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PME - Pesquisa Mensal de Emprego
Principais resultados - Fevereiro 2016
#seriehistorica201782155458997
#tabelasidra2017821654284
#seriehistorica20178216236880
O IBGE adota uma política de revisão de dados divulgados desta operação estatística. Por revisão de dados entende-se toda e qualquer revisão programada de dados numéricos, em que são disponibilizadas novas informações que não estavam acessíveis quando da primeira divulgação, tais como: um dado tardio que substitui uma não resposta; ou um dado corrigido pelo próprio informante; ou um conjunto de dados que foi submetido a processo de crítica e imputação. Para informações mais detalhadas sobre a política de revisão de dados divulgados das operações estatísticas do IBGE, consultar a relação das pesquisas conjunturais, estruturais e especiais realizadas pelo Instituto, com o respectivo procedimento de revisão adotado, no endereço: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101637.
Tabelas - Fevereiro 2016
Rendimento Médio Nominal
Especificação | Estimativas - em reais | ||
---|---|---|---|
Habitualmente Recebido por Mês - Trab. Principal | fev/15 | jan/16 | fev/16 |
Pessoas Ocupadas(*) | 2.170,10 | 2.242,90 | 2.227,50 |
Empregados no Setor Privado(**) | 1.918,10 | 1.982,40 | 1.998,10 |
Empregados no Setor Público | 3.392,70 | 3.641,10 | 3.658,50 |
Posição na Ocupação - Setor Privado(*) - Trab. Principal | |||
Empregados com Carteira de Trabalho Assinada(***) | 1.979,90 | 2.045,60 | 2.055,40 |
Empregados sem Carteira de Trabalho Assinada(**) | 1.552,80 | 1.598,10 | 1.631,90 |
Conta Própria | 1.858,40 | 2.042,70 | 1.985,30 |
Efetivamente Recebido no Mês de Referência - Trab. Principal | jan/15 | dez/15 | jan/16 |
Pessoas Ocupadas(*) | 2.172,90 | 2.743,00 | 2.231,60 |
Empregados no Setor Privado(**) | 1.923,50 | 2.567,70 | 2.003,90 |
Empregados no Setor Público | 3.410,10 | 4.713,40 | 3.691,20 |
Posição na Ocupação - Setor Privado - Trab. Principal | |||
Empregados com Carteira de Trabalho Assinada(***) | 1.986,60 | 2.701,60 | 2.062,00 |
Empregados sem Carteira de Trabalho Assinada(**) | 1.551,00 | 1.753,40 | 1.633,20 |
Conta Própria | 1.844,10 | 2.120,00 | 1.965,70 |
(*) Exclusive Trabalhadores Não Remunerados
(**) Exclusive Trabalhadores Domésticos e Trabalhadores Não Remunerados de Membro da Unidade Domiciliar que era Empregado
(***) Exclusive Trabalhadores Domésticos
Especificação | Estimativas - em reais | ||
---|---|---|---|
Habitualmente Recebido por Mês - Trab. Principal | fev/15 | jan/16 | fev/16 |
Pessoas Ocupadas(*) | 1.702,20 | 1.619,20 | 1.653,60 |
Empregados no Setor Privado(**) | 1.455,60 | 1.512,60 | 1.527,90 |
Empregados no Setor Público | 3.408,90 | 3.170,20 | 3.421,80 |
Posição na Ocupação - Setor Privado(*) - Trab. Principal | |||
Empregados com Carteira de Trabalho Assinada(***) | 1.551,50 | 1.611,10 | 1.608,20 |
Empregados sem Carteira de Trabalho Assinada(**) | 1.041,20 | 1.064,50 | 1.144,10 |
Conta Própria | 1.208,60 | 1.223,50 | 1.295,00 |
Efetivamente Recebido no Mês de Referência - Trab. Principal | jan/15 | dez/15 | jan/16 |
Pessoas Ocupadas(*) | 1.692,50 | 1.795,40 | 1.646,70 |
Empregados no Setor Privado(**) | 1.452,70 | 1.725,90 | 1.524,90 |
Empregados no Setor Público | 3.410,60 | 3.611,10 | 3.404,30 |
Posição na Ocupação - Setor Privado - Trab. Principal | |||
Empregados com Carteira de Trabalho Assinada(***) | 1.550,90 | 1.862,70 | 1.601,50 |
Empregados sem Carteira de Trabalho Assinada(**) | 1.028,00 | 1.103,80 | 1.158,70 |
Conta Própria | 1.203,40 | 1.248,20 | 1.282,80 |
(*) Exclusive Trabalhadores Não Remunerados
(**) Exclusive Trabalhadores Domésticos e Trabalhadores Não Remunerados de Membro da Unidade Domiciliar que era Empregado
(***) Exclusive Trabalhadores Domésticos
Especificação: | Estimativas - em reais | ||
---|---|---|---|
Habitualmente Recebido por Mês- Trab. Principal | fev/15 | jan/16 | fev/16 |
Pessoas Ocupadas(*) | 2.021,90 | 2.006,70 | 2.073,40 |
Empregados no Setor Privado(**) | 1.668,80 | 1.737,80 | 1.770,70 |
Empregados no Setor Público | 3.471,70 | 3.193,60 | 3.520,50 |
Posição na Ocupação - Setor Privado(*) - Trab. Principal | |||
Empregados com Carteira de Trabalho Assinada(***) | 1.715,40 | 1.805,40 | 1.815,60 |
Empregados sem Carteira de Trabalho Assinada(**) | 1.356,30 | 1.259,30 | 1.430,00 |
Conta Própria | 1.948,90 | 1.915,70 | 1.860,30 |
Efetivamente Recebido no Mês de Referência - Trab. Principal | jan/15 | dez/15 | jan/16 |
Pessoas Ocupadas(*) | 2.029,00 | 2.448,50 | 2.071,20 |
Empregados no Setor Privado(**) | 1.679,80 | 2.221,10 | 1.768,80 |
Empregados no Setor Público | 3.486,20 | 4.208,80 | 3.546,30 |
Posição na Ocupação - Setor Privado - Trab. Principal | |||
Empregados com Carteira de Trabalho Assinada(***) | 1.728,50 | 2.339,40 | 1.814,60 |
Empregados sem Carteira de Trabalho Assinada(**) | 1.354,20 | 1.384,00 | 1.421,00 |
Conta Própria | 1.929,70 | 2.014,10 | 1.836,40 |
(*) Exclusive Trabalhadores Não Remunerados
(**) Exclusive Trabalhadores Domésticos e Trabalhadores Não Remunerados de Membro da Unidade Domiciliar que era Empregado
(***) Exclusive Trabalhadores Domésticos
Especificação: | Estimativas - em reais | ||
---|---|---|---|
Habitualmente Recebido por Mês - Trab. Principal | fev/15 | jan/16 | fev/16 |
Pessoas Ocupadas(*) | 1.654,40 | 1.699,00 | 1.647,80 |
Empregados no Setor Privado(**) | 1.396,40 | 1.390,80 | 1.375,00 |
Empregados no Setor Público | 2.914,80 | 3.294,10 | 3.246,00 |
Posição na Ocupação - Setor Privado(*) - Trab. Principal | |||
Empregados com Carteira de Trabalho Assinada(***) | 1.469,50 | 1.447,40 | 1.435,20 |
Empregados sem Carteira de Trabalho Assinada(**) | 987,20 | 1.084,30 | 1.006,80 |
Conta Própria | 1.270,00 | 1.270,00 | 1.229,80 |
Efetivamente Recebido no Mês de Referência-Trab. Principal | jan/15 | dez/15 | jan/16 |
Pessoas Ocupadas(*) | 1.656,20 | 2.301,80 | 1.660,00 |
Empregados no Setor Privado(**) | 1.405,00 | 2.007,10 | 1.393,10 |
