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PMC - Pesquisa Mensal de Comércio
Principais resultados - Janeiro 2024
#seriehistorica201862161230658
#seriehistorica201862161937121
O IBGE adota uma política de revisão de dados divulgados desta operação estatística. Por revisão de dados entende-se toda e qualquer revisão programada de dados numéricos, em que são disponibilizadas novas informações que não estavam acessíveis quando da primeira divulgação, tais como: um dado tardio que substitui uma não resposta; ou um dado corrigido pelo próprio informante; ou um conjunto de dados que foi submetido a processo de crítica e imputação. Para informações mais detalhadas sobre a política de revisão de dados divulgados das operações estatísticas do IBGE, consultar a relação das pesquisas conjunturais, estruturais e especiais realizadas pelo Instituto, com o respectivo procedimento de revisão adotado, no endereço: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101637.
Tabelas - Janeiro 2024
Tabela 1 - Indicadores do Volume de Vendas do Comércio Varejista e Comércio Varejista Ampliado, segundo as atividades de divulgação (xlsx)
Tabela 2 - Indicadores do Volume de Vendas do Comércio Varejista, segundo as unidades da federação (xlsx)
Tabela 3 - Indicadores do Volume de Vendas do Comércio Varejista Ampliado, segundo as unidades da federação (xlsx)
Tabela 5 - Índice de base fixa do Volume de Vendas no Comércio Varejistas e Comércio Varejista Ampliado, por atividades (xlsx)
Tabela 6 - Indicadores de Receita Nominal de Vendas do Comércio Varejista e Comércio Varejista Ampliado, segundo as atividades de divulgação (xlsx)
Tabela 7 - Indicadores de Receita Nominal de Vendas do Comércio Varejista, segundo as unidades da federação (xlsx)
Tabela 8 - Indicadores de Receita Nominal de Vendas do Comércio Varejista Ampliado, segundo as unidades da federação (xlsx)
Tabela 10 - Índice de base fixa da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista e Comércio Varejista ampliado, por atividades (xlsx)
O IBGE adota uma política de revisão de dados divulgados desta operação estatística. Por revisão de dados entende-se toda e qualquer revisão programada de dados numéricos, em que são disponibilizadas novas informações que não estavam acessíveis quando da primeira divulgação, tais como: um dado tardio que substitui uma não resposta; ou um dado corrigido pelo próprio informante; ou um conjunto de dados que foi submetido a processo de crítica e imputação. Para informações mais detalhadas sobre a política de revisão de dados divulgados das operações estatísticas do IBGE, consultar a relação das pesquisas conjunturais, estruturais e especiais realizadas pelo Instituto, com o respectivo procedimento de revisão adotado, no endereço: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101637.
Conceitos e métodos - Janeiro 2024
As informações a seguir descrevem os metadados estatísticos, que são o conjunto de conceitos, métodos e aspectos relacionados às estatísticas, e são informações necessárias para compreender as características e a qualidade das estatísticas e interpretá-las corretamente.
Informações Gerais
Objetivo
Produzir indicadores que permitam acompanhar o comportamento conjuntural dos principais segmentos do comércio varejista.Tipo de operação estatística
Pesquisa de empresasTipo de dados
Dados de pesquisa por amostragem probabilísticaPeriodicidade de divulgação
MensalPopulação-alvo
Empresas juridicamente constituídas, isto é, registradas no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas do Ministério da Fazenda (CNPJ), com 20 ou mais pessoas ocupadas na Pesquisa Anual de Comércio, cuja receita bruta provenha, predominantemente da atividade comercial varejista.Metodologia
O objetivo contemplado no desenho da amostra é a obtenção de estimativas dos totais populacionais referentes à variável receita bruta de revenda, por Unidade da Federação e por atividade PMC, utilizadas para construir os indicadores da pesquisa que são divulgados mensalmente. A unidade de investigação da PMC é a empresa, sendo também a unidade amostral, ou seja, a unidade utilizada para a seleção e expansão da amostra.
