Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Comunicados

IBGE divulgará, em 6 de abril, novas séries da Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física - PIM-PF - Regional


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgará, às 9 horas do dia 6 de abril, as novas séries de produção industrial do País.

Com a divulgação dos indicadores de janeiro de 2023, o IBGE inicia novas séries de índices da produção industrial, atualizando as amostras selecionadas, o ano em que os pesos das atividades e produtos são utilizados no cálculo dos índices (de 2010 para 2019) e o período de referência para o qual a média dos índices é igual a 100.

Na PIM-PF Regional, além dos índices mensalmente divulgados para Amazonas, Pará, Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Goiás e Região Nordeste, foram incluídas as seguintes Unidades da Federação: Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte e Maranhão.

As séries publicadas até dezembro de 2022 foram calculadas com o período de referência 2012 igual a 100. Já as séries que se iniciam em janeiro de 2023 passam a ser calculadas com o período de referência de 2022 igual a 100. Desse modo, para tornar as duas séries comparáveis, cada série temporal será vinculada uma a outra por um método de encadeamento.

As séries completas dos índices (séries encadeadas) passam a ter como período de referência o ano de 2022.
As principais alterações e novidades da pesquisa, considerando a nova amostra, a coleta de dados, os ponderadores e o novo plano tabular, serão apresentadas no "Webinário Metodológico: atualização das pesquisas mensais de indústria, comércio e serviços", que o IBGE realizará para jornalistas no dia 7 de março de 2023, às 10 horas. O evento poderá ser acompanhado no canal oficial do IBGE no YouTube.


Comunicados relacionados
Notas técnicas - Atualização das pesquisas econômicas conjunturais


Diretoria de Pesquisas
27 de fevereiro de 2023



Voltar para os comunicados