Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.
DGC e SES da Bahia, Distrito Federal e Goiás realizam atividades de campo para Controle de Qualidade de Dados Geoespaciais e Coleta de Nomes Geográficos em Minas Gerais
Entre os dias 20/11 e 01/12/2023, no município de Veríssimo, e 27/11 e 08/12/2023, no município de Araçuaí, equipes da Coordenação de Cartografia da Diretoria de Geociências (CCAR), e das Gerências de Geodésia e Cartografia das Superintendências Estaduais da Bahia (GGC-BA), do Distrito Federal (GGC-DF) e de Goiás (GGC-GO), realizaram atividades de Controle de Qualidade de Dados Geoespaciais e de Coleta de Nomes Geográficos, segundo preceitos internacionais. Tais atividades estão vinculadas ao conceito de “reambulação”, oriundo de um dos processos de produção cartográfica, que consiste no levantamento, em campo, da denominação e classificação de feições naturais e artificiais que compõem o Território (Manual Técnico de Geociências, número 15, Coleta de Nomes Geográficos, 2023). Para auxiliar na dinâmica, foram utilizados os aplicativos QGIS e QField, com formulário de coleta de dados personalizado para as campanhas.
Equipe de Campo em Veríssimo. Da esquerda para direita: Willis Batista, Carlos Alberto (Caico) e Francisco Orlando (GGC-DF);Odair Gonçalves (CCAR);
Carlos Alberto (Castro), Fernanda Magri e Ângelo Demetrius (GGC-GO).
Equipe de Campo em Araçuaí. Da esquerda para direita: Alex Santos (CCAR); Márcio Bonifácio e Carlos Bename (GGC-BA); Tatiana Azumi (CCAR);
Bárbara Sandy (GGC-BA);Luciana Silva e Maurício Krumbiegel (CCAR) e Gabriel Mota (GGC-BA).
Nessa atividade foram testados Dispositivos Móveis de Coleta (DMC) fornecidos pela DTI (Diretoria de Tecnologia da Informação) – especificamente o Tablet da Multilaser – com o sistema de gerenciamento Microsoft Intune. Em função das limitações de desempenho do Tablet a equipe levantou configurações mínimas necessárias dos dispositivos móveis para tornar as atividades de campo mais eficientes para futuras campanhas. Foi preciso, também, utilizar os smartphones pessoais dos servidores para a conclusão do trabalho.
Coleta de informações para o Controle de Qualidade em Veríssimo (MG).
Coleta de informações para o Nome Geográfico em Veríssimo (MG).
Coleta de informações para o Nome Geográfico em Araçuaí (MG).
Coleta de informações em Araçuaí (MG).
Além do ajuste das metodologias citadas, houve a capacitação para a equipe de todas as GGCs e equipe da CCAR envolvidas nas campanhas. Reambular é estar presente no território, seja no controle de qualidade de nossos produtos, seja na coleta de nomes geográficos, para retratar as características da população e toda a sua dinâmica no espaço e no tempo.
Neste ano, foram realizadas três campanhas de reambulação conjuntas em Minas Gerais, integrando equipes do Controle de Qualidade e de Nome Geográfico, tendo as de Veríssimo e Araçuaí acontecido de forma simultânea, envolvendo a CCAR e três GGCs (Goiás, Distrito Federal e Bahia). Estas “campanhas-piloto” foram essenciais na consolidação da metodologia e capacitação de equipes de diversas unidades em campo.
Para o próximo ano, a expectativa é sistematizar essas atividades de Controle de Qualidade de Dados Geoespaciais e de Coleta de Nomes Geográficos no Plano de Trabalho Anual do IBGE, com execução das campanhas pelas equipes técnicas de campo da instituição.
Equipe da GGC-DF em Veríssimo (MG): Controle de Qualidade.
Equipe da GGC-GO em Veríssimo (MG): Coleta de Nomes Geográficos.
Equipes da CCAR, GGC-DF e GGC-GO em Veríssimo (MG): Coleta de Nomes Geográficos e Controle de Qualidade.
Equipes da CCAR e GGC-BA em Araçuaí (MG): Coleta de Nomes Geográficos e Controle de Qualidade.