Empregados no Setor Público | 2.919,20 | 4.827,90 | 3.302,20 |
Posição na Ocupação - Setor Privado - Trab. Principal | |||
Empregados com Carteira de Trabalho Assinada(***) | 1.478,50 | 2.157,10 | 1.457,40 |
Empregados sem Carteira de Trabalho Assinada(**) | 993,20 | 1.195,60 | 999,40 |
Conta Própria | 1.258,80 | 1.338,70 | 1.214,40 |
(*) Exclusive Trabalhadores Não Remunerados
(**) Exclusive Trabalhadores Domésticos e Trabalhadores Não Remunerados de Membro da Unidade Domiciliar que era Empregado
(***) Exclusive Trabalhadores Domésticos
Especificação | Estimativas - em reais | ||
---|---|---|---|
Habitualmente Recebido por Mês - Trab. Principal | fev/15 | jan/16 | fev/16 |
Pessoas Ocupadas(*) | 2.391,00 | 2.432,20 | 2.434,90 |
Empregados no Setor Privado(**) | 2.035,00 | 2.095,60 | 2.126,80 |
Empregados no Setor Público | 3.934,40 | 4.101,70 | 4.272,80 |
Posição na Ocupação - Setor Privado(*) - Trab. Principal | |||
Empregados com Carteira de Trabalho Assinada(***) | 2.114,30 | 2.166,60 | 2.203,00 |
Empregados sem Carteira de Trabalho Assinada(**) | 1.595,40 | 1.691,50 | 1.671,80 |
Conta Própria | 1.891,90 | 2.153,00 | 2.070,20 |
Efetivamente Recebido no Mês de Referência - Trab. Principal | jan/15 | dez/15 | jan/16 |
Pessoas Ocupadas(*) | 2.396,30 | 2.803,20 | 2.435,10 |
Empregados no Setor Privado(**) | 2.039,00 | 2.520,40 | 2.129,30 |
Empregados no Setor Público | 3.944,80 | 4.872,10 | 4.281,30 |
Posição na Ocupação - Setor Privado - Trab. Principal | |||
Empregados com Carteira de Trabalho Assinada(***) | 2.117,80 | 2.640,80 | 2.206,20 |
Empregados sem Carteira de Trabalho Assinada(**) | 1.602,10 | 1.835,10 | 1.670,60 |
Conta Própria | 1.895,60 | 2.237,20 | 2.056,40 |
(*) Exclusive Trabalhadores Não Remunerados
(**) Exclusive Trabalhadores Domésticos e Trabalhadores Não Remunerados de Membro da Unidade Domiciliar que era Empregado
(***) Exclusive Trabalhadores Domésticos
Especificação | Estimativas - em reais | ||
---|---|---|---|
Habitualmente Recebido por Mês - Trab. Principal | fev/15 | jan/16 | fev/16 |
Pessoas Ocupadas(*) | 2.247,60 | 2.377,10 | 2.324,10 |
Empregados no Setor Privado(**) | 2.085,80 | 2.148,50 | 2.160,50 |
Empregados no Setor Público | 2.870,40 | 3.467,80 | 3.135,30 |
Posição na Ocupação - Setor Privado(*) - Trab. Principal | |||
Empregados com Carteira de Trabalho Assinada(***) | 2.137,70 | 2.199,70 | 2.208,50 |
Empregados sem Carteira de Trabalho Assinada(**) | 1.760,00 | 1.821,10 | 1.841,00 |
Conta Própria | 2.057,00 | 2.309,90 | 2.238,30 |
Efetivamente Recebido no Mês de Referência - Trab. Principal | jan/15 | dez/15 | jan/16 |
Pessoas Ocupadas(*) | 2.250,60 | 2.979,10 | 2.327,80 |
Empregados no Setor Privado(**) | 2.091,60 | 2.863,20 | 2.166,10 |
Empregados no Setor Público | 2.877,80 | 4.773,00 | 3.148,60 |
Posição na Ocupação - Setor Privado - Trab. Principal | |||
Empregados com Carteira de Trabalho Assinada(***) | 2.144,10 | 2.995,10 | 2.214,70 |
Empregados sem Carteira de Trabalho Assinada(**) | 1.762,10 | 2.019,30 | 1.842,50 |
Conta Própria | 2.038,50 | 2.394,60 | 2.221,50 |
(*) Exclusive Trabalhadores Não Remunerados
(**) Exclusive Trabalhadores Domésticos e Trabalhadores Não Remunerados de Membro da Unidade Domiciliar que era Empregado
(***) Exclusive Trabalhadores Domésticos
Especificação | Estimativas - em reais | ||
---|---|---|---|
Habitualmente Recebido por Mês - Trab. Principal | fev/15 | jan/16 | fev/16 |
Pessoas Ocupadas(*) | 2.148,30 | 2.257,10 | 2.278,80 |
Empregados no Setor Privado(**) | 1.743,40 | 1.868,40 | 1.851,30 |
Empregados no Setor Público | 3.661,10 | 3.835,60 | 4.051,00 |
Posição na Ocupação - Setor Privado(*) - Trab. Principal | |||
Empregados com Carteira de Trabalho Assinada(***) | 1.780,00 | 1.928,50 | 1.892,20 |
Empregados sem Carteira de Trabalho Assinada(**) | 1.527,20 | 1.467,20 | 1.574,10 |
Conta Própria | 1.978,30 | 2.101,80 | 2.170,70 |
Efetivamente Recebido no Mês de Referência - Trab. Principal | jan/15 | dez/15 | jan/16 |
Pessoas Ocupadas(*) | 2.150,70 | 2.866,60 | 2.306,50 |
Empregados no Setor Privado(**) | 1.748,50 | 2.556,40 | 1.875,30 |
Empregados no Setor Público | 3.759,60 | 5.218,00 | 4.249,40 |
Posição na Ocupação - Setor Privado - Trab. Principal | |||
Empregados com Carteira de Trabalho Assinada(***) | 1.792,50 | 2.697,20 | 1.918,20 |
Empregados sem Carteira de Trabalho Assinada(**) | 1.488,10 | 1.615,00 | 1.584,70 |
Conta Própria | 1.914,90 | 2.159,00 | 2.109,80 |
(*) Exclusive Trabalhadores Não Remunerados
(**) Exclusive Trabalhadores Domésticos e Trabalhadores Não Remunerados de Membro da Unidade Domiciliar que era Empregado
(***) Exclusive Trabalhadores Domésticos
Rendimento Médio Real
Especificação | Estimativas - em reais | ||
---|---|---|---|
Habitualmente Recebido por Mês - Trab. Principal | fev/15 | jan/16 | fev/16 |
Pessoas Ocupadas(*) | 2.407,53 | 2.262,51 | 2.227,50 |
Empregados no Setor Privado(**) | 2.127,96 | 1.999,73 | 1.998,10 |
Empregados no Setor Público | 3.763,90 | 3.672,93 | 3.658,50 |
Posição na Ocupação - Setor Privado(*) - Trab. Principal | |||
Empregados com Carteira de Trabalho Assinada(***) | 2.196,52 | 2.063,48 | 2.055,40 |
Empregados sem Carteira de Trabalho Assinada(**) | 1.722,69 | 1.612,07 | 1.631,90 |
Conta Própria | 2.061,73 | 2.060,56 | 1.985,30 |
Efetivamente Recebido no Mês de Referência - Trab. Principal | jan/15 | dez/15 | jan/16 |
Pessoas Ocupadas(*) | 2.438,86 | 2.813,93 | 2.251,11 |
Empregados no Setor Privado(**) | 2.158,93 | 2.634,10 | 2.021,42 |
Empregados no Setor Público | 3.827,49 | 4.835,29 | 3.723,47 |
Posição na Ocupação - Setor Privado - Trab. Principal | |||
Empregados com Carteira de Trabalho Assinada(***) | 2.229,76 | 2.771,46 | 2.080,02 |
Empregados sem Carteira de Trabalho Assinada(**) | 1.740,84 | 1.798,74 | 1.647,48 |
Conta Própria | 2.069,82 | 2.174,82 | 1.982,88 |
(*) Exclusive Trabalhadores Não Remunerados
(**) Exclusive Trabalhadores Domésticos e Trabalhadores Não Remunerados de Membro da Unidade Domiciliar que era Empregado