As séries da PMC ajustadas sazonalmente consideram como fatores sazonais, o efeito calendário, os feriados de Carnaval, Páscoa e Corpus Christi além da identificação de outliers. Os cálculos são feitos utilizando-se o software X13 ARIMA, do U.S. Census Bureau.
Técnica de coleta:
PAPI - Entrevista pessoal com questionário em papel, CASI - Questionário eletrônico autopreenchidoProcedimento de amostragem
A amostra da pesquisa é probabilística e estratifica o cadastro por Unidade da Federação e onze atividades, chamados estratos naturais. Para cada um dos estratos naturais são criados três estratos:• Gerencial (G): É o estrato composto pelas empresas que atuam em mais de uma UF;
• Certo (C): É o estrato composto por grandes empresas, definidas segundo um critério estatístico na variável Receita Bruta de Revenda, por UF x Atividade, que atuam em apenas uma UF;
• Amostrado (A): É o estrato composto pelas empresas não consideradas grandes que atuam em uma única UF.
As empresas dos estratos gerencial (G) ou certo (C) foram todas incluídas na amostra, enquanto que em cada estrato final amostrado (A) as empresas da amostra foram selecionadas usando-se a técnica de amostragem aleatória simples sem reposição.
Para cada cruzamento Unidade da Federação versus atividade PMC, amostras independentes são dimensionadas e selecionadas. Esse procedimento torna possível atender aos objetivos específicos da pesquisa, conjugando o nível de precisão adequado das estimativas a um plano amostral simplificado.
O tamanho da amostra em cada estrato amostrado é calculado de forma a assegurar que o estimador do total da variável receita bruta de revenda em cada estrato natural tenha um coeficiente de variação de 10%.
Na etapa de seleção da amostra da PMC, todas as empresas recebem um peso amostral inicial, dado pela razão entre o tamanho populacional do estrato final e o seu tamanho de amostra correspondente. Após a primeira fase do controle da amostra, os pesos dos estratos amostrados podem sofrer alterações de forma a incorporar todas as correções decorrentes dessa etapa, quando então um novo peso é calculado para cada empresa, permanecendo com a mesma até uma nova seleção de amostra. Na expansão da amostra da PMC, é utilizado o estimador simples, a fim de se obterem totais para a variável investigada, sendo todos os cálculos necessários à estimação dos totais de interesse executados independentemente, dentro de cada estrato final.
Temas
Temas e subtemas
Comércio, Estatísticas econômicas setoriaisPrincipais variáveis
Receita bruta de revenda.Principais indicadores: Índice de Comércio Varejista, Índices de Comércio Varejista Ampliado.
Palavras-chave
Comércio varejista.Unidades de informação
Unidade de investigação
EmpresaUnidade de análise
EmpresaUnidade informante
Empresa.Períodos de referência
Data de início da coleta
02/02/2024Data do fim da coleta
01/03/2024Disseminação
Formas de disseminação
Publicação Digital (online), Publicação impressa, Banco Multidimensional de Estatísticas - BMENível de desagregação geográfica
Unidade da FederaçãoNível de divulgação
Para todas as atividades pesquisadas são produzidos indicadores para o Brasil, Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e Distrito Federal. Para as demais Unidades da Federação são produzidos indicadores gerais do comércio varejista.Instrumentos de coleta
Histórico
A primeira revisão da PMC nacional ocorreu em 2004, iniciando-se uma nova série de indicadores que abrange o período de janeiro de 2004 a dezembro de 2011, com base na média de 2003 (2003=100). Além da mudança de base e de atualização de amostra das empresas pesquisadas, a revisão introduziu os seguintes aperfeiçoamentos e expansões: Fortalecimento da articulação entre a PMC e a Pesquisa Anual de Comércio - PAC, definindo-se a amostra da PMC como subamostra do conjunto de empresas com 20 ou mais pessoas ocupadas da PAC; expansão da abrangência da PMC para incluir o comércio de material de construção; e ampliação da cobertura do grupo “Demais artigos de uso pessoal e doméstico” de forma a viabilizar a construção de indicadores específicos para os segmentos de “Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria”; “Livros, jornais, revistas e papelaria”; e “Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação”.
