Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Comunicados

IBGE divulga o Coeficiente de Desequilíbrio Regional 2016


O IBGE divulga os Coeficientes de Desequilíbrio Regional (CDR) referentes ao ano de 2016 para as Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, calculados com base nas informações oriundas da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua1.

Esta divulgação atende ao disposto no Decreto 9.291, de 21 de fevereiro de 2018, publicado no Diário Oficial da União de 22 de fevereiro de 2018, que dispõe sobre a sistemática de cálculo e atualização do CDR, de que trata o artigo 1º-D da Lei nº 10.177, de 12 de janeiro de 2001.

O CDR de cada Região, apresentado na tabela a seguir, foi calculado como razão entre o rendimento domiciliar per capita (RDPC) da Região e RDPC do País, conforme disposto no artigo 1º, parágrafo 1º, do referido Decreto.

Nesse cálculo, são considerados os rendimentos de trabalho e de outras fontes. Todos os moradores são considerados no cálculo, inclusive os moradores classificados como pensionistas, empregados domésticos e parentes dos empregados domésticos. Os valores foram obtidos a partir dos rendimentos brutos de trabalho e de outras fontes, efetivamente recebidos no mês de referência da pesquisa, acumulando as informações das primeiras entrevistas do 1o, 2o, 3o e 4o trimestres da PNAD Contínua que compõem o ano de 2016, para o resultado deste ano de referência.

 

Grandes Regiões

Renda nominal mensal domiciliar percapita da população residente e Coeficiente de Desequilíbrio Regional - Brasil e Regiões Selecionadas

2016
RDPC CDR
Brasil 1236 ------
Norte 767 0,62
Nordeste 767 0,62
Centro-Oeste 1396 1,00
Fonte: Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - Pnad Contínua 2016

 

Os dados foram calculados para as Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e, conforme artigo 1ºA, inciso III, limitando o CDR ao máximo de um inteiro.


1 Mais detalhes sobre a amostra e a representatividade dos resultados podem ser encontrados na nota metodológica sobre a PNAD Contínua, disponível em: ftp://ftp.ibge.gov.br/Trabalho_e_Rendimento/Pesquisa_Nacional_por_Amostra_de_Domicilios_continua/Notas_metodologicas/notas_metodologicas.pdf

 

Diretoria de Pesquisas
2 de março de 2018



Voltar para os comunicados