Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Coleções Biológicas

O que é

Coleções biológicas são conjuntos de amostras ou organismos inteiros, devidamente preparados e armazenados para estudo técnico e científico, associados a um banco de dados com informações relativas à sua identificação taxonômica, procedência, ambiente, data de registro, entre outras. Exercem um papel central no ciclo de produção de informações sobre a biodiversidade, servindo como repositório de dados fundamentais para pesquisas em taxonomia e sistemática, botânica, zoologia, ecologia e áreas correlatas. As coleções biológicas mantidas pelo IBGE contribuem com o esforço de sistematização de dados sobre o meio ambiente e os recursos naturais do Brasil, apoiando pesquisas ambientais ligadas, por exemplo, ao estudo da vegetação e pesquisas sobre a ecologia do Cerrado, desenvolvidas na Reserva Ecológica do IBGE.

Herbário é o nome utilizado para designar uma coleção de plantas desidratadas, ou de parte destas que são técnica e cientificamente preparadas para estudos comparativos, históricos e documentários da flora de uma região ou país. Além dos exemplares de plantas vasculares montados em cartolinas, denominadas exsicatas, os herbários também podem contemplar coleções de frutos, musgos, fungos e algas, dentre outras.

O IBGE possui dois herbários: a unidade localizada em Brasília (DF), na Reserva Ecológica do IBGE (RECOR), conhecida pelo nome Herbário IBGE, e a unidade de Salvador (BA), situada no Jardim Botânico da cidade, conhecida pelo nome Herbário RADAMBRASIL. Ambos os herbários são registrados oficialmente na International Association for Plant Taxonomy – IAPT, desde 1980, sob as siglas IBGE e HRB, respectivamente. Os dois herbários integram, também, a Rede Brasileira de Herbários e o Index Herbariorum, onde os dados são frequentemente atualizados.

O IBGE também mantém uma coleção de amostras de animais preservados - Coleção Zoológica da Reserva Ecológica do IBGE - que objetiva servir de material de referência para apoiar a realização de estudos zoológicos e ecológicos em sua área e no bioma Cerrado. Seu acervo está dividido em quatro subcoleções: Peixes, Insetos, Aves e Mamíferos.

Acesso ao produto - Herbário IBGE

Acesso presencial
As visitas presenciais ao Herbário IBGE podem ser realizadas mediante agendamento, para os dias e horários de expediente normal, de acordo com a disponibilidade da equipe para receber os visitantes. O e-mail para contato é herbarioibge@ibge.gov.br.


Acesso no JABOT - Sistema de Gerenciamento de Coleções Botânicas
http://ibge.jbrj.gov.br/v2/consulta.php


Acesso no SiBBr - Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira
https://collectory.sibbr.gov.br/collectory/public/show/co244

Saiba mais - Herbário IBGE

O Herbário IBGE (DF) foi fundado em 1977, como forma de apoiar a execução do plano de pesquisas da Reserva Ecológica do IBGE, em Brasília (DF). Seu acervo é constituído principalmente por plantas do Cerrado, com exemplares de outras regiões obtidos, geralmente, por intercâmbio (Mapa 1). Além desse acervo, reúne ainda algumas coleções correlatas de amostras de fungos, madeiras e frutos. Sua informatização se iniciou em 1994 (Gráfico 1).

Em relação ao acesso on-line das coleções, atualmente, os dois Herbários do IBGE estão em processo avançado de informatização, e seus dados estão disponíveis na web para consulta pública no banco de dados do Sistema de Gerenciamento de Coleções Botânicas – JABOT. Ele é interligado ao Programa REFLORA, ambos do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), com o qual o IBGE mantém Acordo de Cooperação Técnica.

O JABOT é uma aplicação totalmente on-line e permite desde consultas simples até correlações entre informações específicas, além do download em diversos formatos, servindo como ferramenta para o gerenciamento das coleções com funções para controle de empréstimos, localização de erros, dentre outros. O seu sistema, em constante atualização, também está interligado a coleções de outras instituições nacionais e internacionais no Herbário Virtual e à Lista de Espécies da Flora do Brasil, integrantes do Programa REFLORA/JBRJ, e alimentam o Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira – SiBBr.

O banco de dados dos Herbários do IBGE no JABOT possui informações sobre a descrição e classificação de cada exemplar, da área onde foram realizadas as coletas, bem como sua geolocalização, sempre que possível. Mais recentemente, além das informações associadas descritas anteriormente, fotografias dos exemplares, em alta resolução, estão sendo disponibilizadas na aplicação, permitindo seu estudo remoto.

Mapa 1 - Distribuição das amostras georreferenciadas do Herbário IBGE no Brasil
Mapa 1 - Distribuição das amostras georreferenciadas do Herbário IBGE no Brasil

Gráfico 1 - Número cumulativo de exsicatas informatizadas da coleção do Herbário IBGEGráfico 1 - Número cumulativo de exsicatas informatizadas da coleção do Herbário IBGE

Downloads