Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

PAM - Produção Agrícola Municipal

Sobre - 2022

A pesquisa Produção Agrícola Municipal - PAM investiga, anualmente, os principais produtos das lavouras temporárias e permanentes do País que se caracterizam não só pela grande importância econômica que possuem na pauta de exportações, como também por sua relevância social, componentes que são da cesta básica do brasileiro.

Com o lançamento deste informativo, o IBGE apresenta comentários gerais sobre os principais resultados da PAM relativos a 2022, contemplando informações sobre área plantada e/ou área destinada à colheita, área colhida, quantidade produzida, rendimento médio obtido e valor da produção dos produtos investigados, por Grandes Regiões, Unidades da Federação e Municípios. A análise enfoca o desempenho das lavouras de maior relevância, tanto produtiva como comercial, em que se destacam a distribuição espacial dos principais produtos agrícolas no território e sua participação relativa no valor total das produções regional e nacional, as colheitas obtidas nos principais Municípios produtores, bem como os fatores de maior influência nos resultados e na produtividade dessas lavouras, entre outros aspectos.

Cabe ressaltar que os produtos que apresentam mais de uma safra no ano civil, como o amendoim em casca, a batata-inglesa, o feijão e o milho em grão, são investigados, nas suas diferentes safras, pelo Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - LSPA, realizado pelo IBGE, e consolidados nesta publicação para o respectivo ano de referência. É importante destacar ainda que algumas espécies cultivadas comercialmente também são obtidas de áreas de vegetação espontânea, ou seja, por meio da extração vegetal – é o que ocorre com a seringueira (látex de hévea), a erva-mate, o açaí, a castanha-de-caju e o palmito, cujas produções oriundas de cultivo são investigadas na PAM, enquanto as provenientes do extrativismo vegetal, na pesquisa Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura - PEVS, também realizada pelo IBGE.

Os informativos da PAM também são disponibilizados em meio impresso. As notas técnicas são divulgadas em separado e podem ser acessadas apenas em meio digital, nesta página. Elas fornecem informações gerais sobre a metodologia da coleta e a conceituação das variáveis investigadas pela pesquisa.  

O IBGE disponibiliza ainda o plano tabular completo da PAM no Sistema IBGE de Recuperação Automática - Sidra, que possibilita a construção de tabelas para todos os níveis de divulgação da pesquisa – Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação, Mesorregiões e Microrregiões Geográficas, e Municípios.

Outros dados estruturais sobre o tema são investigados no Censo Agropecuário, enquanto o acompanhamento conjuntural, por meio de pesquisas mensais e semestrais também realizadas pelo Instituto.

Informações metodológicas podem ser obtidas na publicação Pesquisas agropecuárias, da Série Relatórios Metodológicos.

Principais resultados - 2022

#seriehistorica201783155450491

#seriehistorica2017831608505

#seriehistorica20178316231832

#seriehistorica20178316618598

#seriehistorica20178316121108


O IBGE adota uma política de revisão de dados divulgados desta operação estatística. Por revisão de dados entende-se toda e qualquer revisão programada de dados numéricos, em que são disponibilizadas novas informações que não estavam acessíveis quando da primeira divulgação, tais como: um dado tardio que substitui uma não resposta; ou um dado corrigido pelo próprio informante; ou um conjunto de dados que foi submetido a processo de crítica e imputação. Para informações mais detalhadas sobre a política de revisão de dados divulgados das operações estatísticas do IBGE,  consultar a relação das pesquisas conjunturais, estruturais e especiais realizadas pelo Instituto, com o respectivo procedimento de revisão adotado, no endereço: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101637.

Tabelas - 2022

Tabelas

Lavouras Temporárias

Tabela 1 - Área plantada, área colhida, quantidade produzida, rendimento médio e valor da produção do Brasil, das Grandes Regiões e das Unidades da Federação, segundo os produtos das lavouras temporárias

Tabela 2 - Área plantada, área colhida, quantidade produzida, rendimento médio e valor da produção dos produtos das lavouras temporárias, segundo o Brasil, as Grandes Regiões e as Unidades da Federação

 

Área plantada, área colhida, quantidade produzida, rendimento médio e valor da produção dos produtos das lavouras temporárias, segundo a Unidade da Federação, suas Mesorregiões, Microrregiões e Municípios:

 

