Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Malha de Setores Censitários

O que é

Compila, em formato digital, os Setores Censitários utilizados como referência para os Censos e pesquisas domiciliares realizados do IBGE.

O Setor Censitário é a principal unidade territorial de coleta e divulgação de dados censitários e é utilizado como unidade básica de amostragem para um conjunto expressivo de pesquisas amostrais domiciliares. Corresponde a uma porção em que o território nacional é fragmentado, considerando-se a divisão político-administrativa vigente, com vistas ao levantamento de estatísticas nos prazos estabelecidos para a coleta. Os Setores Censitários são identificados por um geocódigo único em nível nacional, composto a partir dos geocódigos do Subdistrito, do Distrito, do Município, do Estado e da Grande Região em que estão inseridos. As malhas setoriais atualizadas com objetivo de subsidiar a realização dos censos são denominadas “censitárias”, enquanto as versões anuais utilizadas para a seleção das amostras das demais pesquisas são denominadas “intermediárias”.

As malhas digitais de Setores Censitários são produzidas, ao menos, desde o Censo Demográfico 2000 ainda em versões separadas para as áreas urbanas e rurais, refletindo as especificidades metodológicas e as escalas dos mapeamentos de referência. Desde o Censo Demográfico 2010, beneficiando-se dos avanços da cartografia digital por meio dos Sistemas de Informação Geográfica, tornou-se possível a produção de malhas integradas que reunissem a totalidade dos Setores Censitários para todo o território nacional.

Desde 2019, a periodicidade de divulgação da Malha de Setores Censitários é anual. No contexto das operações censitárias, podem ocorrer divulgações de versões preliminares e definitivas com o objetivo de viabilizar que os resultados estatísticos sejam publicados com a maior celeridade possível. 

Sobre a publicação - 2022 Malha Censitária

O Censo Demográfico constitui a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os Municípios brasileiros e em seus recortes territoriais internos, fornecendo valiosos subsídios à administração pública e ao planejamento social e econômico do País por meio de resultados em variados recortes e formatos.

A Malha de Setores Censitários, um dos formatos de disseminação dessa operação, congrega as unidades territoriais de coleta e divulgação dos resultados do universo da pesquisa.

No Censo Demográfico 2022, devido aos avanços tecnológicos ocorridos, foi possível implementar, pela primeira vez, melhorias na Base Territorial e nas suas classificações, a partir dos dados coletados, antes da divulgação dos resultados agregados definitivos, o que ensejou o lançamento da Malha de Setores Censitários preliminares, cuja compilação objetivou subsidiar a divulgação dos primeiros agregados de população e domicílios, garantindo, assim, que tais informações chegassem aos usuários com a maior celeridade possível.

A Malha ora divulgada reflete a divisão político-administrativa brasileira em 31 de julho de 2022, data de referência da pesquisa, e considera a dinâmica dos limites territoriais, no âmbito dos convênios que o Instituto mantém com os órgãos estaduais responsáveis por essas informações, com base na legislação então vigente sobre o tema. Ela subsidia a divulgação de todos os resultados do universo do Censo Demográfico 2022 relativamente aos 5 568 Municípios brasileiros, mais o Distrito Federal e o Distrito Insular de Fernando de Noronha, contemplando não só as atualizações de limites na estrutura territorial oficial comunicadas ao IBGE pelos órgãos estaduais incumbidos da matéria e/ou pelas Assembleias Legislativas até 31 de julho de 2022, de acordo com a Resolução n. 32, de 09.06.2022, do Conselho Diretor do IBGE, como também as linhas da fronteira do Brasil com países vizinhos, as quais são fornecidas pelo Ministério das Relações Exteriores.

Em sua versão definitiva, a Malha de Setores Censitários 2022 se beneficia dos procedimentos de crítica e adequação dessas unidades à configuração territorial existente na data de referência da pesquisa, de tal forma a viabilizar a agregação estatística de um quantitativo maior de variáveis, e substitui, portanto, a Malha anteriormente disponibilizada, que, por seu caráter preliminar, apresenta eventuais divergências quanto às feições, aos limites e/ou aos atributos ora representados.

