Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Localidades do Brasil

O que é

O mapeamento de localidades para a realização de censos e pesquisas estatísticas é uma das atividades mais antigas do IBGE e constitui-se como uma das principais sustentações metodológicas dos censos de população e habitação para a garantia da cobertura estatística (UNITED NATIONS, 2009), isto é, a garantia de que todos os domicílios foram recenseados, e de que, portanto, o recenseamento de determinada porção do espaço geográfico contemplou a completa investigação da população residente.

No Decreto de criação do então Instituto Brasileiro de Estatística, de nº 24.609, de 6 de julho de 1934, dentre as atribuições do novo órgão, está a coleta de dados nos municípios, que deveria envolver os “diplomas cartográficos já existentes, com referência a cada localidade” (artigo 14º) (BRASIL, 1934).

Em 1941, a Resolução n. 99, de 25 de julho de 1941, assinada pelo geógrafo Orlando Valverde, então secretário-assistente do Conselho Nacional de Geografia (CNG), visando padronizar os tipos de localidades identificadas a partir do mapeamento municipal de 1938, estabelece uma classificação dos tipos de localidades brasileiras e define localidade como “todo lugar do território nacional onde há um aglomerado permanente de habitantes” (IBGE, 1944, p. 264), definição que permaneceu a mesma até o último Censo Demográfico, de 2010 .

A classificação das localidades tem como referência fundamental a Resolução da Presidência do IBGE nº 007, de 1989 que expandiu o escopo das categorias de localidades a serem identificadas pelo IBGE: capital federal; capital; cidade; vila; aglomerado rural; aldeia; aglomerado rural de extensão urbana; aglomerado rural isolado; povoado; núcleo; lugarejo e local.

A própria Resolução da Presidência do IBGE n. 007, de 1989, entre os tipos de localidades, enumera os “locais”, entendidos como “todo lugar que não se enquadre em nenhum dos tipos referidos nos artigos anteriores”, abrindo espaço para exceções aos tipos anteriormente definidos. Considerando-se a diversidade territorial brasileira e a crescente evolução das ferramentas de análise geoespacial, o IBGE vem investindo na identificação de diferentes categorias de localidades, em diferentes escalas, viabilizando a inclusão de novas categorias e classes que permitam a adequada representação das aglomerações humanas no território brasileiro.

Informações técnicas

Notas técnicas

  • Nota técnica 02/2024 - Cartogramas Estaduais de Localidades Quilombolas que acompanham a publicação “Censo Demográfico 2022: Localidades quilombolas: Resultados do universo”
  • Notas técnicas - Base de Informações Geográficas e Estatísticas sobre os indígenas e quilombolas para enfrentamento à Covid-19 (atualizado em 20/05/2020)

Sobre a publicação - 2019 - Base de Informações sobre indígenas e quilombolas

Os arquivos da Base de Informações Geográficas e Estatísticas sobre os Indígenas e Quilombolas para enfrentamento da COVID-19 estão compostos pela divisão político-administrativa municipal do Brasil, vigente em 01/07/2019, data de referência das Estimativas Populacionais de 2019.

O referido dado é constituído por 5572 registros, sendo:

  • 5568 Municípios;
  • 1 Distrito Federal (Brasília – DF);
  • 1 Distrito Estadual (Fernando de Noronha – PE);
  • 2 Áreas Estaduais Operacionais (Lagoa dos Patos e Lagoa Mirim, ambas atribuídas ao Rio Grande do Sul).

Os arquivos da Base de Informações Geográficas e Estatísticas sobre os Indígenas e Quilombolas para enfrentamento da COVID-19 estão estruturados em arquivos tabulares em formato XLS e ODS e vetoriais no formato shapefile, apropriados para uso em Sistemas de Informação Geográfica – SIG, organizados em um arquivo unificado para o Brasil e também arquivos separados em diretórios por UF

Para mais informações acesse os arquivos Leia-me e Notas Técnicas.

Acesso ao produto - 2019 - Base de Informações sobre indígenas e quilombolas

Bases de dados


Documentação

  • Leia-me
  • Notas Técnicas - Base de Informações Geográficas e Estatísticas sobre os indígenas e quilombolas para enfrentamento à Covid-19 (atualizado em 20/05/2020)


Painéis interativos

Publicações - 2019 - Base de Informações sobre indígenas e quilombolas

Saiba mais - 2019 - Base de Informações sobre indígenas e quilombolas

Downloads