Lavouras Permanentes

Tabela 4 - Área destinada à colheita, área colhida, quantidade produzida, rendimento médio e valor da produção do Brasil, das Grandes Regiões e das Unidades da Federação, segundo os produtos das lavouras permanentes

Tabela 5 - Área destinada à colheita, área colhida, quantidade produzida, rendimento médio e valor da produção dos produtos das lavouras permanentes, segundo o Brasil, as Grandes Regiões e as Unidades da Federação

 

Área destinada à colhida, área colhida, quantidade produzida, rendimento médio e valor da produção dos produtos das lavouras permanentes, segundo a Unidade da Federação, suas Mesorregiões, Microrregiões e Municípios:


O IBGE adota uma política de revisão de dados divulgados desta operação estatística. Por revisão de dados entende-se toda e qualquer revisão programada de dados numéricos, em que são disponibilizadas novas informações que não estavam acessíveis quando da primeira divulgação, tais como: um dado tardio que substitui uma não resposta; ou um dado corrigido pelo próprio informante; ou um conjunto de dados que foi submetido a processo de crítica e imputação. Para informações mais detalhadas sobre a política de revisão de dados divulgados das operações estatísticas do IBGE,  consultar a relação das pesquisas conjunturais, estruturais e especiais realizadas pelo Instituto, com o respectivo procedimento de revisão adotado, no endereço: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101637.

Conceitos e métodos - 2022

As informações a seguir descrevem os metadados estatísticos, que são o conjunto de conceitos, métodos e aspectos relacionados às estatísticas, e são informações necessárias para compreender as características e a qualidade das estatísticas e interpretá-las corretamente.

Informações Gerais

Objetivo
A Produção Agrícola Municipal destina-se a fornecer informações sobre a áreas de lavouras, produção obtida, rendimento médio e valor da produção para 31 produtos agrícolas das lavouras temporárias e 33 produtos das lavouras permanentes, em nível de Município, Microrregiões, Mesorregiões, Unidades da Federação, Grandes Regiões e Brasil.
Tipo de operação estatística
Pesquisa agrícola
Tipo de dados
Registros administrativos, Dados de pesquisa subjetiva, Dados agregados, Dados de cadastros, Outro tipo de dados
Periodicidade de divulgação
Anual
População-alvo
Conjunto de municípios que produzem um ou mais produtos investigados na pesquisa. Os produtos agrícolas que no município não atinjam a um (1) hectare de área plantada ou destinada à colheita e uma tonelada de produção no ano de referência, deixam de ter suas informações consideradas na pesquisa.

Metodologia

A coleta das informações da PAM é realizada mediante aplicação de um questionário em cada município do País, o qual é preenchido pelo Agente de Coleta do IBGE.
As estimativas obtidas pelos agentes resultam de contatos que os mesmos mantêm com técnicos do setor agrícola, com produtores e, ainda, do próprio conhecimento que o agente possui sobre as atividades agrícolas dos municípios ou região onde atua. Para determinadas culturas consultam-se, ainda, entidades específicas de controle e incentivo, que detêm as melhores informações sobre os produtos de seu interesse.

Para os produtos investigados pela PAM, que são acompanhados mensalmente pelo Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - LSPA, os dados são obtidos mensalmente, segundo a orientação do Supervisor Estadual de Pesquisas Agropecuárias, pela rede de coleta do IBGE, técnicos de outros órgãos que atuam na área, produtores e outros colaboradores sediados nos diversos municípios e representantes técnicos de entidades públicas e privadas que participam de reuniões técnicas de estatísticas agropecuárias em nível estadual, regional e municipal (Reagro Municipal, Regional ou Estadual).

Para determinadas culturas consultam-se, ainda, entidades específicas de controle e incentivo, que detêm as melhores informações sobre os produtos de seu interesse.

Os produtos agrícola que no município não atinjam a um (1) hectare de área plantada ou destinada à colheita e uma tonelada de produção no ano de referência, deixam de ter suas informações consideradas na pesquisa.

