Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

IBGE participa do I Encontro de Evidências em Direitos Humanos

16/02/2024 13h57

Mesa de abertura do 1 Encontro de Evidências em Direitos Humanos - Foto: Clarice Castro/MDHC

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) participou na terça-feira, 6, do 1º Encontro de Evidências em Direitos Humanos: construindo futuros para todas as pessoas, promovido pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em Brasília (DF).

Mesa de abertura do 1 Encontro de Evidências em Direitos Humanos - Foto: Clarice Castro/MDHC

No encontro foi apresentado o Observatório Nacional dos Direitos Humanos (ObservaDH) e lançada a Rede Nacional de Evidências em Direitos Humanos (ReneDH). O ObservaDH tem como objetivo analisar e divulgar informações sobre a situação dos direitos humanos no Brasil, e evidências para o planejamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas. Já a ReneDH promove a articulação entre pesquisadores, gestores e sociedade civil para o intercâmbio de conhecimentos, experiências e práticas em direitos humanos e cidadania.

Superintendente do IBGE no DF, Gabriel Antonaccio, na mesa de abertura do Mesa de abertura do 1 Encontro de Evidências em Direitos Humanos - Foto: Clarice Castro/MDHC

O superintendente do IBGE no DF, Gabriel Antonaccio, representou o presidente do Instituto, Marcio Pochmann, na mesa de abertura do Encontro com o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, a secretária-executiva do MDHC, Rita de Oliveira; e representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea); da Itaipu Binacional e da Organização das Nações Unidas (ONU); do Conselho Nacional dos Direitos Humanos; e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Ministro Silvio Almeida na abertura do 1 Encontro de Evidências em Direitos Humanos - Foto: Clarice Castro/MDHC

O ministro Silvio Almeida destacou que a plataforma ObservaDH é a junção do coração e da razão. “Estamos recolocando a boa ciência que tem que ser feita em nome das pessoas, e não para destruir a vida das pessoas. Quando ela é voltada para potencializar e ampliar nossa capacidade de fazer o bem para as pessoas, ela é fundamental”, afirmou Almeida.

Antonaccio parabenizou o MDHC pela criação do ObservaDH. “A participação [do IBGE] neste evento reflete a sinergia entre a coleta de dados precisos e a promoção dos direitos humanos. Informações de qualidade são fundamentais para a construção de políticas públicas eficazes”, concluiu o superintendente do IBGE no DF.

Assista ao 1º Encontro de Evidências em Direitos Humanos na íntegra

Com informações do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania