< voltar

População residente, domicílios e estabelecimentos nas áreas afetadas por municípios

Estão sendo disponibilizadas informações referentes aos totais de população, domicílios e estabelecimentos dentro das áreas afetadas delimitadas pelas prefeituras, por órgãos estaduais e pelo governo federal. Complementam essas informações, uma lista com os endereços e coordenadas geográficas dentro do polígono de área afetada indicado, com a identificação das espécies de cada unidade, e arquivos KMZ para visualização dessas unidades.

As informações foram obtidas com base nos dados da segunda apuração do Censo Demográfico de 2022.

Metodologia para o cálculo do total de pessoas nas áreas afetadas por município

Os polígonos das áreas afetadas disponibilizadas foram recortados para cada município, sendo essa a base de referência para a seleção espacial dos endereços do CNEFE 2022 (Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos) referente ao Censo Demográfico 2022, cujas coordenadas estavam localizadas dentro das áreas afetadas em cada município. Uma vez selecionados os endereços afetados, as quantidades de domicílios e estabelecimentos e os valores de total de pessoas residentes em cada domicílio, na data referência do censo 2022, foram somados para cada município e consolidados nas tabelas disponibilizadas a seguir, como totais de pessoas residentes, domicílios e estabelecimentos dentro das áreas afetadas.

O usuário deve estar ciente de que as coordenadas geográficas dos endereços do CNEFE, assim como os polígonos das áreas afetadas, podem apresentar imprecisões inerentes aos processos de aquisição desses dados. Essas imprecisões podem influenciar o cálculo dos totais de população e domicílios, gerando possíveis inclusões indevidas ou omissões. Por isso, é importante considerar essas limitações ao interpretar os resultados.

As coordenadas dos endereços do CNEFE referentes ao Censo Demográfico de 2022 apresentam precisão variável, condizente com o nível de geocodificação usado. Por esse motivo, edificações e estabelecimentos localizados muito próximos das bordas dos polígonos da área afetada podem ter sido considerados indevidamente dentro, ou fora, da área de acordo com a precisão da coordenada

Qualidade posicional das coordenadas dos endereços do CNEFE 2022

No âmbito da coleta do Censo Demográfico 2022, a qualidade das coordenadas geográficas associadas aos endereços está sujeita a questões de natureza técnica e operacional. Deve-se levar em conta a existência de imprecisões associadas às coordenadas obtidas em virtude de características inerentes ao instrumento de coleta e ao sistema utilizado. Análise realizada pela Diretoria de Geociências do IBGE anteriormente à realização do Censo Demográfico 2022 mensurou o erro quadrático médio (EQM) das observações do dispositivo GNSS embarcado no dispositivo móvel de coleta, em situação ideal de coleta, em 5,84 m, ou seja, para as situações nas quais não há qualquer tipo de obstáculo para obtenção do posicionamento. Em condições normais de coleta o erro máximo chegou a 11,71 m, mas em condições adversas de coleta, o erro poderá ultrapassar 11,71 m, chegando até a impossibilitar a captura das coordenadas em situações extremas. Entende-se por condição normal de coleta aqueles setores censitários caracterizados por uma maioria de edificações horizontais e/ou prédios baixos de poucos pavimentos e áreas rurais. Já a condição adversa é caracterizada pelos setores censitários compostos por uma maioria de edificações verticais com vários pavimentos, vielas e corredores de acesso muito estreitos e com cobertura, mais característica das áreas urbanas adensadas dos grandes centros urbanos do país.

Eventuais falhas no equipamento ou no aplicativo de coleta podem ainda ter trazido problemas ao registro preciso da localização dos endereços. Para as unidades que tiveram suas coordenadas identificadas como inválidas ou inexistentes (0,7% do total de unidades), foram desenvolvidos e aplicados processos de atribuição de coordenadas estimadas específicos para as situações encontradas.

Tais coordenadas foram estimadas a partir de:
• coordenadas de apartamentos com mesmo número no logradouro e mesma face;
• coordenadas de questionários aplicados no endereço,
• coordenadas de endereços com mesmo número no logradouro;
• coordenadas capturadas em operações anteriores para endereços confirmados;

Nos casos em que não foi possível estimar as coordenadas, a geocodificação foi associada às coordenadas do ponto médio da linha da face registrada e quando nem isso foi possível a geocodificação foi associada a coordenadas do centroide do setor censitário registrado.

Cada registro do CNEFE apresenta no campo NV_GEO_COORD a informação sobre o seu nível de geocodificação.

Sobre a orientação do local de coleta das coordenadas.

O recenseador foi orientado a capturar as coordenadas no acesso à edificação, entretanto, nos casos em que acorreram indisponibilidade ao sinal do GNSS, ou quando esse acesso foi impedido por qualquer outro motivo, o recenseador foi autorizado a coletar as coordenadas no ponto mais próximo à entrada possível. Em alguns casos, sobretudo em propriedades rurais, o acesso do recenseador à edificação não foi permitido e a coordenada foi coletada na porteira da propriedade.

Para mais informações sobre a Metodologia de coleta das coordenadas dos endereços consulte os documentos Coordenadas geográficas dos endereços no Censo Demográfico 2022 e Orientações para uso dos microdados do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos – CNEFE.