(***) Exclusive Trabalhadores Domésticos
Especificação: | Estimativas - em reais | ||
---|---|---|---|
Habitualmente Recebido por Mês - Trab. Principal | fev/15 | jan/16 | fev/16 |
Pessoas Ocupadas(*) | 1.890,05 | 1.643,65 | 1.653,60 |
Empregados no Setor Privado(**) | 1.616,24 | 1.535,44 | 1.527,90 |
Empregados no Setor Público | 3.785,11 | 3.218,07 | 3.421,80 |
Posição na Ocupação - Setor Privado(*) - Trab. Principal | |||
Empregados com Carteira de Trabalho Assinada(***) | 1.722,72 | 1.635,43 | 1.608,20 |
Empregados sem Carteira de Trabalho Assinada(**) | 1.156,11 | 1.080,57 | 1.144,10 |
Conta Própria | 1.341,98 | 1.241,97 | 1.295,00 |
Efetivamente Recebido no Mês de Referência - Trab. Principal | jan/15 | dez/15 | jan/16 |
Pessoas Ocupadas(*) | 1.909,54 | 1.860,24 | 1.671,57 |
Empregados no Setor Privado(**) | 1.638,99 | 1.788,23 | 1.547,93 |
Empregados no Setor Público | 3.847,96 | 3.741,51 | 3.455,70 |
Posição na Ocupação - Setor Privado - Trab. Principal | |||
Empregados com Carteira de Trabalho Assinada(***) | 1.749,78 | 1.929,97 | 1.625,68 |
Empregados sem Carteira de Trabalho Assinada(**) | 1.159,83 | 1.143,66 | 1.176,20 |
Conta Própria | 1.357,72 | 1.293,28 | 1.302,17 |
(*) Exclusive Trabalhadores Não Remunerados
(**) Exclusive Trabalhadores Domésticos e Trabalhadores Não Remunerados de Membro da Unidade Domiciliar que era Empregado
(***) Exclusive Trabalhadores Domésticos
Especificação: | Estimativas - em reais | ||
---|---|---|---|
Habitualmente Recebido por Mês- Trab. Principal | fev/15 | jan/16 | fev/16 |
Pessoas Ocupadas(*) | 2.223,65 | 2.023,76 | 2.073,40 |
Empregados no Setor Privado(**) | 1.835,32 | 1.752,57 | 1.770,70 |
Empregados no Setor Público | 3.818,12 | 3.220,75 | 3.520,50 |
Posição na Ocupação - Setor Privado(*) - Trab. Principal | |||
Empregados com Carteira de Trabalho Assinada(***) | 1.886,57 | 1.820,75 | 1.815,60 |
Empregados sem Carteira de Trabalho Assinada(**) | 1.491,64 | 1.270,00 | 1.430,00 |
Conta Própria | 2.143,37 | 1.931,98 | 1.860,30 |
Efetivamente Recebido no Mês de Referência - Trab. Principal | jan/15 | dez/15 | jan/16 |
Pessoas Ocupadas(*) | 2.248,42 | 2.505,12 | 2.088,81 |
Empregados no Setor Privado(**) | 1.861,46 | 2.272,46 | 1.783,83 |
Empregados no Setor Público | 3.863,21 | 4.306,12 | 3.576,44 |
Posição na Ocupação - Setor Privado - Trab. Principal | |||
Empregados com Carteira de Trabalho Assinada(***) | 1.915,42 | 2.393,49 | 1.830,02 |
Empregados sem Carteira de Trabalho Assinada(**) | 1.500,65 | 1.416,00 | 1.433,08 |
Conta Própria | 2.138,38 | 2.060,67 | 1.852,01 |
(*) Exclusive Trabalhadores Não Remunerados
(**) Exclusive Trabalhadores Domésticos e Trabalhadores Não Remunerados de Membro da Unidade Domiciliar que era Empregado
(***) Exclusive Trabalhadores Domésticos
Especificação: | Estimativas - em reais | ||
---|---|---|---|
Habitualmente Recebido por Mês - Trab. Principal | fev/15 | jan/16 | fev/16 |
Pessoas Ocupadas(*) | 1.839,43 | 1.726,35 | 1.647,80 |
Empregados no Setor Privado(**) | 1.552,58 | 1.413,19 | 1.375,00 |
Empregados no Setor Público | 3.240,80 | 3.347,14 | 3.246,00 |
Posição na Ocupação - Setor Privado(*) - Trab. Principal | |||
Empregados com Carteira de Trabalho Assinada(***) | 1.633,85 | 1.470,70 | 1.435,20 |
Empregados sem Carteira de Trabalho Assinada(**) | 1.097,61 | 1.101,76 | 1.006,80 |
Conta Própria | 1.412,04 | 1.290,45 | 1.229,80 |
Efetivamente Recebido no Mês de Referência - Trab. Principal | jan/15 | dez/15 | jan/16 |
Pessoas Ocupadas(*) | 1.870,16 | 2.373,24 | 1.686,73 |
Empregados no Setor Privado(**) | 1.586,51 | 2.069,39 | 1.415,53 |
Empregados no Setor Público | 3.296,32 | 4.977,74 | 3.355,37 |
Posição na Ocupação - Setor Privado - Trab. Principal | |||
Empregados com Carteira de Trabalho Assinada(***) | 1.669,50 | 2.224,05 | 1.480,86 |
Empregados sem Carteira de Trabalho Assinada(**) | 1.121,51 | 1.232,71 | 1.015,49 |
Conta Própria | 1.421,42 | 1.380,25 | 1.233,95 |
(*) Exclusive Trabalhadores Não Remunerados
(**) Exclusive Trabalhadores Domésticos e Trabalhadores Não Remunerados de Membro da Unidade Domiciliar que era Empregado
(***) Exclusive Trabalhadores Domésticos
Especificação | Estimativas - em reais | ||
---|---|---|---|
Habitualmente Recebido por Mês - Trab. Principal | fev/15 | jan/16 | fev/16 |
Pessoas Ocupadas(*) | 2.662,80 | 2.449,71 | 2.434,90 |
Empregados no Setor Privado(**) | 2.266,33 | 2.110,69 | 2.126,80 |
Empregados no Setor Público | 4.381,64 | 4.131,23 | 4.272,80 |
Posição na Ocupação - Setor Privado(*) - Trab. Principal | |||
Empregados com Carteira de Trabalho Assinada(***) | 2.354,64 | 2.182,20 | 2.203,00 |
Empregados sem Carteira de Trabalho Assinada(**) | 1.776,76 | 1.703,68 | 1.671,80 |
Conta Própria | 2.106,96 | 2.168,50 | 2.070,20 |
Efetivamente Recebido no Mês de Referência - Trab. Principal | jan/15 | dez/15 | jan/16 |
Pessoas Ocupadas(*) | 2.698,85 | 2.890,30 | 2.452,63 |
Empregados no Setor Privado(**) | 2.296,44 | 2.598,71 | 2.144,63 |
Empregados no Setor Público | 4.442,87 | 5.023,48 | 4.312,13 |
Posição na Ocupação - Setor Privado - Trab. Principal | |||
Empregados com Carteira de Trabalho Assinada(***) | 2.385,19 | 2.722,85 | 2.222,08 |
Empregados sem Carteira de Trabalho Assinada(**) | 1.804,38 | 1.892,12 | 1.682,63 |
Conta Própria | 2.134,94 | 2.306,71 | 2.071,21 |
(*) Exclusive Trabalhadores Não Remunerados
(**) Exclusive Trabalhadores Domésticos e Trabalhadores Não Remunerados de Membro da Unidade Domiciliar que era Empregado
(***) Exclusive Trabalhadores Domésticos
Especificação | Estimativas - em reais | ||
---|---|---|---|
Habitualmente Recebido por Mês - Trab. Principal | fev/15 | jan/16 | fev/16 |
Pessoas Ocupadas(*) | 2.486,99 | 2.393,74 | 2.324,10 |
Empregados no Setor Privado(**) | 2.307,95 | 2.163,54 | 2.160,50 |
Empregados no Setor Público | 3.176,12 | 3.492,07 | 3.135,30 |
Posição na Ocupação - Setor Privado(*) - Trab. Principal | |||
Empregados com Carteira de Trabalho Assinada(***) | 2.365,38 | 2.215,10 | 2.208,50 |
