Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Mapas Políticos

O que é

O mapa político é uma representação cartográfica mural de todo o território brasileiro, produzido nas escalas 1:5.000.000 e 1:2.500.000, contemplando informações sobre a divisão político-administrativa do Brasil através dos seus 26 estados e do distrito federal, as sedes de municípios compatíveis com as diferentes escalas de representação, além de outras informações cartográficas.

Sobre a publicação - 2023 Mapa Político – 1:5 000 000

O Mapa Político do Brasil na escala 1:5.000.000, consiste em uma representação cartográfica mural de todo o território brasileiro, apresentando a organização político-administrativa do país através dos seus 26 estados e do distrito federal, e ainda a sede de municípios selecionados para representação nessa escala, além de outras informações cartográficas.

Produzido a partir da versão 2023 da Base Cartográfica Contínua do Brasil na escala 1:250.000 (BC250), o mapa fornece uma visão de conjunto do território, possibilitando a identificação das Unidades da Federação e suas capitais, assim como outros elementos geográficos que o complementam e caracterizam. Instituições públicas, profissionais da educação, estudantes e a sociedade em geral são potenciais usuários deste produto.

O mapa traz um diferencial importante com informações atualizadas do Censo Demográfico 2022, por meio de uma tabela que relaciona às unidades da federação, suas respectivas capitais, população residente, área territorial, total de municípios e densidade demográfica, agrupando ainda as UF's segundo as grandes regiões do Brasil. Nas edições de 2013 em diante essas informações estavam relacionadas ao Censo Demográfico 2010 ou segundo estimativas populacionais.

As informações cartográficas representadas no Mapa correspondem às seguintes categorias:

  • Hidrografia – corpos d’água e ilhas;
  • Sistema de transporte – rodovias, ferrovias, portos e aeroportos;
  • Localidades – nessa escala, onde não é possível a representação de todas as sedes de município, foram representadas apenas aquelas correspondentes aos municípios com maior centralidade regional, de acordo com as regiões de articulação urbana às quais pertencem;
  • Limites - Internacionais (caráter informativo), estaduais, do distrito federal e marítimos;
  • Energia e comunicações – usinas;
  • Pontos de referência - pontos extremos;
  • Relevo – montes e picos;
  • Toponímia –nomes geográficos das feições.

O critério adotado para toponímia de rios exteriores ao Brasil e capitais de países da América do Sul segue a publicação cartográfica recomendada pela UNGEGN - United Nations Statistics Division (Grupo de Peritos em Nomes Geográficos da ONU).

Quanto às capitais dos países da América do Sul, procurou-se respeitar a grafia dos países da América do Sul como endônimos(1), também de acordo com o padrão preconizado pela Carta Internacional do Mundo ao Milionésimo (CIM). Assumiu-se que os exônimos(2) que constam nesse mapa tenham tradição em nossa cultura. Como definições simplificadas, consideramos:

(1) endônimos - Nomes geográficos estrangeiros, que quando grafados em publicações internacionais, obedecem à grafia da língua oficial do país de origem.

(2) exônimos - Nomes geográficos estrangeiros escritos de forma diferente da língua oficial do país de origem.

A versão 2023 da Mapa Político está disponível no formato GeoPDF, podendo ser acessada aqui e seus metadados podem ser encontrados no catálogo de metadados do IBGE.

Acesso ao produto - 2023 Mapa Político – 1:5 000 000

Saiba mais - 2023 Mapa Político – 1:5 000 000

Downloads

Notícias e Releases

IBGE lança nova edição do Mapa Político do Brasil

O IBGE divulga hoje (28) a versão 2021 do Mapa Político do Brasil na escala 1:2.500.000, onde 1cm equivale...

28/11/2022

Ver mais notícias

Erramos