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Ligações Aéreas

O que é

A pesquisa Ligações Aéreas identifica os fluxos derivados do transporte aéreo de passageiros e carga, visando caracterizar a relação das Cidades brasileiras no sistema urbano nacional a partir desta modalidade de transporte e avaliar suas acessibilidades sob a perspectiva dos custos monetário e de tempo de viagem entre elas.

Sobre a publicação - 2010

A publicação Ligações Aéreas 2010 identificou 877 pares de ligações entre cidades e analisa a distribuição espacial das viagens, a quantidade de passageiros, o volume de carga e os custos das ligaçoes aéreas. Para tal, foram utilizadas duas bases de dados: a primeira é formada pelos registros administrativos das ligações origem–destino realizadas entre as 135 cidades brasileiras com aeroportos entre si, no ano de 2010, provenientes da Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC; a segunda, pelas informações sobre as ligações de menor preço e menor tempo (as duas não necessariamente no mesmo voo), durante o mês de outubro de 2011, selecionadas no serviço de reservas de voos on-line Decolar.com. A análise desses fluxos é enriquecida com mapas ilustrativos.

Acesso ao produto - 2010

Aplicativos

Bases de dados e tabelas

Tabelas

Os dados levantados e analisados no projeto Redes e Fluxos no Território – As Ligações Aéreas 2010 estão disponibilizados em planilhas, descritas a seguir:

Shapefiles

Os shapefiles do projeto, conforme os mapas apresentados na publicação, estão disponíveis em arquivos compactados, descritos a seguir:

  • Matriz de passageiros e Matriz de carga: contém os arquivos vetoriais das matrizes de ligações aéreas de passageiros e carga, de 1972 a 2010.
  • Fluxos: possuem os arquivos vetoriais das ligações dominantes, secundárias e terciárias das ligações de passageiros e carga. Em cada um dos arquivos zipados há o shapefile “aero_niveis_hierarq”, que identifica a hierarquia de cada cidade nas redes. Na tabela dbf correspondente, a coluna “NIV_PAX” diz respeito à hierarquia da rede de transporte de passageiros e a “NIV_CARGA” à hierarquia da de carga. O número 1 indica o nível hierárquico máximo. Quanto maior o número, menor o nível de uma cidade.
  • Custo e Tempo: contém os arquivos vetoriais correspondentes ao custo e tempo médios de viagem dos centros urbanos pesquisados. O mesmo conjunto de shapefile foi usado para gerar os quatros mapas deste subtema, de acordo com as colunas do dbf correspondente: “CUSTO”, “TEMP_NUMER” (versão numérica do formato horário hh:mm:ss, onde 1 equivale a 24h), “CUSTO_LOG” (versão em escala logarítmica do custo normalizado pela distância) e “TEMPDIST” (tempo normalizado pela distância). Os arquivos denominados “sem_dados” agrupam os municípios que não retornaram resultados para a data pesquisada.
  • Modelo Gravitacional: contém os arquivos vetoriais dos resultados do modelo gravitacional ajustado na pesquisa. A ordem das variáveis do arquivo dbf correspondente é o mesmo dos dados tabulares dos arquivos.

Mapas

Publicações - 2010

Saiba mais - 2010

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Perguntas frequentes

O que é a pesquisa Ligações Aéreas?
A pesquisa Ligações Aéreas identifica os fluxos derivados do transporte aéreo de passageiros e carga, visando caracterizar a relação das Cidades brasileiras no sistema urbano nacional a partir desta modalidade de transporte e avaliar suas acessibilidades sob a perspectiva dos custos monetário e de tempo de viagem entre elas.

O que é Cidade?
Assim como na pesquisa REGIC 2018, a unidade espacial de investigação da pesquisa Ligações Aéreas 2019-2020 é a Cidade. Essas Cidades podem ser tanto Municípios isolados quanto pode ser Arranjos Populacionais, ou seja, um agrupamento de dois ou mais Municípios com forte integração por deslocamento dos habitantes para trabalho e/ou estudo, ou mesmo proximidade da mancha urbana, sendo então considerados como uma unidade urbana. Todos os dados dos aeroportos localizados em qualquer dos Municípios integrantes dos Arranjos Populacionais são considerados no conjunto da unidade urbana e não de forma isolada.

Quais foram as Cidades analisadas na pesquisa?
Para caracterizar a movimentação aérea, ou seja, a quantidade de passageiros e cargas movimentadas entre aeroportos, foram consideradas todas as Cidades que tiveram algum voo regular de passageiros ou mesmo algum voo que transportou carga como serviço pago no ano de referência. Já para a caracterização das acessibilidades, bem como para a análise dos fluxos OD (origem-destino) por meio de dados das passagens aéreas comercializadas ao publico em geral, foram consideradas somente as Cidades que tiveram pelo menos um voo regular de passageiros em cada mês do ano de referência.

O que é Fluxo OD (Origem-Destino)
É uma interação entre duas Cidades com aeroportos e serviço regular de transporte aéreo de passageiros, contendo dados sobre o quantitativo de passagens aéreas comercializadas ao público em geral, bem como informações do custo monetário dessa viagem. É considerado o trajeto inteiro coberto por uma passagem aérea, desde o embarque inicial na Cidade de origem da viagem até o desembarque final na Cidade de destino, não importando então as escalas e/ou conexões aéreas intermediárias para realizar esse trajeto.

O que é voo regular
É uma etapa regular de voo remunerado que é realizado sob uma numeração de Horário de Transporte (HOTRAN). Recebe esse nome, pois possui a característica de ser realizado regularmente.

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