Empregados sem Carteira de Trabalho Assinada(**) | 1.947,45 | 1.833,85 | 1.841,00 |
Conta Própria | 2.276,09 | 2.326,07 | 2.238,30 |
Efetivamente Recebido no Mês de Referência - Trab.Principal | jan/15 | dez/15 | jan/16 |
Pessoas Ocupadas(*) | 2.519,94 | 3.041,05 | 2.344,09 |
Empregados no Setor Privado(**) | 2.341,91 | 2.922,74 | 2.181,26 |
Empregados no Setor Público | 3.222,20 | 4.872,26 | 3.170,64 |
Posição na Ocupação - Setor Privado - Trab. Principal | |||
Empregados com Carteira de Trabalho Assinada(***) | 2.400,70 | 3.057,39 | 2.230,20 |
Empregados sem Carteira de Trabalho Assinada(**) | 1.972,98 | 2.061,29 | 1.855,40 |
Conta Própria | 2.282,46 | 2.444,40 | 2.237,05 |
(*) Exclusive Trabalhadores Não Remunerados
(**) Exclusive Trabalhadores Domésticos e Trabalhadores Não Remunerados de Membro da Unidade Domiciliar que era Empregado
(***) Exclusive Trabalhadores Domésticos
Especificação | Estimativas - em reais | ||
---|---|---|---|
Habitualmente Recebido por Mês - Trab. Principal | fev/15 | jan/16 | fev/16 |
Pessoas Ocupadas(*) | 2.406,81 | 2.279,22 | 2.278,80 |
Empregados no Setor Privado(**) | 1.953,19 | 1.886,71 | 1.851,30 |
Empregados no Setor Público | 4.101,65 | 3.873,19 | 4.051,00 |
Posição na Ocupação - Setor Privado(*) - Trab. Principal | |||
Empregados com Carteira de Trabalho Assinada(***) | 1.994,19 | 1.947,40 | 1.892,20 |
Empregados sem Carteira de Trabalho Assinada(**) | 1.710,97 | 1.481,58 | 1.574,10 |
Conta Própria | 2.216,35 | 2.122,40 | 2.170,70 |
Efetivamente Recebido no Mês de Referência - Trab.Principal | jan/15 | dez/15 | jan/16 |
Pessoas Ocupadas(*) | 2.432,15 | 2.939,56 | 2.329,10 |
Empregados no Setor Privado(**) | 1.977,31 | 2.621,47 | 1.893,68 |
Empregados no Setor Público | 4.251,59 | 5.350,81 | 4.291,04 |
Posição na Ocupação - Setor Privado - Trab. Principal | |||
Empregados com Carteira de Trabalho Assinada(***) | 2.027,07 | 2.765,85 | 1.937,00 |
Empregados sem Carteira de Trabalho Assinada(**) | 1.682,84 | 1.656,10 | 1.600,23 |
Conta Própria | 2.165,49 | 2.213,95 | 2.130,48 |
(*) Exclusive Trabalhadores Não Remunerados
(**) Exclusive Trabalhadores Domésticos e Trabalhadores Não Remunerados de Membro da Unidade Domiciliar que era Empregado
(***) Exclusive Trabalhadores Domésticos
População em idade ativa - PIA
- PIA
- PIA MASCULINA
- PIA FEMININA
- PIA DE 10 A 14 ANOS
- PIA DE 15 A 17 ANOS
- PIA DE 18 A 24 ANOS
- PIA DE 25 A 49 ANOS
- PIA DE 50 ANOS OU MAIS
População Economicamente Ativa - PEA
- PEA
- PEA MASCULINA
- PEA FEMININA
- PEA DE 15 A 17 ANOS
- PEA DE 18 A 24 ANOS
- PEA DE 25 A 49 ANOS
- PEA DE 50 ANOS OU MAIS
- PEA/PIA - TAXA DE ATIVIDADE
- TAXA DE ATIVIDADE DO SEXO MASCULINO
- TAXA DE ATIVIDADE DO SEXO FEMININO
- TAXA DE ATIVIDADE DE 10 A 14 ANOS
- TAXA DE ATIVIDADE DE 15 A 17 ANOS
- TAXA DE ATIVIDADE DE 18 A 24 ANOS
- TAXA DE ATIVIDADE DE 25 A 49 ANOS
- TAXA DE ATIVIDADE DE 50 ANOS OU MAIS
População Ocupada - PO
- PO
- PO MASCULINA
- PO FEMININA
- PO DE 10 A 14 ANOS
- PO DE 15 A 17 ANOS
- PO DE 18 A 24 ANOS
- PO DE 25 A 49 ANOS
- PO DE 50 ANOS OU MAIS
- PO S/INST.E C/MENOS DE 1 ANO EST.
- PO C/1 A 3 ANOS ESTUDO
- PO C/4 A 7 ANOS ESTUDO
- PO C/8 A 10 ANOS ESTUDO
- PO C/11 ANOS OU MAIS DE EST.
- PO/PIA
- PO/PEA - TAXA DE OCUPAÇÃO
- EMPREGADOS
- EMPREGADOS/PO
- EMP. C/CARTEIRA
- EMP. C/CARTEIRA(incl.trab.domésticos)/PO
- EMP. S/CARTEIRA
- EMP. S/CARTEIRA(incl. trab. dom.)/PO
- CONTA PRÓPRIA
- CONTA PRÓPRIA/PO
- EMPREGADORES
- EMPREGADORES/PO
- TRAB. N/REM. CP OU EMPR.
- TRAB. N/REM. EMPREGADO
- TRAB. N/REM. CP OU EMPR./PO
- TRAB. N/REM. EMPREGADO/PO
- PO INDUSTRIA, ÁGUA ,LUZ E GÁS
- PO INDUSTRIA, ÁGUA ,LUZ E GÁS/PO
- PO CONSTRUÇÃO
- PO CONSTRUÇÃO/PO
- PO COM. REP.VEIC.AUT.OBJT.PESSOAIS, ETC
- PO COM. REP.VEIC.AUT.OBJT.PESSOAIS, ETC/PO
- PO INTERM. FINANC. E ATIV. IMOB, ETC.
- PO INTERM. FINANC. E ATIV. IMOB, ETC./PO
- PO ADM. PÚB., DEF.,SEG., EDUC. SAÚDE ...
- PO ADM. PÚB., DEF.,SEG., EDUC. SAÚDE .../PO
- PO SERVIÇOS DOMÉSTICOS
- PO SERVIÇOS DOMÉSTICOS/PO
- PO OUTROS SERVIÇOS
- PO OUTROS SERVIÇOS/PO
- PO OUTRAS ATIVIDADES
- PO OUTRAS ATIVIDADES/PO
- PO HORAS HAB.TODOS TRAB.ATÉ 14 H.
- PO HORAS HAB.TODOS TRAB.15 A 39H.
- PO HORAS HAB.TODOS TRAB. 40 A 44H.
- PO HORAS HAB.TODOS TRAB45 A 48 H.
- PO HORAS HAB.TODOS TRAB.49 OU MAIS.
- PO HORAS EFET.TODOS TRAB.ATÉ 14H.
- PO HORAS EFET.TODOS TRAB.15 A 39H.
- PO HORAS EFET.TODOS TRAB. 40 A 44H.
- PO HORAS EFET.TODOS TRAB. 45 A 48 H.
- PO HORAS EFET.TODOS TRAB.49 OU MAIS.
- PO NO EMPREEND. COM 1 A 5 PESSOAS
- PO NO EMPREEND. COM 6 A 10 PESSOAS
- PO NO EMPREEND. COM 11 OU MAIS PESSOAS
- PO C/TEMPO PERM. TP MENOR OU = 30 DIAS
- PO C/TEMPO PERM. TP 31 DIAS A MENOS DE 1 ANO
- PO C/TEMPO PERM. TP DE1 A MENOS DE 2 ANOS
- PO C/TEMPO PERM. TP 2 ANOS OU MAIS
- PESSOAS SUBOCUPADAS NA SEMANA DE REF. P/INSUF. HORAS TRAB.
- PESSOAS SUBOCUPADAS NA SR/PO
- PESSOAS COM RENDIMENTO/HORA EFETIVOS INFERIOR AO SALÁRIO MÍNIMO/HORA
- PESSOAS COM RENDIMENTO/HORA EFETIVOS INFERIOR AO SALÁRIO MÍNIMO/HORA/PO
- PO COM PROCURA TRAB. PR 30 DIAS
- PO C/PT30/PO
- PO CONTRIB. PREV. EM QUALQUER TRAB
- EMP.NO SETOR PRIVADO
- EMPREGADOS NO SETOR PRIVADO/EMPREGADOS
- ECC NO SETOR PRIVADO
- ECC NO SETOR PRIVADO/EMPREGADOS
- ESC NO SETOR PRIVADO
- ESC NO SETOR PRIVADO/EMPREGADOS
- EMP.NO SETOR PÚBLICO
- ECC NO SETOR PÚBLICO
- ESC NO SETOR PÚBLICO
- MILITAR E EMPREGADOS RJU
- MILITAR E EMPREGADOS RJU/PO
- EMPREGADOS C/CONTRATO C/PRAZO DETERM./EMPREGADOS
- EMPREGADOS C/CONTRATO C/PRAZO INDETERM./EMPREGADOS
- HORAS HAB. PESSOAS OCUPADAS TODOS TRABALHOS
- HORAS HAB. PESSOAS OCUPADAS TODOS TRABALHOS
- HORAS EFET.PESSOAS OCUPADAS TODOS TRABALHOS
- HORAS EFET.PESSOAS OCUPADAS TODOS TRABALHOS
- TEMPO DE PERMANÊNCIA NO TRABALHO Principal (EM SEMANAS)
- TEMPO DE PERMANÊNCIA NO TRABALHO Principal (EM SEMANAS)
Pessoas Desocupadas - PD
- PESSOAS DESOCUPADAS (PD)
- PD DO SEXO MASCULINO
- PD DO SEXO FEMININO
- PD DE 15 A 17 ANOS
- PD DE 18 A 24 ANOS
- PD DE 25 A 49 ANOS
- PD DE 50 ANOS OU MAIS
- PD S/INST.COM MENOS 8 ANOS EST.