A segunda revisão da PMC nacional, com uma nova série de índices, passou a ser divulgada a partir de janeiro de 2012, apresenta as seguintes revisões metodológicas, em relação à série divulgada até dezembro de 2011: atualização da amostra de informantes para 5700 empresas, selecionadas a partir do cadastro das empresas com 20 ou mais pessoas ocupadas da PAC 2008; adoção da CNAE 2.0; incorporação da nova estrutura de pesos do IPCA, adotada a partir de janeiro de 2012, aos índices específicos de preços utilizados como deflatores, para obtenção de volume de vendas; a série encadeada desde janeiro de 2000 teve como período de referência, único, a média mensal dos índices de 2011=100; e a partir da divulgação dos números de junho de 2013, a atividade “Móveis e eletrodomésticos” passou a apresentar resultados desagregados em duas novas séries: “Móveis” e “Eletrodomésticos”.
Na terceira revisão em janeiro de 2017, o Sistema de Índices do Comércio Varejista iniciou uma nova série, que apresenta as seguintes revisões metodológicas: atualização da amostra de informantes para 6.157 empresas, a partir dos estratos certo (empresas com 20 ou mais pessoas ocupadas) e gerencial da PAC 2014; os índices de janeiro de 2017 em diante têm o ano-base em 2014; e a série completa dos índices (série encadeada) tem como período de referência (ano para o qual o índice é igual a 100) o ano de 2014.
Em 2023 ocorre a quarta revisão da PMC com atualização da amostra para 6770 empresas , a partir dos estratos certo (empresas com 20 ou mais pessoas ocupadas) e gerencial da PAC 2017, mudança de ano-base para o ano de 2022, inserção de novos estados do IPCA no deflacionamento dos indicadores e inclusão da nova série de 'Atacado especializado em Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo'.
Saiba mais
https://metadados.ibge.gov.br/consulta/estatisticos/operacoes-estatisticas/MCPublicações - Janeiro 2024
Indicadores IBGE : pesquisa mensal de comércio
Tipo de material: Periódico
Ano: 1995-
O que é
A Pesquisa Mensal de Comércio produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no País, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista. A pesquisa foi iniciada em janeiro de 1995, apenas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, produzindo indicadores de faturamento real e nominal, pessoal ocupado e salários e outras remunerações.
A partir de 1997, a pesquisa foi expandida para as Regiões Metropolitanas de Recife e Salvador. A versão da pesquisa com abrangência nacional teve início no ano 2000, produzindo indicadores de volume e de receita nominal, desagregados em cinco grupos de atividades, para o Brasil e os Estados do Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e Distrito Federal. Para as demais Unidades da Federação, são divulgados indicadores para o comércio varejista, sem desagregação.
A partir de janeiro de 2004, iniciou-se a série da pesquisa, com base 2003=100. O segmento "Demais artigos de uso pessoal e doméstico" foi desagregado, iniciando a série de indicadores para os segmentos de "Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos", "Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação", "Livros, jornais, revistas e papelaria" e "Outros artigos de uso pessoal e doméstico". A série 2003=100 expande a abrangência dos indicadores incluindo o comércio de material de construção e dá inicio à série de índices do Comércio Varejista Ampliado, que agrega, aos índices do varejo, as atividades "Veículos, motocicletas, partes e peças" e "Material de construção", que incluem o ramo atacadista.
A partir de 2005, iniciou-se o cálculo dos indicadores de receita nominal e de volume de vendas ajustados sazonalmente.
