil, estudo que vem sendo divulgado desde 2015 e representa um importante instrumento de suporte e orientação a ações gerenciais e tomadas de decisão sobre o tema.

A presente publicação contempla o período de 2018 a 2020, e seus resultados permitem a detecção de alterações na dinâmica das formas de ocupação e de organização do espaço ao longo do tempo, considerando-se a série histórica já disponibilizada. Tais informações, cumpre destacar, têm fornecido importantes subsídios aos estudos da contabilidade ambiental, como as Contas de Ecossistemas e as Contas Econômicas Ambientais da Terra, nas quais, mediante a integração de dados estatísticos e geoespaciais, são estimados os estoques e os fluxos de utilização dos ativos naturais.

Com esses resultados, espera-se contribuir para a derivação de estudos sobre as transformações ocorridas nas formas de ocupação do Território Nacional.

Acesso ao produto - 2020

Vetores

Tabelas

Saiba mais - 2020

Downloads

Notícias e Releases

Entre 2000 e 2020, a área agrícola do país cresceu 230 mil km² e a vegetação natural diminuiu 513 mil km²

O IBGE divulgou hoje (07) as Contas Econômicas Ambientais da Terra: Contabilidade Física, pesquisa inédita...

07/10/2022

IBGE divulga Monitoramento da Cobertura e Uso da Terra por estados de 2000 a 2018

O IBGE divulga hoje (17), pela primeira vez, o Monitoramento da Cobertura e Uso da Terra com estatísticas...

17/03/2021

IBGE divulga Monitoramento da Cobertura e Uso da Terra do Brasil para 2018

O IBGE divulga hoje o Monitoramento da Cobertura e Uso da Terra do Brasil para 2018, ampliando a série...

26/03/2020

Área agrícola cresce em dois anos e ocupa 7,6% do território nacional

A área agrícola do Brasil cresceu 3,3% entre 2016 e 2018, como aponta o Monitoramento da Cobertura e...

26/03/2020

IBGE divulga Monitoramento da Cobertura e Uso da Terra do Brasil para 2016

O IBGE divulga hoje o Monitoramento da Cobertura e Uso da Terra do Brasil para 2016, ampliando a série...

12/11/2018

País perdeu 7,5% de suas florestas entre 2000 e 2016

A nova versão do Monitoramento da Cobertura e Uso da Terra do Brasil, publicação divulgada hoje pelo...

12/11/2018

Nova ferramenta digital do IBGE permite acompanhar o uso da terra em cada quilômetro do Brasil

O IBGE lançou hoje uma plataforma digital com informações cartográficas sobre cada um dos 8,5 milhões...

18/12/2017

Ver mais notícias

Erramos