- PD C/8 A 10 ANOS ESTUDO
- PD C/11 ANOS OU MAIS DE ESTUDO
- PD QUE JÁ TRABALHARAM ANTERIORMENTE
- PD QUE NUNCA TRABALHARAM
- PD PRINC.RESP.PELA FAMÍLIA
- PD OUTROS MEMBROS DA FAMÍLIA
- PD C/ PT30/PIA
- PD COM ATÉ 30 DIAS DE PROC./PD
- PD COM TEMPO PROC.DE 31 DIAS A 6 MESE/PD
- PD COM TEMPO PROC.DE 7 A 11 MESES/PD
- PD COM TEMPO PROC.DE 1 ANO A MENOS DE ANOS/PD
- PD COM TEMPO PROC.DE 2 ANOS OU MAIS/PD
- TAXA DE DESOCUPAÇÃO
- TAXA DE DESOCUPAÇÃO - SEXO MASCULINO
- TAXA DE DESOCUPAÇÃO - SEXO FEMININO
- TAXA DE DESOCUPAÇÃO 15 A 17 ANOS
- TAXA DE DESOCUPAÇÃO 18 A 24 ANOS
- TAXA DE DESOCUPAÇÃO 25 A 49 ANOS
- TAXA DE DESOCUPAÇÃO 50 ANOS OU MAIS
- TAXA DE DESOCUPAÇÃO S/INST. C/MENOR 8 ANOS EST.
- TAXA DE DESOCUPAÇÃO 8 A 10 ANOS EST.
- TAXA DE DESOCUPAÇÃO C/11 ANOS OU MAIS ESTUDO
- TAXA DE DESOCUPAÇÃO 30 PRINC.RESP. FAMÍLIA
- TAXA DE DESOCUPAÇÃO OUTROS MEMBROS FAMÍLIA
- TAXA DE DESOCUPAÇÃO INDUSTRIA,AGUA,LUZ E GÁS
- TAXA DE DESOCUPAÇÃO CONSTRUÇÃO
- TAXA DE DESOCUPAÇÃO COM.REP.VEIC.AUT.OBJT.PESSOAIS ETC
- TAXA DE DESOCUPAÇÃO INTERM.FINANC.E ATIV.IMOB.ETC.
- TAXA DE DESOCUPAÇÃO ADM.PUB.,DEF.,SEG.,EDUC,SAUDE...
- TAXA DE DESOCUPAÇÃO SERVIÇOS DOMESTICOS
- TAXA DE DESOCUPAÇÃO OUTROS SERVIÇOS
População não Economicamente Ativa - PNEA
- PNEA
- PNEA MASCULINA
- PNEA FEMININA
- PNEA DE 10 A 14 ANOS
- PNEA DE 15 A 17 ANOS
- PNEA DE 18 A 24 ANOS
- PNEA DE 25 A 49 ANOS
- PNEA DE 50 ANOS OU MAIS
- PNEA S/INST.E C/MENOS DE 1 ANO EST.
- PNEA C/1 A 3 ANOS ESTUDO
- PNEA C/4 A 7 ANOS ESTUDO
- PNEA C/8 A 10 ANOS ESTUDO
- PNEA C/11 ANOS OU MAIS DE EST.
- PNEA/PIA - TAXA DE INATIVIDADE
- PNEA QUE NÃO GOSTARIAM DE TRABALHAR
- PNEA QUE NÃO GOSTARIAM DE TRABALHAR/PNEA
- PNEA QUE GOSTARIAM E ESTAVAM DISPONÍVEIS P/TRAB.
- PNEA QUE GOSTARIAM E ESTAVAM DISPONÍVEIS P/TRAB./PNEA
- PNEA MARG.LIGADA À PEA
- PNEA MARG.LIGADAS À PEA/PNEA
- P. Q/ SAÍRAM DO ÚLTIMO TRAB. PR 365 DIAS
Rendimento Real Habitual do Trabalho Principal
- REND.REAL DAS PO HAB.RECEBIDO TP MÉDIA
- REND.REAL HAB.EMPREGADOS NO SETOR PRIVADO TP MÉDIA
- REND.REAL HAB.EMPREGADOS NO SETOR PÚBLICO TP MÉDIA
- REND.REAL HAB.EMPREG. C/CARTEIRA NO SETOR PRIVADO TP MÉDIA
- REND.REAL HAB.EMPREG. S/CARTEIRA NO SETOR PRIVADO TP MÉDIA
- REND.REAL HAB.CONTA PRÓPRIATP MÉDIA
- REND.REAL DAS PO HAB.RECEBIDO TP Q2 (MEDIANA)
- REND.REAL HAB.EMPREGADOS NO SETOR PRIVADO TP Q2
- REND.REAL HAB.EMPREGADOS NO SETOR PÚBLICO TP Q2
- REND.REAL HAB.EMPREG. C/CARTEIRA NO SETOR PRIVADO TP Q2
- REND.REAL HAB.EMPREG. S/CARTEIRA NO SETOR PRIVADO TP Q2
- REND.REAL HAB. CONTA PRÓPRIA TP Q2
Rendimento Nominal Habitual do Trabalho Principal
- REND.NOM. DAS PO HAB.RECEBIDO TP MÉDIA
- REND.NOM. HAB.EMPREGADOS NO SETOR PRIVADO TP MÉDIA
- REND.NOM. HAB.EMPREGADOS NO SETOR PÚBLICO TP MÉDIA
- REND.NOM. HAB.EMPREG. C/CARTEIRA NO SETOR PRIVADO TP MÉDIA
- REND.NOM. HAB.EMPREG. S/CARTEIRA NO SETOR PRIVADO TP MÉDIA
- REND.NOM. HAB.CONTA PRÓPRIATP MÉDIA
- REND.NOM. DAS PO HAB.RECEBIDO TP Q2 (MEDIANA)
- REND.NOM. HAB.EMPREGADOS NO SETOR PRIVADO TP Q2
- REND.NOM. HAB.EMPREGADOS NO SETOR PÚBLICO TP Q2
- REND.NOM. HAB.EMPREG. C/CARTEIRA NO SETOR PRIVADO TP Q2
- REND.NOM. HAB.EMPREG. S/CARTEIRA NO SETOR PRIVADO TP Q2
- REND.NOM. HAB. CONTA PRÓPRIA TP Q2
Rendimento Real Efetivamente Recebido do Trabalho Principal
- REND.REAL EFET.PESSOAS OCUPADAS TP MÉDIA
- REND.REAL EFET.EMPREGADOS NO SETOR PRIVADO TP MÉDIA
- REND.REAL EFET.EMPREGADOS NO SETOR PÚBLICO TP MÉDIA
- REND.REAL EFET.EMPREG. C/CARTEIRA NO SETOR PRIVADO TP MÉDIA
- REND.REAL EFET.EMPREG. S/CARTEIRA NO SETOR PRIVADO TP MÉDIA
- REND.REAL EFET.CONTA PRÓPRIATP MÉDIA
- REND.REAL EFET.PESSOAS OCUPADAS TP Q2
- REND.REAL EFET.EMPREGADOS NO SETOR PRIVADO TP Q2
- REND.REAL EFET.EMPREGADOS NO SETOR PÚBLICO TP Q2
- REND.REAL EFET.EMPREG. C/CARTEIRA NO SETOR PRIVADO TP Q2
- REND.REAL EFET.EMPREG. S/CARTEIRA NO SETOR PRIVADO TP Q2
- REND.REAL EFET.CONTA PRÓPRIA TP Q2
Rendimento Nominal Efetivamente Recebido do Trabalho Principal
- REND.NOM. EFET.PESSOAS OCUPADAS TP MÉDIA
- REND.NOM. EFET.EMPREGADOS NO SETOR PRIVADO TP MÉDIA
- REND.NOM. EFET.EMPREGADOS NO SETOR PÚBLICO TP MÉDIA
- REND.NOM. EFET.EMPREG. C/CARTEIRA NO SETOR PRIVADO TP MÉDIA
- REND.NOM. EFET.EMPREG. S/CARTEIRA NO SETOR PRIVADO TP MÉDIA
- REND.NOM. EFET.CONTA PRÓPRIATP MÉDIA
- REND.NOM. EFET.PESSOAS OCUPADAS TP Q2
- REND.NOM. EFET.EMPREGADOS NO SETOR PRIVADO TP Q2
- REND.NOM. EFET.EMPREGADOS NO SETOR PÚBLICO TP Q2
- REND.NOM. EFET.EMPREG. C/CARTEIRA NO SETOR PRIVADO TP Q2
- REND.NOM. EFET.EMPREG. S/CARTEIRA NO SETOR PRIVADO TP Q2
- REND.NOM. EFET.CONTA PRÓPRIA TP Q2
Tabelas com Variação
- Posição na Ocupação
- Valores Absolutos
- Taxas
- População Remunerada
- Rendimento Médio Habitual
- Rendimento Médio Efetivo
- Rendimento Médio Habitual Domiciliar
- Massa de Rendimento
- Rendimento Médio Habitual
- Rendimento Médio Efetivo
O IBGE adota uma política de revisão de dados divulgados desta operação estatística. Por revisão de dados entende-se toda e qualquer revisão programada de dados numéricos, em que são disponibilizadas novas informações que não estavam acessíveis quando da primeira divulgação, tais como: um dado tardio que substitui uma não resposta; ou um dado corrigido pelo próprio informante; ou um conjunto de dados que foi submetido a processo de crítica e imputação. Para informações mais detalhadas sobre a política de revisão de dados divulgados das operações estatísticas do IBGE, consultar a relação das pesquisas conjunturais, estruturais e especiais realizadas pelo Instituto, com o respectivo procedimento de revisão adotado, no endereço: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101637.
