Casa Brasil IBGE SUDENE recebe visita da primeira escola do Recife

No dia 5 de dezembro de 2024, um grupo de alunos e professores da Escola Municipal Oswaldo Lima Filho teve a oportunidade de visitar a Casa Brasil IBGE SUDENE. Durante essa experiência, os participantes puderam conhecer as atividades do projeto IBGEeduca destacando a importância dessas vivências para o aprendizado dos estudantes, especialmente no contexto das ciências sociais e da pesquisa.

A visita proporcionou aos alunos uma introdução ao funcionamento do IBGE e suas variadas pesquisas, com ênfase na adaptação das informações ao nível cognitivo dos estudantes do nono ano. A Professora Verônica, que acompanhou o grupo, enfatizou a relevância das experiências práticas para o aprendizado, afirmando que “as experiências além dos muros da escola são extremamente ricas e valiosas para o desenvolvimento dos alunos.”

Os alunos interagiram com totens que disponibilizavam informações diretamente do site do IBGE. Essa atividade prática não apenas enriqueceu o aprendizado teórico, mas também despertou um grande interesse nos estudantes em explorar mais sobre as ferramentas disponíveis. A utilização desses recursos permitiu uma melhor compreensão da importância das Geociências, das pesquisas estatísticas e censitárias, ou seja, e possibilitou acessar dados confiáveis na formação de uma visão crítica sobre a realidade social.

 

Um outro momento foi a visita a biblioteca da SUDENE onde estão duas obras raras produzidas pelo instituto: "Notas Estatísticas sobre o Estado de Pernambuco", datada de 1948, e o "Recenseamento de 1920", ambos pertencentes ao acervo do IBGE. Essas obras ofereceram um mergulho em dados históricos significativos, proporcionando aos alunos uma visão mais ampla sobre a evolução das estatísticas no Brasil e sua relevância para entender o desenvolvimento regional.

A Professora Verônica ressaltou que essa visita deu aos alunos uma oportunidade única de se afastar da rotina escolar e vivenciar novas realidades. A experiência prática é fundamental para complementar o conhecimento teórico adquirido em sala de aula. Além disso, muitos alunos desconhecem os recursos disponíveis nas instituições públicas que podem apoiar seus estudos futuros. Atividades desse tipo são essenciais para expandir os horizontes dos estudantes e aumentar sua conscientização sobre as diversas oportunidades educacionais.

A interação com as obras raras também gerou discussões sobre a importância da preservação histórica e como dados estatísticos podem ser utilizados para compreender transformações sociais ao longo do tempo. Os alunos demonstraram entusiasmo com a possibilidade de realizar pesquisas futuras baseadas nas informações contidas nessas obras.

A professora afirmou no final da visita que a Casa Brasil IBGE SUDENE não apenas complementou o aprendizado teórico dos alunos, mas também os empoderou com conhecimentos práticos e acessíveis. Essas experiências fora da escola são cruciais para preparar os estudantes para um futuro mais informado e consciente, incentivando-os a explorar recursos que podem ser fundamentais em sua trajetória educacional. A participação em atividades como essa deve ser incentivada nas escolas, promovendo um aprendizado mais dinâmico e significativo.