Cada produto possui características próprias de distribuição espacial, que decorrem das condições edafoclimáticas das áreas produtoras, tipo de exploração e fatores de ordem agronômica, e, consequentemente, o seu próprio calendário agrícola. Na prática, no entanto, fica a cargo do Agente de Coleta a escolha de onde e a época mais adequada para se obter as informações, sem necessariamente recorrer ao calendário. Por todas essas razões, e ainda procurando atender ao período de referência estabelecido, ou seja, o ano civil, há necessidade de se utilizar alguns procedimentos complementares para o levantamento dos dados:

a) Para produtos agrícolas cujos períodos de colheita se desenvolvam inteiramente dentro de um mesmo ano civil, não há necessidade de se introduzir outros procedimentos além dos já abordados. Tal ocorre com o algodão, o arroz, o café, o fumo, a juta, a malva, a mamona, a fava e a soja.

b) Para os produtos agrícolas amendoim, batata-inglesa, milho e feijão que, na maioria das Unidades da Federação das Regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, bem como em algumas regiões do Nordeste, permitem a obtenção de duas safras distintas dentro de um mesmo ano civil, cada safra é investigada em separado, e os resultados são somados para efeito de estimativa total, no ano considerado. Para fins estatísticos, as produções de safrinhas, ou safras intermediárias, são agregadas, respectivamente, à primeira ou à segunda safra, conforme tenham sido colhidas a maior parte no 1º semestre ou no 2º semestre.

c) Devido às características próprias das variedades, condições climáticas locais e finalidade a que se destina o produto colhido, existe grande variação das épocas de colheita. Sendo assim, para se obter a quantidade produzida das culturas temporárias de longa duração, cujos ciclos vegetativos ultrapassam a doze meses, como a cana-de-açúcar e a mandioca, com períodos de colheita prolongados, são computadas as colheitas realizadas dentro de cada ano civil, isto é, as quantidades produzidas, mês a mês, de janeiro a dezembro.

d) Pelas mesmas razões, produtos agrícolas de culturas permanentes, como a banana, o coco-da-baía e a laranja, que possuem período de colheita prolongado, necessitam de mecanismo de coleta semelhante ao adotado para os produtos cana-de-açúcar e mandioca. Considera-se, portanto, como quantidade produzida, o conjunto das quantidades colhidas, mês a mês, de janeiro a dezembro.

e) Para produtos agrícolas de cultura permanente como o algodão arbóreo e o sisal, cujas áreas cultivadas com pés em produção podem, no todo ou em parte, originar colheitas na safra considerada, há necessidade de um acompanhamento ano a ano para verificação da área efetivamente destinada à colheita, visto que essas culturas estão sujeitas a grande variação na área a ser colhida, notadamente por razões de ordem econômica.

f) No caso de produto agrícola cujo período de colheita normalmente ultrapassa o ano civil, para efeito de estimativa da produção, considera-se o total, no ano civil em que for registrada a maior parte da quantidade produzida. Exemplificando: o trigo, que é colhido em algumas regiões do sul do País, de outubro à primeira quinzena de janeiro do ano seguinte; a uva, colhida de fins de dezembro a março; o cacau que apresenta na Bahia duas safras ao ano (a temporã, colhida de maio a setembro; e a principal, de outubro a março).

A crítica dos preços consiste de uma análise dos preços médios unitários por produto e por Unidade da Federação, e, para tal fim, são emitidos relatórios que apresentam a distribuição do conjunto dos preços, com suas medidas de tendência centrais (média, moda, mediana), pontos soltos, pontos extremos e percentis. A partir desta análise são criados intervalos de aceitação dos preços. Numa fase seguinte, denominada correção automática, os preços são corrigidos desde que estejam fora do intervalo de aceitação, sendo substituídos automaticamente pelo limite inferior quando menores, e pelo limite superior quando maiores.
Técnica de coleta:
PAPI - Entrevista pessoal com questionário em papel, Consulta a especialistas ou registros
Crítica e imputação
A crítica de dados inicia pelo próprio agente de pesquisa, passando pela crítica do sistema, crítica da supervisão estadual e, por fim, a crítica da gerência da pesquisa.

Essa crítica pode ser de dois tipos:
Crítica quantitativa (crítica de digitação)
Visa a assegurar a correta digitação das informações e a presença de informação para todas as variáveis dos produtos informados.

Crítica qualitativa (crítica de consistência)
As informações são comparadas visando detectar diferenças extremamente discrepantes na variação percentual entre os dados do ano-base e os valores do ano anterior.

