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Ligações Aéreas

O que é

A pesquisa Ligações Aéreas identifica os fluxos derivados do transporte aéreo de passageiros e carga, visando caracterizar a relação das Cidades brasileiras no sistema urbano nacional a partir desta modalidade de transporte e avaliar suas acessibilidades sob a perspectiva dos custos monetário e de tempo de viagem entre elas.

Sobre a publicação - 2019-2020

O projeto Redes e Fluxos do Território constitui uma linha de investigação que objetiva analisar os relacionamentos e as ligações entre as Cidades brasileiras, bem como a sua acessibilidade e a configuração espacial de suas trocas, quer de natureza material (pessoas, mercadorias, cargas), quer imaterial (informações, dinheiro, gestão).

Com esta publicação, o IBGE apresenta os resultados de sua mais recente investigação sobre o tema, que contempla, a exemplo da anterior, referida a 2010, os fluxos derivados do transporte aéreo, visando não só retratar a posição das Cidades brasileiras no sistema urbano nacional a partir desse modal, como também avaliar as suas acessibilidades sob a perspectiva dos custos tarifários, das opções de passagens voadas e dos tempos de viagens a partir daquelas com aeroportos, além de caracterizar o seu acesso por passageiros que precisam se deslocar de outras Cidades que não possuem serviço regular de transporte aéreo.

Nesta edição, vale destacar, em virtude da pandemia de COVID-19, optou-se por abordar as relações entre as Cidades brasileiras por meio do transporte aéreo em uma situação de “normalidade” operacional, utilizando-se para tal os dados de 2019, e indicar, ainda que preliminarmente, os impactos pandêmicos no setor com base nos dados de 2020. Nesse sentido, foram utilizadas três bases principais. A primeira reúne informações da Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC, cujos registros permitiram caracterizar a movimentação de passageiros e cargas e subsidiaram a análise da acessibilidade das Cidades, a partir dos dados sobre os voos diretos de cada aeroporto. A segunda, também da ANAC, contém os microdados das tarifas aéreas comercializadas, os quais possibilitaram caracterizar a acessibilidade das Cidades com aeroportos e definir um padrão geográfico de interação entre elas, tendo como referência a origem e o destino final das viagens. A terceira base, da Secretaria de Aviação Civil em parceria com o Laboratório de Transporte e Logística - Labtrans, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, resulta do cruzamento de diversos dados oficiais com informações big data de deslocamento de celulares captadas por torres de transmissão de telefonia móvel, gerando, assim, uma matriz de origem-destino de todos os que se deslocaram para acessar aeroportos e do quantitativo dos que o fizeram, o que viabilizou a caracterização desse acesso por passageiros de outras Cidades, obtendo-se, adicionalmente, um perfil regional daquelas  com aeroporto.

Dada a relação dos fluxos aéreos com a rede urbana, o conjunto dessas informações, além de propiciar a análise de um aspecto importante da realidade brasileira, oferece, ainda, insumos para a próxima edição da pesquisa Regiões de Influência das Cidades - Regic, ao espelhar como a rede urbana se estrutura e operacionaliza as conexões entre Cidades.

