Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Comunicados

IBGE divulgará, em 18 de outubro, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: Trabalho de Crianças e Adolescentes de 5 a 17 anos de idade 2023 - Estatísticas Experimentais


O IBGE divulgará, às 10 horas do dia 18 de outubro, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: Trabalho de Crianças e Adolescentes de 5 a 17 anos de idade 2023 - Estatísticas Experimentais. São apresentadas informações sobre as atividades econômicas e de produção para o próprio consumo, assim como os afazeres domésticos e o cuidado de pessoas, realizados por crianças e adolescentes de 5 a 17 anos de idade. A presente divulgação, ainda em caráter experimental, tem o foco principal na adoção da Resolução IV da 20ª Conferência Internacional de Estatísticos do Trabalho - CIET (International Conference of Labour Statisticians - ICLS), realizada em 2018, sobre estatísticas de trabalho infantil, promovida pela Organização Internacional do Trabalho - OIT (International Labour Organization - ILO).
Para essa população, foi mensurado o contingente que se encontrava em situação de trabalho infantil, bem como suas características, tais como idade, sexo e cor ou raça, a condição de estudante, além de aspectos relacionados ao trabalho, como as horas trabalhadas, o rendimento do trabalho e o tipo de ocupação exercida. São apresentados, também, os resultados do trabalho coordenado pelo IBGE que buscou, por meio da PNAD Contínua, classificar as crianças e adolescentes de 5 a 17 anos de idade que desenvolviam atividades da Lista das Piores Formas de Trabalho Infantil – Lista TIP. Assim, além da mensuração da população em situação de trabalho infantil, foi possível identificar se as ocupações por elas desenvolvidas constavam da Lista das Piores formas de Trabalho Infantil.
Essas estatísticas são classificadas como experimentais e devem ser usadas com cautela, pois ainda estão em fase de teste e sob avaliação. 


Diretoria de Pesquisas
11 de setembro de 2024



Voltar para os comunicados