Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

IBGE/RR e secretaria estadual definem apoio mútuo para promoção de políticas públicas no setor agropecuário e planejamento do Censo Agro

17/01/2024 12h53

Fornecer continuamente dados sobre as pesquisas agropecuárias realizadas no estado para auxiliar na promoção de políticas públicas. Esse foi o compromisso assumido pela Superintendência Estadual do IBGE em Roraima em reunião com a equipe da Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento e Inovação (SEADI), nesta terça-feira, dia 16.

O encontro - realizado na sede da SEADI, em Boa Vista - contou com a participação de representantes da secretaria e do IBGE, que esteve representado pelo superintendente Welisson Cordeiro, pelo coordenador de Disseminação de Informações, Liezer Pino, e pela agente de pesquisa e mapeamento Liliane Gonçalves.

Entre as pesquisas que o instituto realiza e que são de interesse da SEADI, estão o Censo Agro, a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) e a Pesquisa Agrícola Municipal (PAM).

“Esse apoio é de grande importância para o setor agropecuário de Roraima. Com os dados do IBGE, vamos poder tomar decisões mais assertivas para o desenvolvimento do setor”, afirmou o secretário Márcio Grangeiro.

No encontro, Grangeiro também colocou a SEADI à disposição do IBGE para ajudar na logística e na divulgação das pesquisas do instituto e do próximo Censo Agro, que já está com seu planejamento em curso.

"Ficamos felizes com o convite do secretário Márcio Grangeiro para participar desse encontro. O secretário, inclusive, aceitou nosso convite e estará presente em nossa próxima reunião sobre pesquisa agropecuária. A parceria com o Governo do Estado é fundamental para o sucesso das ações do IBGE", destacou Welisson Cordeiro.

Ao final da reunião, Welisson propôs que os funcionários da SEADI passassem por um treinamento com a equipe do IBGE sobre a tabulação de dados estatísticos por meio do SIDRA (Sistema IBGE de Recuperação Automática).

A sugestão foi aceita pelo titular da pasta da SEADI, e o treinamento já deve ocorrer na próxima semana, ministrado por Liezer Pino.

"A ideia é que os funcionários da SEADI aprendam a navegar pela plataforma, selecionar indicadores relevantes, realizar cruzamento de informações e criar visualização de dados. Essas habilidades permitem uma melhor compreensão do cenário estudado e também vão contribuir com evidências sólidas para a tomada de decisões", frisou Liezer.