Em 2012, de janeiro em diante, iniciou-se nova série da pesquisa, com base 2011=100.
A partir de janeiro de 2017, iniciou-se uma nova série com ano-base em 2014.
Periodicidade: Mensal
Abrangência geográfica: Brasil e Unidades da Federação
Séries históricas
#seriehistorica201862154859599
#seriehistorica201862154754363
Downloads
Informações técnicas
Metodologia da pesquisa (Série Relatórios Metodológicos, v. 15)
- Pesquisa mensal de comércio, 6. ed., 2023
- Pesquisa mensal de comércio, 5. ed., 2020
- Pesquisa mensal de comércio, 4. ed., 2015
- Pesquisa mensal de comércio, 3. ed., 2004
- Pesquisa mensal de comércio, 2. ed., 2003
- Pesquisa mensal de comércio, 1. ed., 1996
Metodologia da pesquisa (versão preliminar)
As alterações ocorridas na pesquisa posteriormente à divulgação dos relatórios metodológicos são apresentadas sob a forma de Notas técnicas e/ou Notas metodológicas. As notas técnicas informam ou esclarecem questões pontuais sobre a pesquisa, enquanto as metodológicas abordam aspectos gerais dos aprimoramentos, atualizações e/ou revisões implementadas, bem como aspectos metodológicos complementares, cujos esclarecimentos tenham se tornado necessários antes da ocorrência de um novo volume formal da Série Relatórios Metodológicos.
Notas técnicas
- Nota técnica 002/2022 – Ajuste Sazonal
- Nota técnica 001/2022 – Atualização da Pesquisa Mensal de Comércio
- Nota técnica 001/2020 – Deflatores da Pesquisa
- Nota técnica 001/2018 – Ajuste sazonal
- Nota técnica 003/2017 - Revisão dos pesos do ano-base 2014
- Nota técnica 002/2017 - Encadeamento da série histórica
- Nota técnica 001/2017 – Início da nova série sobre o comércio varejista com ano-base 2014 = 100, com indicação das respectivas revisões metodológicas
- Nota técnica 002/2013 - Desagregação dos resultados da atividade “Móveis e eletrodomésticos” em duas novas séries (“Móveis” e “Eletrodomésticos”) a partir de junho de 2013
- Nota técnica 001/2013 - Desagregação dos resultados da atividade “Móveis e eletrodomésticos” em duas novas séries (“Móveis” e “Eletrodomésticos”) a partir de junho de 2013
- Nota técnica 001/2012 - Início da nova série sobre o comércio varejista com ano-base 2011 = 100, com indicação das respectivas revisões metodológicas
Notas metodológicas
- Notas metodológicas 001/2022 - Ajuste Sazonal
- Notas metodológicas 001/2018 - Atualizadas em 15.03.2018, com correções no ajuste sazonal
- Notas metodológicas - Atualizadas em 30.03.2017
- Notas metodológicas - Atualizadas em 14.05.2015
Notícias e Releases
Em outubro de 2024, vendas no varejo variam 0,4%
Em outubro de 2024, o volume de vendas do comércio varejista avançou 0,4% na comparação com setembro,...