Conceitos e métodos - Fevereiro 2016
As informações a seguir descrevem os metadados estatísticos, que são o conjunto de conceitos, métodos e aspectos relacionados às estatísticas, e são informações necessárias para compreender as características e a qualidade das estatísticas e interpretá-las corretamente.
Informações Gerais
Objetivo
O objetivo principal da pesquisa é produzir indicadores mensais sobre a força de trabalho das pessoas de 10 anos ou mais de idade (economicamente ativas e não economicamente ativas, em cada uma das regiões metropolitanas abrangidas pela pesquisa) que permitam avaliar as flutuações e a tendência, a médio e a longo prazos, do mercado de trabalho metropolitano. É um levantamento utilizado para dar indicativo ágil dos efeitos da conjuntura econômica sobre o mercado de trabalho, além de atender outras necessidades importantes para o planejamento socioeconômico do País.Tipo de operação estatística
Pesquisa domiciliar de empregoTipo de dados
Dados de pesquisa por amostragem probabilísticaPeriodicidade de divulgação
MensalPopulação-alvo
Pessoas de 10 anos ou mais de idade residentes nas áreas urbanas das Regiões Metropolitanas de Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e de Porto Alegre.Metodologia
Plano amostral: a pesquisa utiliza uma amostra probabilística de domicílios, estratificada e conglomerada em dois estágios, para cada região metropolitana de abrangência da pesquisa. Cada um dos municípios e pseudomunicípios (conjuntos de municípios de menor porte em quantidade de domicílios segundo o Censo Demográfico mais recente disponível) corresponde, a um estrato independente de seleção, garantindo assim o espalhamento da amostra pela região metropolitana.
Dentro de cada município ou pseudomunicípio é feita a seleção das unidades primárias de amostragem - UPAs e, posteriormente, das unidades secundárias de amostragem - USAs. As unidades primárias de amostragem são os setores censitários, enquanto as unidades secundárias de amostragem são as unidades domiciliares.
Na seleção das unidades primárias e secundárias de amostragem da pesquisa revisada, implantada em 2001, foram adotadas a divisão territorial e a malha setorial vigentes em 1º de agosto de 2000 utilizadas para a realização do Censo Demográfico 2000.
Seleção das unidades primárias de amostragem: a seleção dos setores é feita através de amostragem sistemática com probabilidade proporcional ao total de domicílios particulares ocupados, obtido pelo Censo Demográfico 2000.
Seleção das unidades secundárias de amostragem: com base na listagem atualizada de unidades domiciliares nos setores selecionados, é feita a seleção das unidades domiciliares por meio de amostragem sistemática simples. Sendo assim essa seleção é feita a partir de intervalos de seleção fixos por setor.
A pesquisa possui a priori aspectos de um plano amostral autoponderado dentro de cada região metropolitana. Isto implica que, em função do crescimento ou decrescimento natural do setor, verificado a cada realização da listagem, a quantidade de unidades domiciliares a serem selecionadas pode aumentar ou diminuir. Na amostra original de setores, foi feita uma redução na probabilidade final de seleção de unidades domiciliares, nos casos em que se constatou baixa proporção de unidades domiciliares ocupadas em relação ao total de unidades domiciliares no setor. Além disso, como nesta pesquisa há tratamento para não-resposta, a característica da autoponderação é perdida no momento da estimação de quantidades de interesse.
Operação de Listagem: A operação de listagem é realizada para possibilitar a seleção das unidades domiciliares. Caracteriza-se pela construção de um cadastro atualizado que permite localizar, identificar e quantificar as unidades domiciliares existentes nos setores selecionados para a amostra. Para identificar a unidade domiciliar são coletadas variáveis de identificação, tais como: endereço, nome do morador e espécie do domicílio.
Teoricamente um setor selecionado para a pesquisa no início da década permanece na amostra por toda a década. Entretanto, podem ocorrer substituições em função de:
· esgotamento de unidades domiciliares para seleção;
· em caso de áreas de alta periculosidade; e
· extinção da maioria das unidades domiciliares em função de inundações etc.
A substituição de um setor é feita por outro com características semelhantes. As substituições implicam na realização da operação de listagem dos novos setores selecionados.
A cada entrada de painel é realizada a operação de atualização de listagem, objetivando verificar as inclusões e exclusões ocorridas nos setores selecionados (em anos ímpares são realizadas duas operações de atualização de listagem e em anos pares apenas uma).
Dimensão da amostra: Uma vez que, no momento em que foi necessário proceder à seleção da amostra de setores da pesquisa revisada, não se dispunha das informações do questionário da amostra do Censo Demográfico 2000, o que possibilitaria fazer o dimensionamento da amostra para a PME, controlando a precisão desejada de uma ou mais características consideradas como relevantes para a pesquisa, optou-se por dimensioná-la mantendo seu tamanho final, em número de unidades domiciliares, aproximadamente igual ao que vinha sendo investigado anteriormente.
Assim, obteve-se a nova fração amostral, dividindo-se o total de unidades domiciliares pelo número desejado de unidades domiciliares na amostra e, fixando em 16 o número de unidades domiciliares a serem selecionadas em cada setor, chegou-se ao número de setores na amostra.
Tamanho da amostra: aproximadamente 44 000 domicílios por mês.
Para maiores detalhes acesse https://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/trabalhoerendimento/pme_nova/srmpme_2ed.pdf" target="_blank">https://www.ibge.gov.br/home/estatistica/
indicadores/trabalhoerendimento/pme_nova/srmpme_2ed.pdf.
Técnica de coleta:
CAPI - Entrevista pessoal assistida por computadorTemas
Temas e subtemas
Grupos populacionais específicos, Trabalho, Trabalho remunerado, Estatísticas multidomínio, Gênero, PopulaçãoPrincipais variáveis
As principais variáveis investigadas na parte de educação são: alfabetização, se frequenta escola ou não, se já frequentou e curso de qualificação profissional.As principais variáveis investigadas na parte de trabalho são: classificação de atividade, formas de inserção no mercado de trabalho, características dos trabalhos principal e secundário(s), rendimento, previdência, horas trabalhadas, filiação a sindicato, ocupação, atividade, procura de trabalho e características do trabalho anterior.
Unidades de informação
Unidade de investigação
PessoaUnidade de análise
PessoaUnidade informante
Pessoa.Períodos de referência
Disseminação
Formas de disseminação
Publicação Digital (online), Microdados no Portal do IBGENível de divulgação
Os dados são divulgados para cada uma das regiões metropolitanas separadamente (Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre) e para o conjunto delas.Instrumentos de coleta
Histórico
Durante o período de janeiro de 1980 a janeiro de 1982, a Pesquisa Mensal de Emprego utilizou o desenho da amostra da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD. Após a realização do Censo Demográfico de 1980, com a obtenção de informações atualizadas sobre a dimensão da população a ser investigada, foram realizados estudos com vistas à reformulação da pesquisa, tanto no plano amostral como na parte conceitual da investigação.
Em fevereiro de 1982 começou a implantação gradativa das reformulações efetuadas, terminada em maio do mesmo ano.
Em 1988, motivados pela tentativa de solucionar problemas com a coleta (aumento das taxas de não-entrevista, sobrecarga da equipe de campo, desvio de supervisores para atividades de coleta etc) e, descartando a solução de contratação de pessoal para as equipes de campo, decidiu-se criar uma comissão para estudar e propor uma redução da amostra. A implantação da nova amostra ocorreu em agosto de 1988, assegurando a manutenção do desenho e aplicando-se uma redução de, aproximadamente, 30% no tamanho da amostra, com consequente perda de cerca de 20% em precisão.
Em abril de 1996, foi investigado o suplemento: Associativismo; representação de interesses e intermediação política; e educação e trabalho. Em fevereiro de 1999, foi investigado o suplemento: Cor ou raça e origem.
Em 2001, o IBGE realizou uma revisão da pesquisa em todos os seus aspectos metodológicos e processuais, para que a investigação se ajustasse à realidade atual e continuasse produzindo indicadores para a análise conjuntural do mercado de trabalho metropolitano, tendo sempre presente a comparabilidade internacional. Um dos motivos que levou a essa revisão foi atender as novas recomendações da Organização Internacional do Trabalho para a investigação da força de trabalho.
