Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Reformulação das Pesquisas Domiciliares Amostrais do IBGE

Sobre - VIII Fórum SIPD - Julho de 2010

O oitavo seminário do Sistema Integrado de Pesquisas Domiciliares, realizado no dia 09 de julho de 2010, no Rio de Janeiro, deu continuidade ao processo de discussão desse novo modelo de realização de pesquisas domiciliares por amostragem. Os principais tópicos abordados foram:

  • As variáveis do Núcleo Básico do SIPD e a investigação do tema Rendimento neste núcleo, na PNAD Contínua e na POF Simplificada.
  • Os testes da PNAD Contínua e da Pesquisa de Uso do Tempo.
  • Projeto Mercosul - Os principais aspectos a harmonizar nas estatísticas de trabalho e de rendimento e o impacto sobre a PNAD Contínua, as POFs e outras investigações sobre estes temas.
  • Comitê de Estatísiticas Sociais.
  • Pesquisa Nacional de Saúde - Principais avanços.
  • Classificação de Ocupações Domiciliares – COD, principais diferenças entre a COD e a CBO DomiciliarTambém foram apresentados.
  • POF 2008/2009 - Principais resultados e programa de divulgação.

Neste fórum, também foram apresentados informes gerais sobre projeto e sobre o estágio atual do teste da POF simplificada.

Oitavo Fórum SIPD - 9 de julho de 2010

O que é

A demanda crescente por informações socioeconômicas e demográficas tem sido uma realidade para os Institutos Oficiais de Estatística em todo mundo, caracterizando um imenso desafio, pois ocorre num contexto de recursos cada vez mais limitados.

A ampliação das informações ofertadas deve contemplar a inclusão de novos temas e, para aqueles já pesquisados, deve propiciar o aprofundamento, permitir a investigação em intervalos de tempo mais curtos ou buscar a regularidade dos levantamentos.

Uma solução para adequar os institutos de estatística a esta nova realidade, tem sido a adoção de modelos que contemplam a concepção sistêmica, com a produção de fontes de informações e bases de dados integradas.

As reformulações metodológicas e de abrangência das principais pesquisas domiciliares do IBGE, como a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), a Pesquisa Mensal do Emprego (PME), Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) e a Pesquisa da Economia Informal Urbana (ECINF) sempre ocorreram isoladamente. No entanto, ao longo dos últimos anos, o IBGE vem desenvolvendo o Sistema Integrado de Pesquisas Domiciliares (SIPD), onde cada tema investigado será parte de um sistema integrado de indicadores socioeconômicos e demográficos. O planejamento, a execução, a disseminação e a análise dos resultados das diversas pesquisas serão conduzidos de forma associada, otimizando recursos e facilitando o atendimento de novas demandas.

O modelo proposto pelo IBGE engloba:

  • Adoção de cadastros de seleção e de desenhos de amostras compartilhados, visando à otimização da produção de informações estatísticas a partir de pesquisas domiciliares.
  • Harmonização de conceitos, variáveis e classificações nas diversas investigações componentes do SIPD, visando a facilitar a análise comparativa de resultados.
  • Harmonização dos processos de crítica, imputação, tabulação, sempre que pertinente.
  • Ampliar a utilização de tecnologias de captura de dados, integrando a tomada de decisão sobre a tecnologia mais adequada (PDA, Notebook, Telefone assistida por computador).
  • Criar condições para implementar estudos longitudinais.
  • Produção de Indicadores de curto prazo sobre trabalho e rendimentos com abrangência nacional e com detalhamento por Unidade da Federação.
  • Produção de informações contínuas sobre consumo, visando, principalmente, realizar estudos sobre Condições de Vida, atualizar mensuração de pobreza, das contas nacionais e da inflação.
  • Flexibilidade para inclusão de novos temas como: Vitimização,  Uso do Tempo.
  • Detalhamento de temas já investigados pelo IBGE como: Saúde e Educação.
  • Regularidade na investigação de temas como: Segurança Alimentar, Acesso a Transferência de Rendimentos de  Programas Sociais e Saúde, Trabalho Infantil.

O núcleo temático deste sistema será formado pela PNAD Contínua, pesquisa que integrará a PNAD e a PME, e o esquema de POFs Contínuas, composto pela POF completa, realizada a cada 5 anos, e a POF Simplificada, que será contínua. Estas pesquisas, por serem contínuas e de múltiplos propósitos, serão veículos naturais para as investigações suplementares.

O planejamento do SIPD requer intenso contato com usuários e produtores de informações. Neste sentido, as etapas alcançadas no desenvolvimento do SIPD têm sido apresentadas em seminários e congressos promovidos pelo IBGE ou por outras instituições.

Com isso, são assegurados aos usuários, o acompanhamento e a avaliação dos caminhos adotados na construção deste novo projeto.

II Encontro Nacional de Produtores e Usuários de Informações Sociais, Econômicas e Territoriais (CONFEST/CONFEGE). Agosto de 2006.

 Neste evento, o projeto SIPD foi objeto de várias mesas. Ali foram abordados os aspectos amostrais propostos para o novo sistema de pesquisas e as linhas temáticas referentes aos indicadores conjunturais sobre trabalho. O andamento do projeto, tanto em termos operacionais quanto temático, contou com a participação de especialistas no uso dos microdados das pesquisas domiciliares por amostragem, de representantes do Ministério do Trabalho e Emprego e do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome,  além de um consultor da Organização Internacional do Trabalho.