Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Matriz de Insumo-Produto

Sobre - 2000/2005

A nova série do Sistema de Contas Nacionais, divulgada em 2007, passou a incorporar, integralmente, os resultados de pesquisas agropecuárias, como o Censo Agropecuário 1995-1996, de pesquisas econômicas anuais nas áreas de Indústria, Construção Civil, Comércio e Serviços, e de pesquisas populacionais, como a Pesquisa de Orçamentos Familiares 2002-2003, entre outras investigadas pelo IBGE. Além das informações internas, foram utilizadas, também, informações anuais de outras Instituições, como a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica, obtidas pela Secretaria da Receita Federal. Esta nova série tem como referência inicial o ano 2000 e caracteriza-se pelo maior detalhamento de atividades econômicas e produtos para as Tabelas de Recursos e Usos, e de setores institucionais para as Contas Econômicas Integradas.

Dando continuidade ao aprimoramento do Sistema de Contas Nacionais, o IBGE divulga, nesta publicação, a Matriz de Insumo-Produto para os anos 2000 e 2005, cujos resultados proporcionam uma visão detalhada da estrutura produtiva brasileira e permitem avaliar o grau de interligação setorial da economia bem como os impactos de variações na demanda final dos produtos, nos respectivos períodos de referência, mediante a identificação dos diversos fluxos de produção de bens.

Os resultados, apresentados para 12 atividades econômicas e 12 produtos, são precedidos de informações metodológicas sobre o modelo no qual o IBGE baseou-se para o cálculo das matrizes de coeficientes técnicos para 2000 e 2005, bem como sobre os procedimentos utilizados na adaptação de sugestões teóricas à realidade brasileira. O CD-ROM que acompanha a publicação contém, além das informações do volume impresso, tabelas com resultados para 55 atividades econômicas e 110 produtos.

O que é

Dando continuidade ao aprimoramento do Sistema de Contas Nacionais - referência 2010, o IBGE divulga, nesta publicação, a Matriz de Insumo-Produto 2015, elaborada a partir das Tabelas de Recursos e Usos - TRU disponibilizadas em novembro de 2017.  Seus resultados proporcionam uma visão detalhada da estrutura produtiva brasileira e permitem avaliar o grau de interligação setorial da economia e também os impactos de variações na demanda final dos produtos, mediante a identificação dos diversos fluxos de produção de bens e serviços. Nessa publicação, são apresentados os resultados para 12 atividades econômicas e 12 produtos, considerações metodológicas sobre o modelo matemático no qual o IBGE se baseou para o cálculo da matriz de coeficientes técnicos, bem como os procedimentos utilizados na adaptação de sugestões teóricas à realidade brasileira.

O Sistema de Contas Nacionais - referência 2010 segue as recomendações internacionais contidas no manual System of national accounts 2008, SNA 2008, e apresenta as informações segundo uma classificação de produtos e atividades integrada com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0 do IBGE. 

No portal do IBGE na Internet, podem ser consultadas, adicionalmente, tabelas com maior nível de detalhamento, nas seguintes versões: 20 atividades por 20 produtos e 67 atividades por 127 produtos.

Downloads

Informações técnicas

Metodologia (Série Relatórios Metodológicos, v. 18)

Metodologia (Série Relatórios Metodológicos, v. 7)


As alterações ocorridas na elaboração das Matrizes de Insumo-Produto posteriormente à divulgação dos relatórios metodológicos são apresentadas sob a forma de Notas técnicas, quando da divulgação de seus resultados. 

Notícias e Releases

IBGE disponibiliza Matriz de Insumo-Produto 2015

O IBGE disponibiliza hoje os resultados da Matriz de Insumo-Produto para o ano 2015, elaborada a partir...

03/08/2018

IBGE disponibiliza Matriz de Insumo-Produto 2010

IBGE disponibiliza Matriz de Insumo-Produto 2010 O IBGE disponibiliza hoje os resultados da Matriz...

28/09/2016

Ver mais notícias

Erramos