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12/12/2024
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12/11/2024
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10/10/2024
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14/08/2024
Calendário
Próximas divulgações
Operação estatística | Previsão de divulgação |
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Pesquisa Mensal de Comércio Período de referência: 12/2024 | 13/02/2025 |
Divulgações anteriores
Operação estatística | Data da divulgação |
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Pesquisa Mensal de Comércio Período de referência: 8/2023 | 18/10/2023 |
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Pesquisa Mensal de Comércio Período de referência: 6/2023 | 09/08/2023 |
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Pesquisa Mensal de Comércio Período de referência: 4/2023 | 14/06/2023 |
Pesquisa Mensal de Comércio Período de referência: 3/2023 | 17/05/2023 |
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Pesquisa Mensal de Comércio Período de referência: 12/2022 | 09/02/2023 |
Pesquisa Mensal de Comércio Período de referência: 11/2022 | 11/01/2023 |
Pesquisa Mensal de Comércio Período de referência: 10/2022 | 08/12/2022 |
Pesquisa Mensal de Comércio Período de referência: 9/2022 | 09/11/2022 |
Pesquisa Mensal de Comércio Período de referência: 8/2022 | 07/10/2022 |
Pesquisa Mensal de Comércio Período de referência: 7/2022 | 14/09/2022 |
Pesquisa Mensal de Comércio Período de referência: 6/2022 | 10/08/2022 |
Pesquisa Mensal de Comércio Período de referência: 5/2022 | 13/07/2022 |
Pesquisa Mensal de Comércio Período de referência: 4/2022 | 10/06/2022 |
Pesquisa Mensal de Comércio Período de referência: 3/2022 | 10/05/2022 |
Pesquisa Mensal de Comércio Período de referência: 2/2022 | 13/04/2022 |
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Pesquisa Mensal de Comércio Período de referência: 6/2021 | 11/08/2021 |
Pesquisa Mensal de Comércio Período de referência: 5/2021 | 07/07/2021 |
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Pesquisa Mensal de Comércio Período de referência: 10/2020 | 10/12/2020 |
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Pesquisa Mensal de Comércio Período de referência: 12/2017 a 12/2017 | 09/02/2018 |
Pesquisa Mensal de Comércio Período de referência: 11/2017 a 11/2017 | 09/01/2018 |
Pesquisa Mensal de Comércio Período de referência: 10/2017 | 13/12/2017 |
Pesquisa Mensal de Comércio Período de referência: 9/2017 | 14/11/2017 |
Pesquisa Mensal de Comércio Período de referência: 8/2017 | 11/10/2017 |
Pesquisa Mensal de Comércio Período de referência: 7/2017 | 12/09/2017 |
Pesquisa Mensal de Comércio Período de referência: 6/2017 | 15/08/2017 |
Pesquisa Mensal de Comércio Período de referência: 7/2017 | 12/07/2017 |
Pesquisa Mensal de Comércio Período de referência: 4/2017 | 13/06/2017 |
Pesquisa Mensal de Comércio Período de referência: 3/2017 | 11/05/2017 |
Pesquisa Mensal de Comércio Período de referência: 2/2017 | 12/04/2017 |
Pesquisa Mensal de Comércio Período de referência: 1/2017 | 30/03/2017 |
Pesquisa Mensal de Comércio Período de referência: 12/2016 | 14/02/2017 |
Pesquisa Mensal de Comércio Período de referência: 11/2016 | 10/01/2017 |
Erramos
Substituição da Publicação completa em PDF da Pesquisa Mensal de Comércio referente a agosto de 2023
Data de publicação: 18/10/2023
Descrição: Foram publicados, no caderno mensal da pesquisa, dados errados no texto referente à seção regional, elencando equivocadamente as principais Unidades da Federação em termos de variação do mês contra o mês anterior, tanto para o comércio varejista quanto para o varejo ampliado. Além disso, na secção de síntese, o dado que indica a diferença de patamar do mês de agosto de 2023 para o ponto mais alto da série (outubro de 2020) também havia sido publicado com valor errado.
Ações: O arquivo com as devidas correções foi substituído no portal do IBGE em 18/10/2023 às 17h.
Substituição da Publicação completa em PDF da Pesquisa Mensal de Comércio referente a fevereiro de 2023
Data de publicação: 25/04/2023
Descrição:
Foram publicados no caderno mensal da pesquisa dados errados referentes à tabela 9, no anexo da publicação, cujo título é “Indicadores de Receita Nominal do Comércio Varejista e Comércio Varejista Ampliado, segundo atividades de divulgação”, às linhas de Comércio Varejista Ampliado, Veículos Automotores, Partes e Peças, Material de Construção, Atacado de Alimentos, Bebidas e Fumo.Ações: O arquivo com as devidas correções foi substituído no portal do IBGE em 25/04/2023 às 17h.