Nesta edição, os arquivos geoespaciais digitais representativos dos Setores Censitários reúnem informações sobre o enquadramento dessas unidades territoriais, não só em relação à divisão político-administrativa vigente, mas também em relação a recortes mapeados pelo IBGE, como Núcleos Urbanos, Favelas e Comunidades Urbanas, Aglomerados Rurais (povoados, núcleos e lugarejos), Agrupamentos Indígenas e Quilombolas, entre outros. Os arquivos apresentam detalhamentos sobre a situação e os tipos operacionais dos Setores Censitários, o que permite a diferenciação dos resultados estatísticos, seja pela situação urbana ou rural dos domicílios, seja por outras configurações espaciais relevantes para a interpretação dos dados. De forma inédita, são informadas, ainda, as áreas dos Setores, distinguindo-se as porções efetivamente domiciliadas, as quais são identificadas com base na concentração dos endereços recenseados, o que possibilita o aperfeiçoamento de estudos e análises relacionados à densidade demográfica de territórios.

Dado o compromisso do IBGE com a garantia da comparabilidade dos dados estatísticos produzidos pelo Instituto, os arquivos geoespaciais digitais da Malha de Setores Censitários 2022 contêm informações que permitem a recomposição das operações de divisão e agregação de Setores, de modo a ampliar as possibilidades de comparação de tais dados em escalas mais detalhadas.

As notas técnicas que integram a publicação sintetizam os procedimentos gerais utilizados na elaboração da presente Malha e descrevem, entre outras considerações de natureza metodológica, a organização dos arquivos vetoriais e a geocodificação das unidades territoriais consideradas.

Esse conjunto de informações está disponibilizado em variados pontos de acesso no portal do IBGE na Internet, entre os quais o canal Panorama Censo 2022 e a página da pesquisa, que reúne múltiplos aspectos da execução da operação.

Acesso ao produto - 2022 Malha Censitária

Arquivos geoespaciais vetoriais

  • Malha de Setores Censitários – Brasil (shp | gpkg)
  • Malha de Setores Censitários – por UF (shp | gpkg | kml)

  • Malha de Distritos – Brasil (shp | gpkg )
  • Malha de Distritos – por UF (shp | gpkg)

  • Malha de Subdistritos – Brasil (shp | gpkg )
  • Malha de Subdistritos – por UF (shp | gpkg)

  • Arquivo geoespacial de Bairros – Brasil (shp | gpkg)
  • Arquivo geoespacial de Bairros – por UF (shp | gpkg)

  • Dicionário de dados (malha) ( xlsx | ods)
  • Descrições de limites dos Setores Censitários ( xlsx )

Comparabilidade entre as Malhas de Setores Censitários dos Censos Demográficos 2010 e 2022

  • Histórico de formação dos Setores Censitários (2010-2022) (xlsx | ods)
  • Leia-me – Observações sobre a comparabilidade dos Setores Censitários entre os Censos Demográficos 2010 e 2022 (pdf)

Área territorial efetivamente domiciliada dos Setores Censitários

  • Área territorial efetivamente domiciliada e densidade demográfica ajustada dos Setores Censitários (xlsx | ods)
  • Leia-me – Observações sobre o cálculo da área territorial efetivamente domiciliada (pdf)

Publicações - 2022 Malha Censitária

Saiba mais - 2022 Malha Censitária

Setor Censitário

Cada setor censitário possui um sequencial identificador, denominado geocódigo. É formado através da recomposição da organização político-administrativa: os dois primeiros dígitos se referem ao código do Estado; os cinco subsequentes se relacionam ao Município; os dois seguintes indicam o Distrito; os dois na sequência apontam o Subdistrito; os quatro últimos ao Setor Censitário.

UF Município Distrito Subdistrito Setor
2 1 0 0 8 7 3 0 5 0 0 0 0 2 6

Com o objetivo de viabilizar múltiplas combinações para extração de informações, cada setor censitário também estará devidamente vinculado às Grandes Regiões, às Unidades da Federação, às Regiões Geográficas Intermediárias e Imediatas, às Concentrações Urbanas e aos Municípios, além de suas subdivisões internas, de Distritos, Subdistritos e Bairros.

