Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Sistema Brasileiro de Classificação de Relevo

O que é

Tendo em vista a necessidade de padronizar questões referentes a estrutura de classificação de relevo do País, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) junto ao Serviço Geológico Brasileiro (SGB/CPRM), à União da Geomorfologia Brasileira (UGB) e pesquisadores de diversas instituições de ensino do País se uniram para elaborar o Sistema Brasileiro de Classificação de Relevo (SBCR), visando a criação de um sistema taxonômico único de classificação do relevo que permita uma linguagem comum e uma padronização, estruturação e recomendação da sua representação.

Serão publicados nesse ambiente os avanços que estão sendo realizados na elaboração desse sistema, que inclui a publicação do próprio sistema, os relatos dos workshops sobre o SBCR, as Reuniões de Classificação de Relevo e as excursões técnicas realizadas em eventos afins para sua divulgação junto à sociedade científica.

Sobre a publicação - Excursões Técnicas: Guia de campo da I Reunião de Classificação do Relevo - Planaltos do Estado do Paraná

O IBGE vem atuando com o Serviço Geológico do Brasil - SGB, a União da Geomorfologia Brasileira - UGB e pesquisadores de diversas instituições de ensino do País com vistas à elaboração de um Sistema Brasileiro de Classificação de Relevo, o SBCR. Pretende-se, com tal iniciativa, uma taxonomia do relevo em todo o Território Nacional que permita não só a construção de uma linguagem comum, como também a padronização, a estruturação e o estabelecimento de critérios para a sua representação, considerando-se as diferentes subáreas da Geomorfologia, a multiescalaridade e a diversidade do relevo brasileiro.

Com este lançamento, o IBGE apresenta o Guia de Campo da Primeira Reunião de Classificação do Relevo, cujo trajeto, percorrido por especialistas e estudiosos nacionais envolvidos na construção do SBCR, além de convidados, contemplou cinco pontos de parada, distribuídos em um total de 340 km, com foco nos planaltos paranaenses. A publicação discorre sobre a conceituação dessa classe de relevo, traz uma breve contextualização sobre o seu uso e ocupação em tempos históricos, notadamente nas áreas percorridas, descreve o roteiro e os pontos de parada selecionados, e compartilha as discussões, os debates e as reflexões ensejadas durante o trajeto e que embasam as classificações e subdivisões do relevo de planaltos no Estado do Paraná. Complementarmente, são tecidas considerações sobre o evento, ocorrido nos dias 1 e 2 de março de 2023, e as perspectivas de mapeamento do relevo no País, segundo o SBCR.

Espera-se que esta publicação, também disponibilizada no portal do IBGE na Internet, possa promover o SBCR e seus avanços, fomentando, assim, o engajamento dos pesquisadores do relevo brasileiro.

Publicações - Excursões Técnicas: Guia de campo da I Reunião de Classificação do Relevo - Planaltos do Estado do Paraná

Saiba mais - Excursões Técnicas: Guia de campo da I Reunião de Classificação do Relevo - Planaltos do Estado do Paraná

Notícias e Releases

IBGE divulga Guia de Campo a partir de excursão técnica aos planaltos do Paraná

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga, hoje (7), em comemoração ao Dia Internacional...

07/10/2024

Na Semana do Meio Ambiente, IBGE divulga os avanços do Sistema Brasileiro de Classificação do Relevo

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o IBGE divulga hoje (6) o relatório do segundo Workshop...

06/06/2024

IBGE publica estudo sobre excursão técnica nas montanhas fluminenses

O IBGE divulgou hoje (29) uma publicação inédita com o roteiro e as discussões relativas a uma excursão...

29/08/2023

IBGE coordena padronização do relevo brasileiro com aval da comunidade científica

Com a iniciativa de uniformizar as diferentes maneiras de representar o relevo, o IBGE está lançando...

29/06/2020

Ver mais notícias

Erramos