Correção nos indicadores de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos da PMC (maio de 2020)
Data de publicação: 25/09/2020
Descrição:
Foi identificado erro nos resultados revisados de maio em função de um carregamento indevido de um dado outlier que sobrescreveu o dado correto divulgado anteriormente causando um cálculo superestimado na atividade de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos do Rio Grande do Sul e Brasil.Ações: As tabelas Sidra da pesquisa foram corrigidas com os números corretos na unidade do Rio Grande do Sul e Brasil e os arquivos foram substituídos na área de download da pesquisa no portal do IBGE e na Agência de Notícias.
Substituição da Publicação completa em PDF da Pesquisa Mensal de Comércio
Data de publicação: 14/08/2020
Descrição:
Erro no conteúdo da tabela 8 do regional (Receita) referente a junho de 2020.Ações: O arquivo com as devidas correções foi substituído no portal do IBGE em 12/08/2020 às 18h.
Substituição da Publicação completa em PDF da Pesquisa Mensal de Comércio
Data de publicação: 13/11/2018
Descrição:
Erro no conteúdo de duas tabelas do regional (tabela 4 - Volume - Minas Gerais e tabela 9 - Receita - Espírito Santo) referentes a setembro de 2018.
Ações: O arquivo com as devidas correções foi substituído no portal do IBGE às 17h.Substituição da Publicação completa em PDF e 6 arquivos XLS da Pesquisa Mensal de Comércio
Data de publicação: 13/09/2018
Descrição:
O material foi disponibilizado no Portal com os valores referentes a junho/2018, sendo substituído às 9:15h pelos valores do mês de julho/2018.
Ações: Os arquivos corretos foram reenviados e substituídos no portal do IBGE, quinze minutos após a divulgação inicial.
Alteração na taxa de variação de volume das séries desagregadas de móveis e de eletrodomésticos na pesquisa mensal de comércio
Data de publicação: 12/04/2018
Descrição: Devido a problemas operacionais, as informações das séries desagregadas de móveis e de eletrodomésticos estão sendo retificadas no Sidra para os meses de janeiro, fevereiro e março de 2017. Todos os demais resultados permanecem inalterados.
Ações: As informações retificadas foram carregadas no SIDRA.
Substituição das notas metodológicas de Ajustamento sazonal da Pesquisa Mensal de Comércio
Data de publicação: 15/03/2018
Descrição: Correções nas especificações do Ajuste Sazonal, divulgadas em notas metodológicas, em 14 de março de 2018.
Ações: O arquivo foi substituído no Portal do IBGE.
Substituição da Publicação Completa em formato PDF da Pesquisa Mensal de Comércio - Janeiro 2017
Data de publicação: 31/03/2017
Descrição: As variações acumuladas no ano do volume de vendas do "Comércio varejista", “Comércio varejista ampliado", "Tecidos, vestuário e calçados" e "Artigos farmacêuticos e perfumaria" foram publicados com erro na tabela 1 dos comentários dos Indicadores IBGE - PMC. Esse arquivo se refere aos dados divulgados em 30 de março (caderno de janeiro). Quando da divulgação dos resultados de fevereiro, em 12 de abril, os dados de janeiro foram revisados (caderno de fevereiro).
Ações: O arquivo foi corrigido e substituído no portal IBGE
Correção da tabela 1 na notícia da Pesquisa Mensal do Comércio de janeiro de 2017, divulgada em 30/03/2017.
Data de publicação: 30/03/2017
Descrição: A tabela 1 da notícia de divulgação dos resultados da Pesquisa Mensal do Comércio de janeiro de 2017 foi corrigida devido a uma correção na mesma tabela da Publicação Completa em PDF desta pesquisa.