Campos de atributos dos arquivos vetoriais de Setores Censitários

Campos conforme formato Descrição da informação
GPKG SHP
id - Código de Identificação da Feição Cartográfica
CD_SETOR CD_SETOR Geocódigo do Setor Censitário
SITUACAO SITUACAO Situação do Setor Censitário:
Urbana
Rural
CD_SITUACAO CD_SITUACAO Situação detalhada do Setor Censitário:
1 – Área urbana de alta densidade de edificações de cidade ou vila
2 – Área urbana de baixa densidade de edificações de cidade ou vila
3 – Núcleo urbano
5 – Aglomerado rural - Povoado
6 – Aglomerado rural - Núcleo rural
7 – Aglomerado rural - Lugarejo
8 – Área rural (exclusive aglomerados)
9 – Massas de água
AREA_KM2 AREA_KM2 Área calculada em km² do Setor Censitário
CD_REGIAO CD_REGIAO Código da Grande Região
NM_REGIAO NM_REGIAO Nome da Grande Região
CD_UF CD_UF Código da Unidade da Federação
NM_UF NM_UF Nome da Unidade da Federação
CD_MUN CD_MUN Código do Município
NM_MUN NM_MUN Nome do Município
CD_DIST CD_DIST Código do Distrito
NM_DIST NM_DIST Nome do Distrito
CD_SUBDIST CD_SUBDIST Código do Subdistrito
NM_SUBDIST NM_SUBDIST Nome do Subdistrito
CD_BAIRRO CD_BAIRRO Código do Bairro
NM_BAIRRO NM_BAIRRO Nome do Bairro
CD_NU CD_NU Código de Núcleo Urbano
NM_NU NM_NU Nome do Núcleo Urbano
CD_FCU CD_FCU Código da Favela e Comunidade Urbana
NM_FCU NM_FCU Nome da Favela e Comunidade Urbana
CD_AGLOM CD_AGLOM Código do Aglomerado
NM_ AGLOM NM_ AGLOM Nome do Aglomerado
CD_RGI CD_RGI Código da Região Geográfica Imediata
NM_RGI NM_RGI Nome da Região Geográfica Imediata
CD_RGINT CD_RGINT Código da Região Geográfica Intermediária
NM_RGINT NM_RGINT Nome da Região Geográfica Intermediária
CD_CONCURB CD_CONCURB Código da Concentração Urbana
NM_CONCURB NM_CONCURB Nome da Concentração Urbana

Fonte: IBGE, Malha de Setores Censitários – 2022.

Formatos e organização dos aquivos

O produto “Malha de Setores Censitários preliminares – 2022” compreende arquivos nos seguintes formatos:

  • GeoPackage (.gpkg): formato de dados abertos para Sistemas de Informações Geográficas;
  • Shapefile (.shp): formato de armazenamento de dados de vetor. É armazenado como um conjunto de arquivos relacionados e contém uma classe de feição;
  • Keyhole Markup Language (.kml): formato utilizado para exibir dados geográficos em navegadores terrestres interativos baseado em padrão XML.

Os arquivos estarão disponíveis para todo o País e recortados por Unidades da Federação para os recortes geográficos de Distritos, Subdistritos, Setores Censitários e Bairros.

A seguir, apresentamos a descrição dos atributos conforme os formatos adotados e a definição do conteúdo.

Os arquivos vetoriais englobam os 468 097 Setores Censitários, adicionados de suas áreas estaduais operacionais referentes à Lagoa dos Patos e à Lagoa Mirim, ambas atribuídas ao Rio Grande do Sul.

Quantitativos

Unidades territoriais de Setores Censitários, Municípios, Distritos e Subdistritos por Grande Regiões e Unidades da Federação - 2022

Recorte territorial Unidades territoriais
Setores censitários (1) Municípios (2) Distritos (3) Subdistritos Bairros
Brasil 468 097 5 570 10 698 643 17 575
Norte 40 506 450 700 14 1 417
Rondônia 3 456 52 105 5 355
Acre 2 215 22 26 - 83
Amazonas 10 729 62 103 9 469
Roraima 1 783 15 15 - 55
Pará 16 714 144 260 - 362
Amapá 1 492 16 34 - 93
Tocantins 4 117 139 157 - -
Nordeste 122 622 1 794 3 321 71 3 830
Maranhão 16 301 217 243 - 173
Piauí 7 340 224 224 5 479
Ceará 20 979 184 894 12 1 311
Rio Grande do Norte 6 095 167 191 4 185
Paraíba 9 639 223 297 - 257
Pernambuco 19 578 185 404 15 660
Alagoas 6 359 102 116 8 125
Sergipe 5 346 75 98 - 185
Bahia 30 985 417 854 27 455
Sudeste 205 112 1 668 3 437 221 6 427
Minas Gerais 51 387 853 1 817 101 1 994
Espírito Santo 8 706 78 278 20 754
Rio de Janeiro 41 700 92 300 100 1 509
São Paulo 103 319 645 1 042 - 2 170
Sul 66 080 1 191 2 487 223 4 938
Paraná 23 777 399 765 67 966
Santa Catarina 16 736 295 468 - 1 732
Rio Grande do Sul 25 567 497 1 254 156 2 240
Centro-Oeste 33 777 467 753 114 963
Mato Grosso do Sul 6 117 79 164 12 296
Mato Grosso 9 381 141 261 6 635
Goiás 12 861 246 327 63 32
Distrito Federal 5 418 1 1 33 -