Em Janeiro de 2003 os indicadores passaram a ser divulgados utilizando os dados da PME revisada, ou seja, sob a nova metodologia.
Conforme anunciado pelo IBGE, em 14 de outubro de 2015, a Pesquisa Mensal de Emprego - PME será encerrada com a divulgação dos resultados referentes ao mês de fevereiro de 2016, o que ocorrerá no dia 23 de março de 2016.
A PME foi implantada em 1980 e, desde então, com a divulgação mensal de seus indicadores, tem sido umas das principais fontes para o acompanhamento do comportamento conjuntural do mercado de trabalho nas seis maiores regiões metropolitanas do País. Tais indicadores permitiram, ao longo dos últimos 36 anos, avaliar as flutuações e as tendências da força de trabalho nas Regiões Metropolitanas de Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre, estabelecendo-se como um indicativo ágil dos efeitos da conjuntura econômica na inserção da população no mercado de trabalho e, dessa forma, como um dos parâmetros para o planejamento socioeconômico do País.
É no contexto do aprimoramento e avanço da produção de informações estatísticas, que o IBGE substitui os indicadores da PME pelos indicadores da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua. Com essa iniciativa, o IBGE vem atender à demanda por informações conjunturais sobre a força de trabalho com abrangência nacional, divulgando resultados sobre trabalho e rendimento, para Brasil, mensalmente, e, trimestralmente, para Brasil com detalhamento por Grandes Regiões, Unidades da Federação, Regiões Metropolitanas (que contêm os municípios das capitais) e Municípios das Capitais.
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua, implantada em janeiro de 2012, é um dos pilares do novo Sistema Integrado de Pesquisas Domiciliares - SIPD. Entre os principais objetivos dessa pesquisa encontra-se a produção de informações contínuas sobre a inserção da população no mercado de trabalho associadas a características demográficas e de educação, e, também, para o estudo do desenvolvimento socioeconômico do País, agregando a produção de resultados anuais sobre temas permanentes da pesquisa (como trabalho infantil, outras formas de trabalho, migração, fecundidade etc.), além de outros aspectos relevantes selecionados de acordo com as necessidades de informação. Assim, a PNAD Contínua engloba os objetivos da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD e da Pesquisa Mensal de Emprego - PME.
Com o encerramento da PME, a PNAD Contínua passará a ser a única pesquisa domiciliar do IBGE de referência para os indicadores oficiais de curto prazo sobre a força de trabalho do País, a partir da divulgação dos resultados do primeiro trimestre de 2016.
Saiba mais
https://metadados.ibge.gov.br/consulta/estatisticos/operacoes-estatisticas/PEPublicações - Fevereiro 2016
Indicadores IBGE : pesquisa mensal de emprego
Tipo de material: Periódico
Ano: 1980-Pesquisa mensal de emprego / IBGE, Coordenação de Trabalho e Rendimento. -
Tipo de material: Livro
Ano: 2007
O que é
A Pesquisa Mensal de Emprego - PME foi encerrada em março de 2016, com a divulgação dos resultados referentes ao mês de fevereiro de 2016. Ela abrangia seis Regiões Metropolitanas (Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre), e seu tema básico era trabalho, associado a características de educação e demográficas, tendo como unidade de investigação o domicílio. A PME foi substituída, com metodologia atualizada, pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua, que abrange todo o País. Com isso, o IBGE atendeu à demanda de seus usuários por informações conjunturais sobre a força de trabalho, com abrangência nacional.
A PME foi iniciada em 1980, sendo submetida a uma revisão completa em 1982 e a duas parciais, em 1988 e 1993, por meio das quais foram realizados ajustamentos restritos somente ao plano de amostragem. Em 2001, passou por um amplo processo de revisão metodológica, visando não só à captação mais abrangente das características de trabalho e das formas de inserção da população ocupada no mercado de trabalho, como também à atualização da cobertura temática da pesquisa e sua adequação às recomendações da Organização Internacional do Trabalho - OIT (International Labour Organization - ILO).
Ao longo dos 36 anos de sua existência, a PME tornou-se uma das principais fontes de referência para o acompanhamento da situação conjuntural do mercado de trabalho, propiciando, com seus resultados, a avaliação constante das flutuações e tendências, a médio e longo prazos, da força de trabalho nas regiões metropolitanas de abrangência.
Séries históricas
#seriehistorica20175511514984
#seriehistorica201755115257966
#seriehistorica201755115353638
Microdados
Microdados consistem no menor nível de desagregação dos dados de uma pesquisa, retratando, sob a forma de códigos numéricos, o conteúdo dos questionários, preservado o sigilo das informações. Os microdados possibilitam aos usuários, com conhecimento de linguagens de programação ou softwares de cálculo, criar suas próprias tabelas.
Os arquivos de microdados ora apresentados são acompanhados de uma documentação que fornece os nomes e os respectivos códigos das variáveis e suas categorias, a metodologia da pesquisa, e o instrumento de coleta.
Microdados Reponderados
- Nota Técnica - Reponderação das estimativas da Pesquisa Mensal de Emprego 2002-2015
- Fevereiro 2016
- Janeiro 2016
- Ano 2015
- Ano 2014
- Ano 2013
- Ano 2012
- Ano 2011
- Ano 2010
- Ano 2009
- Ano 2008
- Ano 2007
- Ano 2006
- Ano 2005
- Ano 2004
- Ano 2003
- Ano 2002
Nota: Reponderação das estimativas da Pesquisa Mensal de Emprego 2002-2014
Microdados Antes da Reponderação
Downloads
Informações técnicas
Metodologia da pesquisa (Série Relatórios Metodológicos, v. 23)
- Pesquisa mensal de emprego, 2007, 2. ed.
- Pesquisa mensal de emprego, 2002, 1. ed.
Metodologia adotada para calcular os intervalos de confiança da diferença entre duas estimativas de um mesmo fenômeno em dois momentos no tempo, utilizada para análise dos indicadores calculados com os dados da Pesquisa Mensal de Emprego (Textos para Discussão. Diretoria de Pesquisas, n. 22)
Metodologia da pesquisa (Série Relatórios Metodológicos, v. 2)
As alterações ocorridas na pesquisa posteriormente à divulgação dos relatórios metodológicos são apresentadas sob a forma de Notas técnicas e/ou Notas metodológicas. As notas técnicas informam ou esclarecem questões pontuais sobre a pesquisa, enquanto as metodológicas abordam aspectos gerais dos aprimoramentos, atualizações e/ou revisões implementadas, bem como aspectos metodológicos complementares, cujos esclarecimentos tenham se tornado necessários antes da ocorrência de um novo volume formal da Série Relatórios Metodológicos.
Notas explicativas
- Nota técnica (jan./2016) - Reponderação das estimativas da Pesquisa Mensal de Emprego de 2002 a 2015
- Nota técnica (jul./2010) - Massa de rendimento da Pesquisa Mensal de Emprego
- Nota técnica (jan./2009) - Reponderação das estimativas da Pesquisa Mensal de Emprego
- Nota técnica (jul./2008) - Seleção de variáveis derivadas do questionário da Pesquisa Mensal de Emprego
- Nota técnica (abr./2007) - Imputação de valores faltantes referentes às variáveis de rendimento do trabalho na Pesquisa Mensal de Emprego
- Nota técnica (abr./2007) - Correção das estimativas referentes a rendimento efetivo produzidas com base na Pesquisa Mensal de Emprego
- Nota técnica (abr./2007) - Avaliação do impacto da implantação da metodologia de imputação de valores faltantes referentes às variáveis de rendimento do trabalho em alguns indicadores de rendimento da Pesquisa Mensal de Emprego
- Nota técnica (mar./2007) - Imputação de valores faltantes referentes às variáveis de rendimento do trabalho da Pesquisa Mensal de Emprego
- Nota técnica (fev./2005) - Reponderação das estimativas calculadas através da Pesquisa Mensal de Emprego
- Nota técnica (out./2004) - CAGED e PME: diferenças metodológicas e possibilidades de comparação
Noções gerais sobre o planejamento, a execução e a apuração da pesquisa podem ser obtidas, de forma sintética, nos documentos Para compreender a PME: um texto simplificado.
Notícias e Releases
Até 2002
Em janeiro, taxa de desocupação vai a 7,6%
Indicador / período Janeirode 2016 Dezembrode 2015 Janeirode 2015 Taxa de desocupação 7,6% 6,9% 5,3% Rendimento...
25/02/2016
Até 2016
Em dezembro, taxa de desocupação fica em 6,9% e fecha 2015 com média de 6,8% - notícia atualizada em 04/02/2016
Indicador / período Dezembrode 2015 Novembrode 2015 Dezembrode 2014 Taxa de...