Ações: Correção da tabela na notícia divulgada.
Substituição da "Publicação completa" (em formato pdf) dos Indicadores IBGE - Pesquisa Mensal de Comércio - Dezembro 2016
Data de publicação: 14/02/2017
Descrição: As variações “mês/mês anterior” com ajuste sazonal do volume de vendas e da receita nominal do "Comércio varejista" para o Brasil, Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Sergipe, Minas Gerais, Espírito Santo e Mato Grosso foram publicadas com erro de arredondamento.
Ações: O arquivo foi corrigido e substituído no portal IBGE.
Portaria de precedência
Divulgação dos resultados de indicadores conjunturais
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
GABINETE DO MINISTRO
PORTARIA Nº 355, DE 5 DE NOVEMBRO DE 2007
(Publicada no Diário Oficial da União nº 213, Seção 1, de 06.11.2007)
O MINISTRO DE ESTADO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO, no uso das atribuições que lhe confere o inciso II, do artigo 87 da Constituição Federal, resolve:
Art. 1º - A divulgação dos resultados de indicadores conjunturais produzidos pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE seguirá as seguintes etapas:
I - às sete horas do dia da divulgação serão encaminhados os resultados, acompanhados de um sumário-executivo elaborado pelo IBGE, para as autoridades da lista de precedência;
II - às nove horas do dia da divulgação serão encaminhados os resultados para os órgãos de imprensa e disseminados na Internet, através do sítio https://www.ibge.gov.br.
§ 1º. Os técnicos do IBGE estarão disponíveis para prestar esclarecimentos aos usuários sobre os resultados da pesquisa divulgada a partir do encaminhamento de que trata o inciso II do caput.
§ 2º. O disposto nesta portaria aplica-se a qualquer indicador conjuntural produzido pelo IBGE, especialmente aos seguintes:
I - Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC);
II - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA);
III - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - Especial (IPCA-E);
IV - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15);
V - Pesquisa Mensal de Emprego (PME);
VI - Contas Nacionais Trimestrais;
VII - Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Brasil (PIM-PF Brasil);
VIII - Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional);
IX - Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário - (PIMES);
X - Pesquisa Mensal de Comércio (PMC);
XI - Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI);
XII - Conjuntura Agropecuária (Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - mensal; Pesquisa Trimestral de Abate de Animais; Pesquisa Trimestral de Leite; Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos de Galinha; Pesquisa Trimestral do Couro).
Art. 2° - A relação das autoridades constantes da lista de precedência específica a cada pesquisa de indicadores conjunturais, será divulgada por intermédio de Nota Oficial da Instituição e disseminada no portal do IBGE na Internet, através do sítio https://www.ibge.gov.br
Art. 3º - As autoridades constantes da lista de precedência deverão observar o mais rigoroso sigilo das informações referentes aos indicadores de que trata esta Portaria, nos termos do disposto na Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.
Art. 4º - Revogam-se as Portarias nº 164/MP, de 20 de dezembro de 1999, e nº 167/MP, de 5 de setembro de 2003.
