Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

SES/MT participa de live da Universidade Federal de Mato Grosso: Censo 2022 por Cor ou Raça

10/01/2024 17h12

No dia 27 de dezembro de 2023, a Superintendência do IBGE em Mato Grosso (SES/MT) participou de uma live promovida pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Escolar Quilombola (GEPEQ), como tema a divulgação dos Primeiros resultados do CD2022: Cor ou raça.

O GEPEQ, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) é coordenado pela Profa. Dra. Suely Dulce de Castilho, é reconhecido no Diretório de Grupos de Pesquisa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) desde 2016.

A live, direcionada aos acadêmicos da área de Educação da UFMT, contou também com a presença de dois renomados educadores: Luciene Carvalho, presidente da Academia Mato-Grossense de Letras, e o Prof. Carlos Alberto Caetano, Doutor em Políticas Educacionais da Diversidade pela UFMT.

Márcio Cavichiolli, superintendente substituto do IBGE em Mato Grosso, iniciou a apresentação abordando os resultados da população por cor ou raça (categorias Branca, Preta, Parda, Amarela e Indígena). Em seguida, a Professora Luciene Carvalho compartilhou insights valiosos frisando a relevância do Censo Demográfico e que os dados divulgados demonstram “uma resposta de identidade étnica racial, o número é um retrato, também, do despertar de uma consciência.” frisou a professora.

Seguidamente o Professor Carlos Alberto Caetano reforçou a importância crucial desses dados em que pese redesenhar políticas públicas voltadas para a diversidade, destacando o papel que as informações demográficas desempenham na criação de estratégias inclusivas e igualitárias, declarou ainda: que a sociedade deve “olhar para esses dados e pensar como eles precisam, de fato, reverberar em nossas ações do ponto de vista de política pública”.

Ao término das apresentações, a Profa. Dra. Suely Dulce de Castilho, mediadora do evento, expressou seus agradecimentos aos convidados e à audiência, ressaltando a relevância do diálogo promovido na live para o aprimoramento do conhecimento acadêmico e solicitou agendamento de nova apresentação sobre os dados da população Quilombola.

A SES/MT agradece ao GEPEQ pelo convite e à comunidade acadêmica da UFMT pela receptividade, reafirmando seu compromisso contínuo com a divulgação de dados demográficos essenciais para o desenvolvimento social do país. 

Clique aqui para acessar a live.

 

Acervo IBGE