Temas

Temas e subtemas
Estatísticas econômicas setoriais, Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura
Principais variáveis
Áreas plantada e colhida, quantidade produzida, rendimento médio e valor da produção dos principais produtos das lavouras temporárias:

Abacaxi, Alho, Amendoim (em casca), Amendoim (em casca) 1ª safra, Amendoim (em casca) 2ª safra, Arroz (em casca), Aveia (em grão), Batata-doce, Batata-inglesa, Batata-inglesa 1ª safra, Batata-inglesa 2ª safra, Batata-inglesa 3ª safra, Cana-de-açúcar, Cebola, Centeio (em grão), Cevada (em grão), Ervilha (em grão), Fava (em grão), Feijão (em grão), Feijão (em grão) 1ª safra, Feijão (em grão) 2ª safra, Feijão (em grão) 3ª safra, Fumo (em folha), Girassol (em grão), Juta (fibra), Linho (semente), Malva (fibra), Mamona (baga), Mandioca, Melancia, Melão, Milho (em grão), Milho (em grão) 1ª safra, Milho (em grão) 2ª safra, Rami (fibra), Soja (em grão), Sorgo granífero (em grão), Tomate, Trigo (em grão) e Triticale (em grão).

Áreas destinadas à colheita e colhida, quantidade produzida, rendimento médio e valor da produção dos principais produtos das lavouras permanentes:

Abacate, Açaí, Algodão arbóreo (em caroço), Azeitona, Banana (cacho), Borracha (látex coagulado), Cacau (em amêndoa), Café (em grão), Caqui, Castanha-de-caju, Chá-da-índia (folha verde), Coco-da-baía, Dendê (cacho de coco), Erva-mate (folha verde), Figo, Goiaba, Guaraná (semente), Laranja, Limão, Maçã, Mamão, Manga, Maracujá, Marmelo, Noz (fruto seco), Palmito, Pera, Pêssego, Pimenta-do-reino, Sisal ou Agave (fibra), Tangerina, Tungue (fruto seco), Urucum (semente) e Uva.
Palavras-chave
produção agrícola, lavoura, permanente, temporária, valor de produção, área plantada, área colhida, rendimento médio.

Unidades de informação

Unidade de investigação
Município
Unidade de análise
Município
Unidade informante
Pessoa, Empresa, Estabelecimento, Órgão da Administração Pública, Entidade sem fins lucrativos.

Períodos de referência

Ano - 01/01/2022 a 31/12/2022
Data de início da coleta
01/01/2023
Data do fim da coleta
31/03/2023

Disseminação

Formas de disseminação
Publicação Digital (online), Banco de Dados Agregados - SIDRA, Banco Multidimensional de Estatísticas - BME
Nível de desagregação geográfica
Município
Nível de divulgação
Os resultados são divulgados em nível Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação, Mesorregiões, Microrregiões Geográficas e Municípios.

Instrumentos de coleta

Histórico

Esta pesquisa iniciou-se no Ministério da Agricultura em 1938. As informações eram levantadas pelos Agentes de Coleta do IBGE, cabendo ao Ministério da Agricultura a elaboração dos questionários, a apuração, a crítica e divulgação dos resultados. Em 17/01/74, pelo Decreto nº 73.482, o IBGE passou a responsabilizar-se por todas as fases da pesquisa. As informações relativas ao ano de 1971 e 1972 não estão disponíveis por não terem sido divulgadas pelo Ministério da Agricultura.

Saiba mais

https://metadados.ibge.gov.br/consulta/estatisticos/operacoes-estatisticas/PA

Publicações - 2022

O que é

Investiga um conjunto de produtos das lavouras temporárias e permanentes do País que se caracterizam não só pela grande importância econômica que possuem na pauta de exportações, como também por sua relevância social, componentes que são da cesta básica do brasileiro, tendo como unidade de coleta o município.

A Produção Agrícola Municipal - PAM teve início no Ministério da Agricultura em 1938. Suas informações eram levantadas pela Rede de Coleta do IBGE, cabendo ao Ministério a elaboração dos questionários, a apuração, a crítica e a divulgação dos resultados. Com a publicação do Decreto n. 73.482, de 17.01.1974, o Instituto tornou-se responsável por todas as fases da pesquisa a partir daquela data, bem como pelos demais inquéritos estatísticos relacionados ao setor agropecuário. As estatísticas relativas aos anos de 1971 e 1972, porém, não estão disponíveis por não terem sido divulgadas pelo Ministério.