Art. 5º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
PAULO BERNARDO SILVA
O IBGE divulga a relação das autoridades que recebem com precedência os resultados das pesquisas conjunturais produzidas por esta Instituição:
Ministra do Planejamento e Orçamento – Simone Nassar Tebet Rocha
- Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)
- Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
- Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - Especial (IPCA-E)
- Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15)
- Contas Nacionais Trimestrais
- Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Brasil (PIM-PF Brasil)
- Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional)
- Pesquisa Mensal de Comércio (PMC)
- Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)
- Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI)
- Conjuntura Agropecuária
- Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - mensal
- Pesquisa Trimestral de Abate de Animais
- Pesquisa Trimestral de Leite
- Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos de Galinha
- Pesquisa Trimestral do Couro
- Índice de Preços ao Produtor - Indústrias Extrativas e de Transformação (IPP)
- Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua)
Ministro da Fazenda – Fernando Haddad
- Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)
- Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
- Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - Especial (IPCA-E)
- Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15)
- Contas Nacionais Trimestrais
- Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Brasil (PIM-PF Brasil)
- Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional)
- Pesquisa Mensal de Comércio (PMC)
- Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)
- Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI)
- Conjuntura Agropecuária
- Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - mensal
- Pesquisa Trimestral de Abate de Animais
- Pesquisa Trimestral de Leite
- Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos de Galinha
- Pesquisa Trimestral do Couro
- Índice de Preços ao Produtor - Indústrias Extrativas e de Transformação (IPP)
- Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua)
Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços - Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho
- Contas Nacionais Trimestrais
- Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Brasil (PIM-PF Brasil)
- Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional)
- Pesquisa Mensal de Comércio (PMC)
- Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)
- Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua)
Presidente do Banco Central - Roberto de Oliveira Campos Neto
- Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)
- Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
- Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - Especial (IPCA-E)
- Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15)
- Contas Nacionais Trimestrais
- Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Brasil (PIM-PF Brasil)
- Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional)
- Pesquisa Mensal de Comércio (PMC)
- Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)
- Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI)
- Conjuntura Agropecuária
- Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - mensal
- Pesquisa Trimestral de Abate de Animais
- Pesquisa Trimestral de Leite
- Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos de Galinha
- Pesquisa Trimestral do Couro
- Índice de Preços ao Produtor - Indústrias Extrativas e de Transformação (IPP)
- Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua)
Presidente da Caixa Econômica Federal - Carlos Antônio Vieira Fernandes
- Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI)
Chefe de Gabinete Adjunto de Informações em Apoio à Decisão do Gabinete Pessoal do Presidente da República - Sandra Márcia Chagas Brandão
- Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)
- Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
- Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - Especial (IPCA-E)
- Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15)
- Contas Nacionais Trimestrais
- Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Brasil (PIM-PF Brasil)
- Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional)
- Pesquisa Mensal de Comércio (PMC)
- Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)
- Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI)
- Conjuntura Agropecuária
- Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - mensal
- Pesquisa Trimestral de Abate de Animais
- Pesquisa Trimestral de Leite
- Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos de Galinha
- Pesquisa Trimestral do Couro
- Índice de Preços ao Produtor - Indústrias Extrativas e de Transformação (IPP)
- Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua)
Presidente do IBGE
Marcio Pochmann
Atualizado em 1º de dezembro de 2023
Divulgação dos resultados de indicadores estruturais
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
GABINETE DO MINISTRO
PORTARIA Nº 15, DE 27 DE JANEIRO DE 2005
(Publicada no Diário Oficial da União edição número 20 de 28/01/2005)
O MINISTRO DE ESTADO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO, INTERINO, no uso das atribuições que lhe confere o art. 87, parágrafo único, incisos I e II, da Constituição e considerando o disposto no art. 27, inciso XVII, alínea "c", da Lei nº 10.683, de 28 de maio de 2003, resolve:
Art. 1º - Disciplinar os procedimentos a serem observados na divulgação dos resultados de indicadores estruturais produzidos pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.
Art. 2º Os resultados serão encaminhados pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE ao Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, com antecedência mínima de quarenta e oito horas do horário fixado no art. 3º, inciso I, desta Portaria.
Art. 3º No dia da divulgação dos resultados dos indicadores de que trata esta Portaria, serão observados:
I - liberação para a imprensa e disponibilização pela Internet, no endereço: (https://www.ibge.gov.br), às 10 horas;
II - os técnicos do IBGE somente poderão prestar esclarecimentos sobre os resultados dos indicadores estruturais após a liberação e publicação na forma do inciso I.
Art. 4º Os servidores que tenham conhecimento prévio dos resultados deverão manter rigoroso sigilo, sob pena de responsabilidade nos termos da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.
Art. 5º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
NELSON MACHADO