Acesso ao produto - 2019-2020

Mapas e consultas interativas

Bases de dados

  • Base de dados de movimentação aérea: contém informações sobre as quantidades de passageiros e cargas movimentados por trechos de voos diretos entre aeroportos, seja para desembarque final ou para escalas ou conexões aéreas. São separadas por dados relativos às Cidades ou às Ligações Aéreas entre Cidades.
    • LIG_AEREAS_2019-2020_cidades (xlsx | ods): base de dados de movimentação aérea por Cidades.
    • LIG_AEREAS_2019-2020_ligacoes (xlsx | ods): base de dados de movimentação aérea por ligações entre par de Cidades.
  • Base de dados da rede aérea: contém informações relativas à estrutura da rede aérea de voos diretos entre as Cidades brasileiras, com suas respectivas hierarquias e as suas ligações principais, secundárias e terciárias de saída. São separadas por dados relativos à movimentação de passageiros ou cargas.
    • LIG_AEREAS_2019-2020_rede_pax (xlsx | ods): base de dados da rede aérea de movimentação de passageiros.
    • LIG_AEREAS_2019-2020_rede_carga (xlsx | ods): base de dados da rede aérea de movimentação de cargas.
  • Base de dados do modelo gravitacional: contém os resultados de interação estimados pelo modelo gravitacional em contraposição com as quantidades, tanto de carga quanto de passageiros, apuradas na realidade. Fornece elementos para identificação da presença de barreias ou incentivos ao fluxo aéreo com base nas distâncias e nos pesos populacionais e econômicos entre as Cidades. São separadas por dados relativos ao modelo para passageiros ou cargas.
    • LIG_AEREAS_2019-2020_modelo_gravit_pax (xlsx | ods): fluxo estimado, fluxo real e resíduos do modelo gravitacional para o fluxo de passageiros entra as Cidades.
    • LIG_AEREAS_2019-2020_modelo_gravit_carga (xlsx | ods): fluxo estimado, fluxo real e resíduos do modelo gravitacional para a movimentação aérea de carga entre as Cidades.
  • Base de dados dos Fluxos OD (Origem-Destino): contém informações sobre os fluxos de passageiros desde a Cidade de embarque inicial até o desembarque final, independente do uso de conexões e/ou escalas aéreas, pois apresenta dos dados de trajetos cobertos por uma passagem aérea comercializada ao público em geral. Também contém informações de tarifa média ponderada por ligação (TMPl) e também de tempo médio de viagem quando o trajeto possui a disponibilidade de voos diretos.
    • LIG_AEREAS_2019-2020_fluxos_od (xlsx | ods): dados de quantidade de passagens aéreas, tarifas médias e tempo médio de voos diretos quando disponíveis entre Cidades de origem e destino
  • Base de dados das Acessibilidades: base que contém informações das acessibilidades das Cidades pelo transporte aéreo de passageiros. São calculadas, para cada Cidade com aeroporto e atendimento regular de voos de passageiros, a tarifa média ponderada por destino (TMPd), o tempo médio de acesso ao aeroporto por passageiros de outras Cidades, bem como a disponibilidade total de destinos voados por passagens aéreas comercializadas para os anos de referência 2019 e 2020.
    • LIG_AEREAS_2019-2020_acessibilidades (xlsx | ods): dados das acessibilidades econômica (custo tarifário), geográfica (disponibilidade de destino) e temporal (tempo médio dos voos diretos e de acesso ao aeroporto por passageiros regionais) de cada Cidade com atendimento regular do transporte aéreo de passageiros.
  • Base de dados de Acesso aos Aeroportos: contém informações sobre quais os principais aeroportos procurados pelas pessoas de Cidades que não possuem serviço regular de transporte aéreo e necessitam se deslocar até Cidades que possuem tal serviço.
    • LIG_AEREAS_2019-2020_acesso_aero (xlsx | ods): dados de até as 5 principais Cidades procuradas pela população para uso de aeroporto com serviço regular de transporte aéreo, além de informações do percentual de cada uma dessas no total de pessoas que se deslocaram para uso de aeroporto.

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Perguntas frequentes

O que é a pesquisa Ligações Aéreas?
A pesquisa Ligações Aéreas identifica os fluxos derivados do transporte aéreo de passageiros e carga, visando caracterizar a relação das Cidades brasileiras no sistema urbano nacional a partir desta modalidade de transporte e avaliar suas acessibilidades sob a perspectiva dos custos monetário e de tempo de viagem entre elas.

O que é Cidade?
Assim como na pesquisa REGIC 2018, a unidade espacial de investigação da pesquisa Ligações Aéreas 2019-2020 é a Cidade. Essas Cidades podem ser tanto Municípios isolados quanto pode ser Arranjos Populacionais, ou seja, um agrupamento de dois ou mais Municípios com forte integração por deslocamento dos habitantes para trabalho e/ou estudo, ou mesmo proximidade da mancha urbana, sendo então considerados como uma unidade urbana. Todos os dados dos aeroportos localizados em qualquer dos Municípios integrantes dos Arranjos Populacionais são considerados no conjunto da unidade urbana e não de forma isolada.

Quais foram as Cidades analisadas na pesquisa?
Para caracterizar a movimentação aérea, ou seja, a quantidade de passageiros e cargas movimentadas entre aeroportos, foram consideradas todas as Cidades que tiveram algum voo regular de passageiros ou mesmo algum voo que transportou carga como serviço pago no ano de referência. Já para a caracterização das acessibilidades, bem como para a análise dos fluxos OD (origem-destino) por meio de dados das passagens aéreas comercializadas ao publico em geral, foram consideradas somente as Cidades que tiveram pelo menos um voo regular de passageiros em cada mês do ano de referência.

O que é Fluxo OD (Origem-Destino)
É uma interação entre duas Cidades com aeroportos e serviço regular de transporte aéreo de passageiros, contendo dados sobre o quantitativo de passagens aéreas comercializadas ao público em geral, bem como informações do custo monetário dessa viagem. É considerado o trajeto inteiro coberto por uma passagem aérea, desde o embarque inicial na Cidade de origem da viagem até o desembarque final na Cidade de destino, não importando então as escalas e/ou conexões aéreas intermediárias para realizar esse trajeto.

O que é voo regular
É uma etapa regular de voo remunerado que é realizado sob uma numeração de Horário de Transporte (HOTRAN). Recebe esse nome, pois possui a característica de ser realizado regularmente.

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