A pesquisa fornece informações sobre área plantada, área destinada à colheita, área colhida, quantidade produzida, rendimento médio e preço médio pago ao produtor, no ano de referência, para 64 produtos agrícolas (31 de culturas temporárias e 33 de culturas permanentes). As culturas temporárias, cabe destacar, são as de curta ou média duração, uma vez que seu ciclo reprodutivo é inferior a um ano, e, depois de colhidas, precisam de um novo plantio. As culturas permanentes, por outro lado, são as de ciclo longo, cujas colheitas podem ser feitas por vários anos sem a necessidade de novo plantio. A PAM é integrada ao Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - LSPA, isto é: todos os dados referentes aos produtos agrícolas investigados pelo LSPA durante o ciclo da cultura migram automaticamente para a PAM, em 31.12, o que constitui uma consolidação anual dos dados mensais obtidos por aquele levantamento.

A periodicidade da pesquisa é anual. Sua abrangência geográfica é nacional, com resultados divulgados para Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação, Mesorregiões, Microrregiões e Municípios. As informações municipais para cada produto somente são prestadas a partir de um hectare de área ocupada com a cultura e uma tonelada de produção.

Séries históricas

#seriehistorica20178411264192

#seriehistorica201784112835988

 

Downloads

Informações técnicas

Notas Técnicas

  • Nota Técnica 01/2023 - Erros de divulgação de informações estatísticas da Produção Agrícola Municipal (PAM) referentes aos anos de 2013, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019 e 2020

Metodologia da pesquisa (Série Relatórios Metodológicos, v. 6) 

Metodologia da pesquisa (Série Relatórios Metodológicos, v. 3) 

As alterações ocorridas na pesquisa posteriormente à divulgação dos relatórios metodológicos são apresentadas sob a forma de Notas técnicas. Até 2016, essas notas constituem um capítulo próprio das publicações de resultados e, a partir de 2017, são divulgadas em separado. Para conhecê-las, consultar o seguinte endereço: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=766

Notícias e Releases

Culturas temporárias e permanentes Cereais, leguminosas e oleaginosas

Em 2022, Sorriso (MT) manteve a liderança na produção agrícola

Valor de produção e safra de grãos batem recorde em 2022 O valor de produção das principais culturas...

14/09/2023

Culturas temporárias e permanentes Cereais, leguminosas e oleaginosas

Valor de produção bate recorde, mas safra 2021 não supera ano anterior

O valor de produção das principais culturas agrícolas do país atingiu o recorde de R$ 743,3 bilhões em...

15/09/2022

Culturas temporárias e permanentes

PAM 2020: valor da produção agrícola nacional cresce 30,4% e chega a R$ 470,5 bilhões, recorde da série

Em 2020, o valor da produção agrícola do país atingiu R$ 470,5 bilhões, 30,4% maior que em 2019. A área...

22/09/2021

Culturas temporárias e permanentes

Município de Sorriso, no Mato Grosso, lidera valor de produção em 2020

O valor da produção das principais culturas agrícolas do país atingiu o recorde de R$ 470,5 bilhões em...

22/09/2021

Culturas temporárias e permanentes

PAM 2019: valor da produção agrícola nacional cresceu 5,1% e atingiu o recorde de R$ 361 bilhões

O valor da produção agrícola do país teve nova alta em 2019, crescendo 5,1% e atingindo R$ 361,0 bilhões,...

01/10/2020

Culturas temporárias e permanentes

Valor da produção agrícola atinge R$ 361 bilhões em 2019 e bate novo recorde

O valor da produção das principais culturas agrícolas do país atingiu R$ 361 bilhões em 2019, superando...

01/10/2020

Culturas temporárias e permanentes

PAM 2018: valor da produção agrícola nacional cresce 8,3% e atinge recorde de R$ 343,5 bilhões

 Após cair em 2017, o valor da produção agrícola do país cresceu 8,3% em 2018, chegando a R$ 343,5 bilhões...

05/09/2019

Culturas temporárias e permanentes

Valor da produção agrícola bate recorde com safra e área colhida menores em 2018

O valor da produção agrícola brasileira bateu recorde em 2018, atingindo R$ 343,5 bilhões, uma alta de...

05/09/2019

Culturas temporárias e permanentes

PAM 2017: valor da produção agrícola nacional cai 0,6% após sete anos de alta

O valor da produção agrícola do país foi de R$ 319,6 bilhões em 2017, e a soja foi responsável por 35,1%...

13/09/2018

Culturas temporárias e permanentes

Primeira extração de azeite de oliva no país completa dez anos

Em 2018, o Brasil comemora dez anos da primeira extração de azeite extravirgem, realizada em Maria da...

04/05/2018

Ver mais notícias

Erramos