29/01/2016
Até 2016
Em novembro, desocupação foi de 7,5%
Indicador / período Novembrode 2015 Outubrode 2015 Novembrode 2014 Taxa de desocupação 7,5% 7,9% 4,8% Rendimento...
17/12/2015
Até 2016
Em setembro, desocupação foi de 7,6%
Indicador / período Setembrode 2015 Agostode 2015 Setembrode 2014 Taxa de desocupação 7,6% 7,6% 4,9% Rendimento...
22/10/2015
Até 2016
Em agosto, desocupação foi de 7,6%
Indicador / período Agostode 2015 Julhode 2015 Agostode 2014 Taxa de desocupação 7,6% 7,5% 5,0% Rendimento...
24/09/2015
Até 2016
Em julho, taxa de desocupação foi de 7,5%
Indicador / período JULHOde 2015 Junhode 2015 Julhode 2014 Taxa de desocupação 7,5% 6,9% 4,9% Rendimento...
20/08/2015
Até 2002
Em junho, desocupação foi de 6,9%
Indicador / período JUNHOde 2015 Maiode 2015 Junhode 2014 Taxa de desocupação 6,9% 6,7% 4,8% Rendimento...
23/07/2015
Até 2016
Em maio, desocupação foi de 6,7%
Indicador / período MAIOde 2015 Abrilde 2015 Maiode 2014 Taxa de desocupação 6,7% 6,4% 4,9% Rendimento...
25/06/2015
Até 2016
Em abril, desocupação foi de 6,4%
Indicador / período Abril de 2015 Março de 2015 Abril de 2014 Taxa de desocupação 6,4% 6,2% 4,9% Rendimento...
21/05/2015
Até 2002
Em março, desocupação foi de 6,2%
Em março, desocupação foi de 6,2% Indicador / período Marçode 2015 Fevereirode 2015 Marçode...
28/04/2015
Portaria de precedência
Divulgação dos resultados de indicadores conjunturais
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
GABINETE DO MINISTRO
PORTARIA Nº 355, DE 5 DE NOVEMBRO DE 2007
(Publicada no Diário Oficial da União nº 213, Seção 1, de 06.11.2007)
O MINISTRO DE ESTADO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO, no uso das atribuições que lhe confere o inciso II, do artigo 87 da Constituição Federal, resolve:
Art. 1º - A divulgação dos resultados de indicadores conjunturais produzidos pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE seguirá as seguintes etapas:
I - às sete horas do dia da divulgação serão encaminhados os resultados, acompanhados de um sumário-executivo elaborado pelo IBGE, para as autoridades da lista de precedência;
II - às nove horas do dia da divulgação serão encaminhados os resultados para os órgãos de imprensa e disseminados na Internet, através do sítio https://www.ibge.gov.br.
§ 1º. Os técnicos do IBGE estarão disponíveis para prestar esclarecimentos aos usuários sobre os resultados da pesquisa divulgada a partir do encaminhamento de que trata o inciso II do caput.
§ 2º. O disposto nesta portaria aplica-se a qualquer indicador conjuntural produzido pelo IBGE, especialmente aos seguintes:
I - Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC);
II - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA);
III - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - Especial (IPCA-E);
IV - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15);
V - Pesquisa Mensal de Emprego (PME);
VI - Contas Nacionais Trimestrais;
VII - Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Brasil (PIM-PF Brasil);
VIII - Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional);
IX - Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário - (PIMES);
X - Pesquisa Mensal de Comércio (PMC);
XI - Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI);
XII - Conjuntura Agropecuária (Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - mensal; Pesquisa Trimestral de Abate de Animais; Pesquisa Trimestral de Leite; Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos de Galinha; Pesquisa Trimestral do Couro).
Art. 2° - A relação das autoridades constantes da lista de precedência específica a cada pesquisa de indicadores conjunturais, será divulgada por intermédio de Nota Oficial da Instituição e disseminada no portal do IBGE na Internet, através do sítio https://www.ibge.gov.br
Art. 3º - As autoridades constantes da lista de precedência deverão observar o mais rigoroso sigilo das informações referentes aos indicadores de que trata esta Portaria, nos termos do disposto na Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.
Art. 4º - Revogam-se as Portarias nº 164/MP, de 20 de dezembro de 1999, e nº 167/MP, de 5 de setembro de 2003.
Art. 5º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
PAULO BERNARDO SILVA
O IBGE divulga a relação das autoridades que recebem com precedência os resultados das pesquisas conjunturais produzidas por esta Instituição:
Ministra do Planejamento e Orçamento – Simone Nassar Tebet Rocha
- Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)
- Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
- Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - Especial (IPCA-E)
- Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15)
- Contas Nacionais Trimestrais
- Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Brasil (PIM-PF Brasil)
- Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional)
- Pesquisa Mensal de Comércio (PMC)
- Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)
- Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI)
- Conjuntura Agropecuária
- Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - mensal
- Pesquisa Trimestral de Abate de Animais
- Pesquisa Trimestral de Leite
- Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos de Galinha
- Pesquisa Trimestral do Couro
- Índice de Preços ao Produtor - Indústrias Extrativas e de Transformação (IPP)
- Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua)
Ministro da Fazenda – Fernando Haddad
- Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)
- Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
- Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - Especial (IPCA-E)
- Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15)
- Contas Nacionais Trimestrais
- Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Brasil (PIM-PF Brasil)
- Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional)
- Pesquisa Mensal de Comércio (PMC)
- Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)
- Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI)
- Conjuntura Agropecuária
- Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - mensal
- Pesquisa Trimestral de Abate de Animais
- Pesquisa Trimestral de Leite
- Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos de Galinha
- Pesquisa Trimestral do Couro
- Índice de Preços ao Produtor - Indústrias Extrativas e de Transformação (IPP)
- Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua)
Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços - Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho
- Contas Nacionais Trimestrais
- Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Brasil (PIM-PF Brasil)
- Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional)
- Pesquisa Mensal de Comércio (PMC)
- Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)
- Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua)
Presidente do Banco Central - Roberto de Oliveira Campos Neto
- Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)
- Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
- Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - Especial (IPCA-E)
- Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15)
- Contas Nacionais Trimestrais
- Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Brasil (PIM-PF Brasil)
- Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional)
- Pesquisa Mensal de Comércio (PMC)
- Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)
- Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI)
- Conjuntura Agropecuária
- Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - mensal
- Pesquisa Trimestral de Abate de Animais
- Pesquisa Trimestral de Leite
- Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos de Galinha
- Pesquisa Trimestral do Couro
- Índice de Preços ao Produtor - Indústrias Extrativas e de Transformação (IPP)
- Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua)
Presidente da Caixa Econômica Federal - Carlos Antônio Vieira Fernandes
- Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI)
Chefe de Gabinete Adjunto de Informações em Apoio à Decisão do Gabinete Pessoal do Presidente da República - Sandra Márcia Chagas Brandão
- Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)
- Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
- Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - Especial (IPCA-E)
- Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15)
- Contas Nacionais Trimestrais
- Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Brasil (PIM-PF Brasil)
- Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional)
- Pesquisa Mensal de Comércio (PMC)
- Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)
- Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI)
- Conjuntura Agropecuária
- Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - mensal
- Pesquisa Trimestral de Abate de Animais
- Pesquisa Trimestral de Leite
- Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos de Galinha
- Pesquisa Trimestral do Couro
- Índice de Preços ao Produtor - Indústrias Extrativas e de Transformação (IPP)
- Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua)
Presidente do IBGE
Marcio Pochmann
Atualizado em 1º de dezembro de 2023
Divulgação dos resultados de indicadores estruturais
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
GABINETE DO MINISTRO
PORTARIA Nº 15, DE 27 DE JANEIRO DE 2005
(Publicada no Diário Oficial da União edição número 20 de 28/01/2005)
O MINISTRO DE ESTADO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO, INTERINO, no uso das atribuições que lhe confere o art. 87, parágrafo único, incisos I e II, da Constituição e considerando o disposto no art. 27, inciso XVII, alínea "c", da Lei nº 10.683, de 28 de maio de 2003, resolve:
Art. 1º - Disciplinar os procedimentos a serem observados na divulgação dos resultados de indicadores estruturais produzidos pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.
Art. 2º Os resultados serão encaminhados pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE ao Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, com antecedência mínima de quarenta e oito horas do horário fixado no art. 3º, inciso I, desta Portaria.
Art. 3º No dia da divulgação dos resultados dos indicadores de que trata esta Portaria, serão observados:
I - liberação para a imprensa e disponibilização pela Internet, no endereço: (https://www.ibge.gov.br), às 10 horas;
II - os técnicos do IBGE somente poderão prestar esclarecimentos sobre os resultados dos indicadores estruturais após a liberação e publicação na forma do inciso I.
Art. 4º Os servidores que tenham conhecimento prévio dos resultados deverão manter rigoroso sigilo, sob pena de responsabilidade nos termos da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.
Art. 5º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
NELSON MACHADO