UFRPE recebe atividade da Casa Brasil IBGE SUDENE

No dia 20 de fevereiro de 2025, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) recebeu representantes da Casa Brasil IBGE SUDENE para uma apresentação do portal IBGEeduca. O evento, que ocorreu na turma da Profa. Dra. Mariana Zerbone, no contexto do curso de Pedagogia, focou nas disciplinas de Geografia e Prática Pedagógica, destacando a importância da tecnologia na educação. Durante a apresentação, os recursos oferecidos pelo portal foram explorados, visando atender crianças, jovens e professores. Um dos pontos centrais foi a discussão sobre dados referentes às comunidades indígenas e quilombolas, promovendo uma reflexão importante sobre a diversidade cultural e social do Brasil. Os palestrantes representando da Casa Brasil IBGE SUDENE foram os servidores Democlacides Botelho de Melo e Engenheira Marcia Cristina de Souza Matos Carneiro.

As atividades pedagógicas foram dinâmicas e interativas. Entre elas, uma reflexão sobre análise gerou um debate significativo entre os alunos. Além disso, o "Bichonário", voltado para a Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), foi apresentado como uma ferramenta interdisciplinar valiosa. Os estudantes também participaram de uma brincadeira chamada "Qual é o seu nome?", que promoveu interação e engajamento ao mostrar gráficos sobre a distribuição geográfica dos nomes em diferentes níveis: Brasil, estados e municípios.

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Profa. Dra. Mariana Zerbone (UFRPE), Democlacides Botelho e Marcia Carneiro do IBGE com os alunos do curso de Pedagogia

Demostramos a atividade pedagógica intitulada 'Os Pontos Extremos do Brasil', promovida na seção do Portal dedicada aos professores. Os alunos revelaram um grande interesse ao assistirem ao vídeo apresentado. A proposta não apenas enriqueceu o conhecimento geográfico dos estudantes, sobretudo pela utilização do GPS, o que constata o avanço tecnológico na identificação no atual ponto extremo Norte do Brasil. Essa interação evidencia a importância de métodos dinâmicos de ensino, que estimulam a curiosidade e o engajamento dos alunos.

Os vídeos pedagógicos apresentados trouxeram temas relevantes como pesquisa de saúde escolar, os pontos extremos do Brasil e os biomas brasileiros, enriquecendo ainda mais o conhecimento dos futuros educadores. Para tornar o evento ainda mais especial, foram realizados sorteios de brindes, incluindo mapas e outros materiais didáticos, além da distribuição de materiais de divulgação do IBGEeduca. Nesta oficina do IBGE, mostramos também um vídeo que nos permite refletir sobre amplitude de comunicação do rádio e seu desconhecimento nas novas gerações. Este vídeo apresentou as reações de crianças com idades entre 3 e 11 anos ao ver um rádio do século passado, revelando sua curiosidade e surpresa ao não conhecerem o aparelho. Este momento ressaltou como os meios de comunicação evoluíram, especialmente em um contexto onde o rádio, que atingiu 90% de presença nos lares brasileiros em 1998, caiu para 69% em 2015, ano em que deixou de ser pesquisado. Apesar disso, o rádio se reinventou e agora é acessível pela internet, mantendo sua audiência em algumas famílias, enquanto para outras se tornou obsoleto. As reações das crianças nos convidam a refletir sobre a relação das novas gerações com os meios de comunicação do passado.

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Professora Dra. Mariana Zerbone

A Professora Dra. Mariana Zerbone expressou sua satisfação com o evento: “É com grande alegria que recebemos o IBGE em nosso curso de Pedagogia. A apresentação do IBGEeduca pelos representantes da instituição é sempre um momento aguardado e enriquecedor. O IBGEeduca se destaca como um recurso fundamental para o ensino de Geografia, abrangendo desde a educação infantil até o ensino médio.” Ela continuou: “Trabalhar com esses recursos e ter acesso a uma vasta gama de possibilidades de aplicação em sala de aula é extremamente benéfico para nós, professores, e para nossos alunos de Pedagogia.” Os alunos mostraram entusiasmo ao receber os materiais físicos disponibilizados pelo IBGE, como mapas do Brasil e informações sobre os biomas brasileiros. O poliedro que representa o mapa do mundo foi especialmente apreciado. Essas ferramentas não apenas despertam o interesse dos alunos, mas também os motivam a aplicar as atividades em suas práticas pedagógicas. A professora finalizou agradecendo ao IBGE pelo compartilhamento desse conhecimento: “A parceria entre o IBGE, a Universidade e o curso de Pedagogia é extremamente valiosa e contribui significativamente para a formação de futuros educadores. Estamos ansiosos por mais encontros produtivos como este!” Este evento reafirma a importância da colaboração entre instituições educacionais e órgãos como o IBGE na formação integral dos futuros professores e no enriquecimento das práticas pedagógicas em sala de aula.