Fonte: IBGE, Malha de Setores Censitários 2022.
(1) Nos arquivos vetoriais de Setores Censitários, constam áreas operacionais referentes à Lagoa dos Patos e à Lagoa Mirim.
(2) Nos arquivos vetoriais de Municípios, Brasília, capital federal e sede do Distrito Federal, e o Distrito Estadual de Fernando de Noronha, por razões cadastrais, são armazenados como Municípios. Constam ainda áreas operacionais referentes à Lagoa dos Patos e à Lagoa Mirim.
(3) Nos arquivos vetoriais de Distritos, consta uma área operacional referente à Lagoa dos Patos e à Lagoa Mirim.

Observações técnicas

  • A Malha Censitária disponibilizada é compatível com escalas de 1:5.000 a 1:250.000, sem supressão de pontos, de acordo com critérios técnicos preestabelecidos pela IBGE/DGC/CETE;
  • Sistema Geodésico de Referência: SIRGAS 2000;
  • Sistema de Coordenadas Geográficas;
  • Codificação de texto: UTF-8.

Isenção de Responsabilidade

O IBGE alerta que é recomendável a leitura da documentação técnica, disponível em todas as versões da Malha Municipal e da Malha de Setores Censitários antes da utilização dos produtos para minimizar as dúvidas e evitar o mau uso das informações. Destaca-se que a ampliação da escala da Malha descaracteriza e introduz distorções no produto disponibilizado.

A Malha de Setores Censitários exprime o esforço do IBGE em representar geometricamente um cenário que abrange a visão instantânea e aproximada da realidade em que a precisão das linhas depende de diversos fatores, tais como da completude e da atualização da legislação, dos tipos de feições, da qualidade gráfica e da atualização da cartografia disponível ou da resolução das imagens orbitais e ortofotos utilizadas.

Devido à esta particularidade, é necessário destacar que:

  • O IBGE não se responsabiliza por definir a posse de qualquer ilha localizada em rios, lagoas, lagos, baías, estuários ou no oceano, que não esteja definida a sua subordinação político-administrativa na legislação, obedecendo a critérios hierárquicos no nível federal e estadual;
  • O IBGE não se responsabiliza por definir a posse ou a subordinação político-administrativa de imóvel urbano ou rural, linhas de dutos, usinas, aeroportos, antenas, poços de petróleo ou gás, áreas de mineração, torres de parques eólicos, praças de pedágio, posto fiscal e qualquer outra edificação ou instalação comercial ou industrial.

O IBGE agradece a comunicação de quaisquer discordâncias com relação à malha de setores alertando os usuários que o referido produto não pode ser objeto de certidões e nem têm eficácia jurídica como prova ao assumirem para si, qualquer responsabilidade sobre o uso desta malha para finalidades outras, estando o IBGE isento de qualquer responsabilidade advindos de eventuais maus usos.

Downloads

Notícias e Releases

IBGE lança Malha Setorial Intermediária 2021

O IBGE divulga hoje (21) a Malha Setorial Intermediária 2021 em formato digital, com a classificação...

21/11/2022

IBGE divulga Malha Setorial Intermediária 2020

Erramos: Correção no release de divulgação da Malha Setorial Intermediária 2020 O IBGE divulga hoje...

25/02/2021

IBGE lança Malha Setorial Intermediária 2019

O IBGE lança hoje (30) a Malha Setorial Intermediária 2019 em formato digital, com a classificação de...

30/07/2020

Ver mais notícias

Erramos