Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.
UFRPE recebe atividade da Casa Brasil IBGE SUDENE
UFRPE recebe atividade da Casa Brasil IBGE SUDENE
No dia 20 de fevereiro de 2025, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) recebeu representantes da Casa Brasil IBGE SUDENE para uma apresentação do portal IBGEeduca. O evento, que ocorreu na turma da Profa. Dra. Mariana Zerbone, no contexto do curso de Pedagogia, focou nas disciplinas de Geografia e Prática Pedagógica, destacando a importância da tecnologia na educação. Durante a apresentação, os recursos oferecidos pelo portal foram explorados, visando atender crianças, jovens e professores. Um dos pontos centrais foi a discussão sobre dados referentes às comunidades indígenas e quilombolas, promovendo uma reflexão importante sobre a diversidade cultural e social do Brasil. Os palestrantes representando da Casa Brasil IBGE SUDENE foram os servidores Democlacides Botelho de Melo e Engenheira Marcia Cristina de Souza Matos Carneiro.
As atividades pedagógicas foram dinâmicas e interativas. Entre elas, uma reflexão sobre análise gerou um debate significativo entre os alunos. Além disso, o "Bichonário", voltado para a Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), foi apresentado como uma ferramenta interdisciplinar valiosa. Os estudantes também participaram de uma brincadeira chamada "Qual é o seu nome?", que promoveu interação e engajamento ao mostrar gráficos sobre a distribuição geográfica dos nomes em diferentes níveis: Brasil, estados e municípios.
Profa. Dra. Mariana Zerbone (UFRPE), Democlacides Botelho e Marcia Carneiro do IBGE com os alunos do curso de Pedagogia
Demostramos a atividade pedagógica intitulada 'Os Pontos Extremos do Brasil', promovida na seção do Portal dedicada aos professores. Os alunos revelaram um grande interesse ao assistirem ao vídeo apresentado. A proposta não apenas enriqueceu o conhecimento geográfico dos estudantes, sobretudo pela utilização do GPS, o que constata o avanço tecnológico na identificação no atual ponto extremo Norte do Brasil. Essa interação evidencia a importância de métodos dinâmicos de ensino, que estimulam a curiosidade e o engajamento dos alunos.
Os vídeos pedagógicos apresentados trouxeram temas relevantes como pesquisa de saúde escolar, os pontos extremos do Brasil e os biomas brasileiros, enriquecendo ainda mais o conhecimento dos futuros educadores. Para tornar o evento ainda mais especial, foram realizados sorteios de brindes, incluindo mapas e outros materiais didáticos, além da distribuição de materiais de divulgação do IBGEeduca. Nesta oficina do IBGE, mostramos também um vídeo que nos permite refletir sobre amplitude de comunicação do rádio e seu desconhecimento nas novas gerações. Este vídeo apresentou as reações de crianças com idades entre 3 e 11 anos ao ver um rádio do século passado, revelando sua curiosidade e surpresa ao não conhecerem o aparelho. Este momento ressaltou como os meios de comunicação evoluíram, especialmente em um contexto onde o rádio, que atingiu 90% de presença nos lares brasileiros em 1998, caiu para 69% em 2015, ano em que deixou de ser pesquisado. Apesar disso, o rádio se reinventou e agora é acessível pela internet, mantendo sua audiência em algumas famílias, enquanto para outras se tornou obsoleto. As reações das crianças nos convidam a refletir sobre a relação das novas gerações com os meios de comunicação do passado.
Professora Dra. Mariana Zerbone
A Professora Dra. Mariana Zerbone expressou sua satisfação com o evento: “É com grande alegria que recebemos o IBGE em nosso curso de Pedagogia. A apresentação do IBGEeduca pelos representantes da instituição é sempre um momento aguardado e enriquecedor. O IBGEeduca se destaca como um recurso fundamental para o ensino de Geografia, abrangendo desde a educação infantil até o ensino médio.” Ela continuou: “Trabalhar com esses recursos e ter acesso a uma vasta gama de possibilidades de aplicação em sala de aula é extremamente benéfico para nós, professores, e para nossos alunos de Pedagogia.” Os alunos mostraram entusiasmo ao receber os materiais físicos disponibilizados pelo IBGE, como mapas do Brasil e informações sobre os biomas brasileiros. O poliedro que representa o mapa do mundo foi especialmente apreciado. Essas ferramentas não apenas despertam o interesse dos alunos, mas também os motivam a aplicar as atividades em suas práticas pedagógicas. A professora finalizou agradecendo ao IBGE pelo compartilhamento desse conhecimento: “A parceria entre o IBGE, a Universidade e o curso de Pedagogia é extremamente valiosa e contribui significativamente para a formação de futuros educadores. Estamos ansiosos por mais encontros produtivos como este!” Este evento reafirma a importância da colaboração entre instituições educacionais e órgãos como o IBGE na formação integral dos futuros professores e no enriquecimento das práticas pedagógicas em sala de aula.